Transformação de sala antiga: a reforma da casa dos meus pais sem quebra-quebra

Por Ráisa Guerra

22 set 2025

5 min de leitura

Link copiado com sucesso!

  • Sala
  • /
  • Transformação de sala antiga: a reforma da casa dos meus pais sem quebra-quebra

Meus pais já estão vivendo na mesma casa há 40 anos, que é um espaço cheio de memórias e muita história! Para mim, é um lar que carrega um significado muito importante na minha vida. Mas, apesar disso, já estava precisando de uma repaginada.

Assim, eu resolvi fazer uma reforma sem quebra-quebra e fácil. Se você me acompanha, já sabe que as minhas transformações sempre envolvem dois pontos principais: pintura e móveis novos. Apostei nisso e, no final, amei muito o resultado!

Agora, a sala ficou ainda mais acolhedora e bonita. Vem conferir como eu mudei esse ambiente com alguns truques simples!Resultado final da transformação da sala antiga, com parede laranja e branca, vasos de barro e sofá claro.

Começando pela pinturaPintando o teto de laranja, no mesmo tom das paredes, com lona preta no chão.

A casa dos meus pais tem uma sala muito grande, então pensei em trazer mais vida para esse espaço e, ao mesmo tempo, dividir esse espaço de uma forma inteligente. Aqui, a minha intenção é delimitar os ambientes, mas de uma forma que eles ainda fiquem integrados.

Assim, eu fiz uma pintura segmentada, criando essa divisão visual sem a necessidade de um móvel, como um biombo. Usei uma tinta na cor laranja, pintando todas as paredes do fundo. E, para melhorar, eu decidi me aventurar ainda mais, deixando o teto colorido.

Dessa forma, a sensação que fica é que o cômodo é mais amplo e reforça a sensação de delimitação dos dois ambientes. Além disso, também tornou possível criar um outro cantinho especial nesse espaço traseiro.

Já o restante do cômodo, decidi deixar na cor original, que é um tom neutro e bem claro. Como o laranja já é muito vibrante, não fazia sentido pesar o visual do cômodo com outra tonalidade. Por fim, ficou tudo bem equilibrado e eu amei!

A iluminaçãoRealizando a instalação do painel de LED de sobrepor no teto.

Outro aspecto que sempre faço questão de observar nas transformações é a iluminação. Se você me acompanha há algum tempo, já deve saber que é um passo muito importante e que faz toda a diferença no final.

Na sala dos meus pais, a luminária que estava lá já era antiga. E, como eu queria deixar esse ambiente um pouco mais moderno e aconchegante, pensei em colocar outra.

Dessa maneira, fiz a substituição por um painel de LED de sobrepor, que é bem mais moderno e prático. Ele consegue espalhar a luz de uma forma mais uniforme, deixando tudo mais iluminado e agradável.

O canto alemão

Canto alemão na parede alaranjada, com tapete, encosto azul e assento de madeira.

Para dar um ar ainda mais moderno e, ao mesmo tempo, criar um espaço aconchegante, decidi fazer um canto alemão. Eu amo esse recurso porque ele é funcional e decorativo ao mesmo tempo.

Usei bancos com pés de metal e assento de madeira, encaixando eles em formato de L. Eles também trazem um toque mais industrial e moderno, então para continuar equilibrando os elementos, fiz um encosto bem aconchegante.

Usei bóias de piscina do tipo espaguete cortadas ao meio, revestindo elas com um tecido azul bem parecido com jeans e fixando-as em uma chapa de MDF.

Esse detalhe fez toda a diferença, porque além de confortável, o azul combinou perfeitamente com o laranja vibrante das paredes, criando um contraste cheio de estilo.

E não parou por aí! Nos pés dos bancos, encaixei algumas tábuas do mesmo material dos assentos. Isso me permitiu ter um espaço a mais para colocar objetos decorativos, como um cesto e um vaso de barro. Para mim, isso foi a cereja do bolo!

