Veja como decorar embaixo da escada eficientemente

decorar embaixo da escada

A escada é um item estrutural em diversas casas e ambientes. Muitas vezes só serve como um item de passagem ou conexão com outros locais e cômodos. Mas, sabia que é possível utilizá-lo como uma forma de decoração?

Assim, existem diversos jeitos de utilizar e decorar o vão logo abaixo da escada. Por isso, é preciso pensar nas suas necessidades ao utilizar esse espaço. Já que é um espaço que não é utilizado.

Assim, como o que você deseja fazer com este ambiente para torná-lo útil e agradável. Neste artigo separamos diversos jeitos. Para decorar embaixo da escada para que você se inspire. Confira!

Home office

Economizar espaço é primordial e dependendo do ambiente em que você resida, você pode não ter um local específico para um escritório. Decorar embaixo da escada pode ser a solução desse problema.

Já que pela sua estrutura vazada é possível aproveitar o espaço e inserir diversos móveis. Como as escrivaninhas e investir em decoração como quadros, luminárias e também em espaços para organização como nichos e gaveteiros. 

Sofázinho

Sabemos que a estrutura da escada pode acabar sendo bem estreita dependendo do ambiente, por isso, instalar um sofázinho dependerá do comprimento e largura dos degraus.

Porém, pode ser uma ótima opção de como decorar embaixo da escada. Inclusive, colocando outros itens como gaveteiros e organizadores. Esse tipo de sofá promove uma sensação de delicadeza e aconchego. 

Bar em casa

Uma maneira não convencional de decorar embaixo da escada poderia ser a instalação de um bar em casa. No vão logo abaixo da estrutura é possível instalar prateleiras, armários, pias e diversos outros itens úteis para a confecção de drinks elaborados. 

Canto de leitura

A escada é um item para um vão logo abaixo da sua estrutura, permite ao morador pensar em vários usos. Um canto de leitura pode ser uma sugestão de decoração para pessoas que desejam ler. Por exemplo, colocando itens como poltronas, mesas laterais, luminárias e quadros. 

Biblioteca

Para os amantes da leitura, não é preciso ter um escritório com uma estante convencional para guardá-los. O vão logo abaixo da escada pode ser ideal para construir estantes e prateleiras, de tamanhos variados. Conforme a necessidade da pessoa. Ademais, também ser uma opção de decorar embaixo da escada, pois os livros expostos ficam muito bonitos.

Degraus que podem virar mesa

Existem diversas formas de  decorar embaixo da escada, principalmente se a pessoa estiver disposta a ter uma escada não muito convencional.

Além disso, há modelos que podem ter uma extensão dos degraus podendo se estender até o outro lado do vão, formando assim uma mesa de jantar.

Especialmente se você possuir uma escada que integra sua cozinha, sala e sala de jantar. Assim, dependendo, ainda é possível incrementar essa decoração com outros itens como aparadores. 

Hall de entrada

Quando a escada é posicionada logo no início da casa, decorar embaixo da escada pode ser essencial para transformar o ambiente e receber bem os convidados ou recém-chegados.

Dessa forma, muitas pessoas têm utilizado o espaço embaixo da escada para dar vida a esses ambientes. Uma das tendências pode ser preencher esses locais com diversos tipos de plantas.

Como colocar vasos esculturas e pendentes na escada, bem como corações com tapeçaria, objetos decorativos de madeira e quadros. Dessa forma, claro que todo esse posicionamento e itens que podem ser colocados devem ser pensados individualmente já que cada espaço é único. 

Veja também:
8 ideias para decorar sua casa com macramê
Como cuidar de cactos e suculentas
Alerta tendência: como usar vidro canelado na decoração

Brinquedoteca

Se você tem crianças e não tem muito espaço ou tem diversos brinquedos, uma das ideias criativas para decorar embaixo da escada pode ser criar uma brinquedoteca nela.

Assim, as crianças vão adorar e ela pode ser configurada de diversas formas como em forma de casa de bonecas ou apenas com estantes e baús para guardar os brinquedos. Tudo dependerá da finalidade e do seu orçamento.

 

Avalie este post