Como transformar uma lâmpada de LED estragada em gancho de parede

Como transformar uma lâmpada de LED estragada em gancho de parede

O que fazer com uma lâmpada de LED estragada? Estava com uma aqui em casa e tive uma ideia que precisei compartilhar com vocês: é só transformá-la em um gancho de parede bem criativo! 😀 O passo a passo é bem simples e você nem precisa gastar muito para isso 😉

Olhem só:

Materiais

Para dar a sustentação necessária à lâmpada, utilizei uma argamassa da Votorantim Cimentos que já vem pronta. Chama “Votomassa Massa Pronta” e o pacote de 20 kg custou apenas 8 reais (ou seja, dá para fazer muuuuitos ganchos e criar muitas coisas legais para a casa com o que sobrar – inclusive, vou trazer outras ideias para fazer com argamassa, já que agora tenho bastante em casa 😀 ). O mais legal dessa argamassa é que, como o próprio nome sugere, ela já vem pronta, então é só acrescentar água para usá-la 😉

Também usei:

  • Estilete e alicate para abrir a lâmpada
  • Um pote e uma colher para preparar a argamassa
  • Lâmpada de LED estragada
  • Parafuso e bucha (pode ser de número 8 ou 10)
  • Água
  • Spray ou tinta (opcional, porque dá para usar a lâmpada como gancho sem pintá-la também)

Como abrir a lâmpada de LED estragada

  1. As lâmpadas de LED, apesar de algumas terem o formato das antigas incandescentes, são bem diferentes por dentro. Primeiro, é possível desencaixar o “globo” da base – é só puxá-lo.
  2. Depois, com a ajuda do alicate (ou do estilete, faca, etc.), COM CUIDADO, retire a placa que tem os pequenos chips de LED.
  3. Retire o circuito interno da lâmpada.
  4. Com a ajuda do alicate, empurre de dentro para fora o pino que fica na ponta inferior da lâmpada.
  5. Ainda com o alicate, retire todo o fundo de plástico da lâmpada, deixando apenas o alumínio (se o alumínio entortar no processo, é só usar o alicate para consertá-lo 😉 )
  6. Encaixe o “globo” da lâmpada de novo na base.

Como fazer o gancho

Hora de misturar a argamassa com a água! Usei 100 gramas de argamassa (medida de farinha). A água não precisa seguir a risca o teor indicado no pacote. Minha sugestão é: vá colocando aos poucos até dar o “ponto” de argamassa.

Depois da argamassa já estar pronta, basta usar a colher para ir colocando ela dentro da lâmpada já aberta.

Para finalizar, coloque o parafuso dentro da lâmpada ainda com a argamassa mole e deixe secar. O ideal é deixar secar por umas 24h. 

Você pode deixar o gancho assim ou pintá-lo. Como eu tinha um spray aqui em casa, resolvi aplicar uma cor no meu novo gancho 😀

O resultado! 😀 Eu simplesmente adorei meu novo gancho (além de ser muito prático, estava precisando de um local para pendurar bolsas na sala rs).

E vocês, o que acharam? 🙂

Beijos!