Como a parede estava muito vazia, pendurei também dois espelhos ovais lado a lado. porque ela estava muito vazia. Eles complementaram o ambiente, deixando com mais estilo e personalidade.

Deixando mais aconchegantePorta-retratos sendo colocados no aparador improvisado com mesas de apoio de madeira e pés de metal.

A proposta principal era transformar essa sala em um ambiente acolhedor, confortável e cheio de vida. Como vocês sabem, eu amo trazer texturas na hora de decorar. Por isso, nada mais justo que apostar em um tapete! Ele deixou o ambiente super bonito e bem mais suave.

O sofá também foi outro ponto muito importante aqui! O que os meus pais usavam era preto e daquele modelo mais antigo. Então, eu substituí por um que fosse mais moderno e de tom mais claro para dar mais leveza no cômodo.

Atrás do sofá, eu também fiz um aparador usando mesas de apoio. Sabe aquelas mesas laterais que a gente costuma encaixar no braço do sofá? Essas mesmo! Deixei todas em uma linha reta, formando esse móvel.

O melhor é que, depois, quando for preciso, elas podem ser movidas como apoio ou usadas no canto alemão. Os móveis funcionais são um grande aliado em qualquer transformação e, se você me acompanha, já sabe que são meus queridinhos!

Outros itens que também não poderiam faltar eram as prateleiras. Elas sempre dão um toque especial na decoração e, além de enfeitar o espaço, também nos dão um lugar para exibir alguns objetos que gostamos. Nesse caso, eu coloquei vasos de barro e plantas.

Por fim, também coloquei um aparador novo embaixo da TV. Isso ajudou não só a deixar essa área mais bonita, como também trouxe mais armazenamento para o dia a dia. Essa troca, apesar de simples, fez muita diferença!

Memórias afetivas

Nessa reforma, a minha mãe também fez um pedido especial: mesmo com as várias mudanças, algumas memórias e itens afetivos tinham que permanecer ali.

Uma dessas peças foi um quadro que ela mesma fez, com montagens de fotos que ela gosta muito. Então, eu deixei do jeitinho que ela pediu. Outro elemento foram as fotos de família, que eu até coloquei algumas no aparador da TV e do sofá.

Eu amo quando a decoração também conta histórias e carrega tanto significado. A minha mãe arrasou muito, né? Cada detalhe deixou o coração quentinho!

Eu amei muito o resultado final!

Esse lar, que já teve tantas risos, memória e muita história, agora ganhou uma nova página. Fazer essa reforma tem sido uma forma de retribuir todo o cuidado e amor que os meus pais tiveram comigo a minha vida toda. Cada coisinha foi pensada com muito amor ali.

Vocês viram como é possível fazer uma reforma incrível sem quebra-quebra? Se essa ideia te inspirou, eu quero muito ver como o seu lar ficou depois!

Ah, e o vídeo completo dessa transformação de sala está no youtube para vocês verem tudinho!

Ráisa Guerra é jornalista e designer de interiores. Criadora do canal Mania de Decoração, é especialista em projetos acessíveis e criativos de decoração.

COMPARTILHE:

Inscreva-se em nossa newsletter

Assine gratuitamente e receba as melhores dicas, inspirações e tendências de decoração para transformar o seu lar.

Você também pode gostar

  • All Posts
  • Ambientes
  • Amou, levou
  • Banheiro
  • Cozinha
  • Dicas
  • DIY
  • DIY para Festas
  • Featured
  • Inspiração do dia
  • Lavanderia
  • Lugares que vou
  • Minhas decorações
  • Passo a passo
  • Publipost
  • Quarto
  • Ráisa, decora meu cantinho
  • Ráisa, resolve pra mim
  • Sacada
  • Sala
  • Sugestão do leitor(a)
  • Wish list
Carregar mais

End of Content.

Contato

2025 Mania de Decoração. Todos os direitos reservados.

Navegue por categoria

2025 Mania de Decoração. Todos os direitos reservados.