Como decorar a mesa de centro

Como decorar a mesa de centro? Essa é uma das pesquisas mais feitas na internet quando o assunto é decoração. Pensando nisso, vim apresentar para vocês uma regra praticamente a prova de erros para decorar a sua mesa de centro! Mas já quero deixar claro que essa “regra” é apenas um guia, não uma política rígida. Então você pode soltar sua imaginação e ainda adaptá-la as suas necessidades do dia a dia, tá? 🙂

Fiz um vídeo para o YouTube do Mania sobre esse tema! Vou deixar ele aqui, mas logo embaixo dele tem a explicação escrita também! 😉

Sua mesa de centro pode servir para muitas coisas! Desde decorar sua sala de estar até ser um local para apoiar sua bebida, colocar seus pés e guardar o controle remoto. Então acaba se tornando um móvel bastante útil para sua casa.

A regra que vou apresentar hoje para não errar na hora de decorar a mesa é a REGRA DE 3.

Regra de 3 – Como decorar a mesa de centro

No Design, 3 é um número poderoso, pois sempre pode ser utilizado na hora de uma composição. E independente do tamanho da sua mesa, esse é um número que também vai te ajudar a decorar a mesa de centro! Vamos a um exemplo prático. O número 3 não precisa ser exatamente 3 objetos, mas podem ser 3 grupos de elementos. 

Como decorar a mesa de centro

1 – Vamos começar com livros. Escolha um canto para colocar livros grandes e bonitos ou mesmo revistas interessantes. Estes itens passam a sensação de estrutura, de setorização à mesa. Para quebrar um pouco a estrutura retangular dos livros ou revistas, coloque em cima deles pequenos objetos decorativos, como um vaso, uma tigela ou mesmo um peso de papel. No meu caso vou colocar esse pote pequeno de vidro que tenho.

2 – No segundo grupo, vamos aproveitar para brincar com as alturas. A regra de 3 acaba também sendo utilizada aqui, uma vez que podemos deixar os 3 objetos (ou grupos) com alturas diferentes. Assim, todo o agrupamento parecerá mais dinâmico e interessante. Para acrescentar o objeto mais alto, você pode utilizar um vaso com flores (que vão dar ainda mais vida para a mesa de centro). Outra opção é colocar velas.

3 – O terceiro elemento ou grupo pode ser uma tigela ou um cesto. Ele ficará com uma altura mediana e ainda servirá para guardar os controles, por exemplo.

Como decorar a mesa de centro

Essa foi a composição que escolhi para a minha mesa de centro seguindo a regra de 3. Ela é bem espaçosa, então ficou ainda um espaço para apoiar os pés quando eu estiver vendo TV. Mas vou colocar aqui uma outra opção, agora compondo com velas:

Como decorar a mesa de centro

Fórmula 1-2-3

Mas agora vou fazer um resumo ainda mais simples dessa regra! Se você não tem tantos objetos assim para colocar, vamos fazer então a chamada FÓRMULA 1-2-3:

Como decorar a mesa de centro

Decore sua mesa de centro com uma planta (flores, um plantador de folhas ou até mesmo um cacto exótico), um livro simples e uma bugiganga elegante de metal ou vidro. Pronto! Regra de 3 aplicada e mesa de centro decorada! 🙂

E então, o que acharam dessas dicas? Ah, e se você também está procurando ideias de mesinhas para fazer para a sua casa, clique aqui e confira algumas inspirações! <3

Beijos!