Como fazer cortinas sem máquina de costura

Como fazer cortinas sem máquina de costura

43 Flares Facebook 37 Twitter 1 Google+ 5 43 Flares ×

Esses dias, me peguei no seguinte dilema: como fazer cortinas para a casa sem gastar muito e, principalmente, de uma forma prática e simples?

A solução que encontrei foi: comprar o tecido Voil (aquele fino para cortina) e uma cola universal própria para artesanato. Em menos de 1 hora fiz uma cortina e adorei o resultado! :D

como fazer cortinas

O desafio: descobrir como fazer cortinas sem ter máquina de costura

A solução: utilizar cola de artesanato! :)

como fazer cortinas

1 - Cola universal para artesanato. Estou apaixonada por esse produto! <3 Cola de tudo: renda, tecido, cortiça, madeira balsa, couro, PVC, plásticos, etc. Ainda é transparente e seca em 5 minutos! Comprei por indicação, pois falam que essa cola é muito utilizada para fazer barra em calças também. Para completar, o preço é lindo: apenas 6 reais por tanta coisa “milagrosa” que dá pra fazer :P hahaha

2 - A costura vai entrar apenas em um detalhe nessa cortina: para colocar as argolas. Mas é um processo extremamente simples e rápido de se fazer :)

3 - Comprei 9 bases de argolas (são os itens pequenos de plástico, que permitem colocar e tirar as argolas para a lavagem da cortina, bem prático) e 9 argolas. As bases custaram 15 centavos cada e cada argola saiu por 28 centavos.

4 - Tecido Voil. Ele é próprio para cortina e bem fino. No meu caso, utilizei ele por cima de um blackout branco, então o resultado ficou bem legal (e meu quarto bem escuro! rs). Mas acho que se eu não tivesse o blackout, usaria um tecido mais grosso. Comprei 3 metros, que me custaram R$ 16,50.

Total: a cortina acabou me custando menos de 25 reais :)

como fazer cortinas

Como fazer cortinas:

1 – Primeiramente, prendi as bordas com alfinetes, para delimitar o tamanho das barras.

2 - Depois, passei levemente o ferro por cima da dobra para demarcá-la e, assim, saber melhor onde passar a cola.

3 - Passei apenas um pouco de cola pelo tecido, especialmente por ele ser muito fino e a cola espalhar bem. Realmente, em 5 minutos, já estava tudo bem coladinho.

4 - Para colocar as argolas, demarquei espaços de 19 cm entre cada uma (pode ser menos, não mais. quando há uma grande distância entre as argolas, o tecido entre elas ficará caído e não muito legal).

5 - Costurei as bases nas demarcações e encaixei as argolas.

como fazer cortinas

Voilà! Minha cortina! :D

Usei bem menos dos 3 metros que eu havia comprado. Depois postarei aqui no blog o que fiz com o tecido que sobrou ;)
O que vocês acharam do resultado e do passo a passo? :)

Para se inspirar e ver ideias lindas para cortinas, clique aqui.

Beijos!