6 dicas valiosas para decorar gastando pouco!

decorar gastando pouco

A nossa residência tem de ser, ao mesmo tempo, um ambiente de lazer, descanso e conforto. Por isso, sempre precisa de nossa atenção. Seja para receber familiares e amigos, curtir com pessoas queridas ou até descansar após um longo e cansativo dia, estar em um local calmo e que tenha detalhes que remetam a essa sensação é indispensável. Mesmo que muitos pensem em altos gastos relacionados a adaptações, saiba é possível decorar gastando pouco.

Primeiramente, é preciso planejamento e investimento em ideias com preço baixo. Aliás, tendo em mente que há diversas formas de transformar cômodos de uma casa ou apartamento, entender o que você e outros moradores desejam faz parte do processo. Se reutilizarão móveis, se comprarão outros… Aí é com vocês. De todo modo, estamos aqui para oferecer seis dicas valiosas. Vamos lá?

Veja também:
Como decorar uma sacada pequena
Ideias de decoração para Ano Novo

Planeje-se

Como dito, quem deseja decorar gastando pouco precisa se planejar. Dessa forma, decidir os cômodos que deseja alterar e colocar todas as ideias “no papel” é essencial.

Nessa hora, é importante você definir o quanto quer gastar. Isso vai ajudar, inclusive, nas pesquisas de preços e na definição de para onde vai o orçamento, assim como daquilo que poderá cortar dos planos.

Papel de parede

O papel de parede é um ótima forma de decorar gastando pouco e de proporcionar um novo ar para o ambiente. Ademais, o mais interessante é que o próprio morador da residência pode aplicá-lo.

Só preste atenção no tamanho, pois o item é vendido por metro quadrado. Logo, realize a medição corretamente e, se possível, compre alguns metros a mais para nada dar errado.

Utilize papel contact ou adesivos para paredes

Já ficou claro que quem deseja renovar ambientes não precisa pintá-los. Mas, além de papéis de parede, outras opções são papéis contact ou adesivos, por exemplo. Tais materiais são financeiramente acessíveis e facilmente encontrados. Ah, não é necessário contratar um profissional específico para aplicá-los. 

Como você já deve imaginar, há diferentes temas e padrões de adesivos. Por sua vez, o papel contact, também em opções variadas de cores lisas e estampas, é uma forma de dar um novo visual a azulejos.

Por último, é importante mencionar que a superfície deve ser plana e lisa para receber papel contact ou adesivo – e que deve estar livre de mofo, gordura ou de qualquer coisa do tipo.

Visite brechós

Pensar na possibilidade de adquirir objetos de brechós é uma ótima alternativa. Afinal, os preços dos objetos são reduzidos e, normalmente, as peças são exclusivas.

Opte por uma decoração minimalista

Trazendo discrição e conforto, o estilo minimalista exige poucos objetos de decoração e poucos móveis, sendo uma outra forma de decorar gastando pouco.

Neste caso, selecione itens que criem uma harmonia com os outros elementos. Por isso, pense bem nas cores. Além disso, móveis com várias funções ajudam ainda mais na economia. Aposte nessa ideia!

Customize

Você também pode customizar objetos decorativos e móveis (seja alterando suas cores, suas estampas, fazendo colagens ou reutilizando-os para outras coisas). Em nosso Instagram, você encontra diversos tutoriais voltados a essa prática.

Utilize retratos e quadros

Finalizando nossas sugestões, não poderíamos nos esquecer de retratos e quadros, que dão o maior charme a paredes e agregam mais personalidade a qualquer cômodo.

Uma dica é distribuir fotos de formas diversas e criativas, como em varais, apoiadas sobre móveis, preenchendo uma parede completa e assim vai.

Se preferir, aposte em quadros coloridos ou posters com paisagens. O resultado vai depender do seu estilo – que, sabemos, você tem de sobra. É só colocar para fora!

4/5 - (1 vote)