Dicas para uma decoração natalina prática e barata

Dicas para uma decoração natalina prática e barata

2 Flares Facebook 2 Twitter 0 Google+ 0 2 Flares ×

Bem, como eu havia contado esses dias no Instagram do Mania de Decoração (já segue?), também sou jornalista e fiz uma matéria com uma designer de interiores esses tempos sobre como fazer uma decoração natalina prática e barata, deixando a casa linda para o Natal de forma criativa! O resultado dessa entrevista vou postar para vocês! 😀 Olhem só:

decoração-natalina-prática-e-barata

Esta foi a matéria que fiz para o Jornal do Tocantins, saiu na capa da editoria Arte&Vida. Amei a oportunidade!

Decoração que cabe no bolso

Decorar a casa para o Natal é, para muitos, um tradicional ritual de final de ano. Nesta época, os ambientes começam a receber os tons natalinos em objetos de decoração, além das clássicas luzes pisca-pisca. Junto com a data comemorativa, no entanto, também vêm os gastos com presentes e festas, além das possíveis viagens de férias. Para ajudar a colocar tudo isso dentro do orçamento, uma boa opção é inovar na decoração de Natal com ideias criativas e acessíveis, deixando a casa no espírito natalino e ainda surpreendendo nos detalhes.

Fotos: Pinterest

Fotos: Pinterest

Segundo a designer de interiores, Marcia Albiéri, que está no mercado há 30 anos e hoje atua em parceria com a também designer Fátima Mesquita, objetos do cotidiano podem se transformar em decorações surpreendentes, ajudando ainda no reaproveitamento de materiais que seriam descartados. “A árvore de Natal é um dos principais símbolos desta data. Mas não é preciso gastar muito para ter uma em casa. Esses dias vi uma ideia muito criativa em que uma escada velha foi transformada em árvore natalina, com luzes e bolas. Algo diferente e que não foge do espírito do Natal”, diz.

decoração-natalina-prática-e-barata-latas

Potes, garrafas e latas também podem ser reaproveitados neste Natal. “Uma garrafa de vinho com uma vela um pouco derretida na boca fica elegante. Ao mesmo tempo, você ainda pode enfeitar a parte inferior da garrafa com fitas. Lata de leite em pó, por exemplo, também pode ser reaproveitada e usada como base para uma pequena árvore de Natal. Basta pintá-la com uma tinta vermelha e utilizar um cinto velho preso no meio dela para se ter um vaso natalino, que remete ao Papai Noel. Com imaginação, tudo dá para ser reaproveitado”, afirma.

Tons natalinos

Verde, vermelho e dourado são as cores tradicionais referentes ao Natal. Mas quem quiser inovar e fazer uma decoração mais moderna, tons como prata, azul e branco também são boas apostas. “Apesar de adorar as cores clássicas natalinas, como o vermelho e o verde, também já fiz decorações em que o prata era o tom principal. Produzi uma árvore de arame e nela pendurei bolas prateadas, por exemplo. Este tipo de decoração é para aquelas pessoas que gostam de visuais mais limpos e modernos, sem muitos detalhes, mas sem perder a característica natalina”, explica Marcia.

Transformando objetos

decoração-natalina-prática-e-barata-almofadas

De acordo com a designer, para aqueles que buscam praticidade na hora de decorar a casa para o Natal, dá para aproveitar os objetos de decoração já existentes, como as almofadas. “Se você tem uma almofada branca, amarre laços vermelhos, ou azuis e pratas. Se tiver uma almofada vermelha, fitas douradas ou verdes darão todo o charme para ela. E fitas são itens que você encontra fácil em papelarias, por preços acessíveis”.

decoração-natalina-prática-e-barata-mural

As decorações do Natal passado também podem ser reformuladas, dando espaço para novas formas de usá-las. Uma opção é fazer um varal de memórias, em que fotos e cartões natalinos são pendurados ao longo de luzes pisca-pisca. “Posso dizer que sou uma entusiasta quanto às luzes de Natal, elas deixam o ambiente ‘mágico’ e dão vida a qualquer decoração natalina. Mas, no fim, independente da forma que você tenha decorado sua residência, o importante mesmo é o espírito da data. Nada melhor do que decorar a casa com a presença de pessoas queridas e muita harmonia”, conclui Marcia.

 

E então, o que acharam das dicas da Marcia de como fazer uma decoração natalina prática e barata? 🙂

Beijos!