Morar em um apartamento não significa necessariamente não poder ter um jardim. Hoje, os jardins verticais levam o verde das plantas para vários espaços, inclusive em casas menores. Apesar de não ter muito manejo em cuidar de plantas (admito 😛 hahaha), acho a ideia dos jardins verticais linda e muito criativa, e por isso vim mostrar um passo a passo para vocês! 🙂
Ingredientes:
- 1 pallet de madeira (que é usado para o transporte de mercadorias)
- 1 pano de saco
- Tecido para área externa (normalmente são mais resistentes e à prova d’água)
- Tesoura
- Grampeador para móveis
- Terra para plantio
- Sementes de plantas ou mudas jovens
Passo a passo:
- Prenda o pano de saco no interior do pallet, em um dos lados
- Enrole a parte de trás do pallet e as laterais com tecido mais resistente e o prenda com um grampeador de móveis. Faça isso apenas em três lados (exceto a extremidade superior)
- Coloque a terra no pallet a partir da extremidade aberta, até que ela atinja a borda
- Faça pequenos cortes com tesoura no pano de saco e coloque as sementes ou mudas de plantas
Obs.: É desejável manter o pallet numa posição horizontal até que a germinação esteja garantida. Ele pode ser invertido para posição vertical quando você ver que as plantas estão bem “fixas”
O jardim vertical em pallet é bom para o plantio de ervas, como hortelã e erva-cidreira, ervilhas, temperos, flores de baixo crescimento e até mesmo frutas (morangos).
Bem legal o resultado, não? 😀
Aqui estão outras imagens de jardins verticais 😉
E então, gostaram das ideias? 🙂
Beijos!
Você também pode gostar de:
Ráisa Guerra é jornalista e designer de interiores. Criadora do canal Mania de Decoração, é especialista em projetos acessíveis e criativos de decoração.