[Este post é uma contribuição da equipe do SaveMe ao blog Mania de Decoração]
Que gosto não se discute nós sabemos, mas existe um item que agrada a todos e ainda combina em vários espaços: o tapete. 🙂 As vantagens ainda são diversas: formas, estilos, cores, tamanhos e até antialérgicos! Vale lembrar que, para uma decoração de caprichada, é necessário que as outras peças decorativas também estejam em harmonia com o ambiente. Veja a seguir algumas dicas de como usar o tapete na decoração:
1. Tapetes na sala de estar
Estes são os mais recomendados para salas e grandes espaços. Os mais populares são os “de pelo”, eles têm uma textura mais espessa e ganham destaque na sala, por serem mais sofisticados e elegantes. Só não são recomendados para as pessoas que têm problemas respiratórios, por acumularem muito pó:
Porém, se você tem algum problema respiratório, pode optar pelos modelos tradicionais. Há estilos, cores e texturas que propõem um ambiente diferenciado:
E para a sala de estar, quanto maior ele for melhor, não tem erro! Nesse caso também se recomenda colocá-lo embaixo dos móveis. Agora, se a sua sala tem pouco espaço, como acontece com apartamentos ou pequenas recepções, os tapetes ideais serão os redondos:
2. Tapetes para a cozinha
Geralmente temáticos os tapetes para cozinha são de grande ajuda, pois os pisos desse ambiente normalmente são lisos, podendo provocar escorregões. Opte pelos emborrachados do tipo passadeiras, que preenchem o espaço.
3. Tapetes para o quarto
Este é o ambiente que você mais pode abusar e deixar com a sua cara; para o quarto do casal prefira colocar um modelo que preencha todo o espaço. Não é aconselhado o uso de “pedaços” de tapete espalhados pelo cômodo.
Para os quartos dos filhos, a ideia e imaginação podem correr soltas! Prefira para eles os emborrachados, que irão precaver possíveis escorregões:
Depois dessas dicas, não se esqueça de fazer a manutenção nos seus tapetes: passe o aspirador duas vezes por semana, para evitar acúmulo de pó e ácaros, se mancharem utilize apenas sabão neutro e água, e consulte o fabricante para outros cuidados com o seu tapete.
O que acharam das dicas? 🙂 Espero que tenham gostado e continuem de olho aqui no blog para saber mais detalhes sobre decoração e como deixar sua casa linda!
Beijos!
Você também pode gostar de:
Ráisa Guerra é jornalista e designer de interiores. Criadora do canal Mania de Decoração, é especialista em projetos acessíveis e criativos de decoração.