Descubra a diferença entre o estilo vintage e retrô

Os estilos vintage e retrô são bem conhecidos no mundo da decoração e do design. Apesar de muitas vezes pessoas os indicarem como sinônimos, ambos contemplam peças diferentes, tanto em relação às suas origens quanto ao período ao qual pertecem. Então, qual é a diferença entre o estilo vintage e retrô? Descubra aqui.

Vintage

Em primeiro lugar, vamos falar sobre o vintage, que é um estilo mais clássico e romântico. Ele diz respeito às décadas de 1920 a 1960, e objetos da categoria deixam o ambiente mais aconchegante. Além disso, móveis do tipo podem ser reaproveitados e reformados para uso.

Se você gosta desse estilo e quer tê-lo em sua decoração, é possível encontrar exemplares pertencentes a ele em antiquários. Aliás, tais itens estão super em alta quando o assunto é reforma de ambiente. São únicos e, portanto, você pode ousar com eles em qualquer intervenção que desejar.

Utilize-os sempre como um detalhe, para dar aquele toque diferenciado onde os colocar.

Créditos: Pinterest

Retrô

O estilo retrô veio para ficar. Uma releitura do passado, surgiu na década de 60. Hoje em dia, até móveis novos podem ser inspirados naqueles que já existiram. Em resumo, é antigo, mas atual, sabe?

Desse modo, se você quer um exemplar moderno em sua decoração, mas ainda assim deseja um “ar antigo”, pode pedir sob medida – da maneira que quiser – ou comprar uma recriação.

Há várias marcas que refizeram diversos móveis voltados para o estilo retrô. Logo, apostar nesse estilo garante um incrível e lindo diferencial.

Créditos: Pinterest

Diferença entre o estilo vintage e retrô: por que não os dois?

Por fim, agora que foi tudo bem explicado e não te restam mais dúvidas, você pode decorar seu ambiente também misturando os dois estilos. Por exemplo: uma decoração moderna em retrô com um objeto vintage fica ótima!

Gostou do artigo? Então continue nos acompanhando por aqui, pois temos muito mais dicas na manga.

Beijos e até a próxima.

Veja também:
Avalie este post