Se você ama decoração e jardinagem, ou apenas quer deixar o seu lar com uma carinha mais natural, você pode estar em busca de seixos de rio. Você também já deve ter visto, mas caso nunca tenha ouvido falar ou não reconheça, hoje eu vou te apresentar tudo que você precisa saber sobre essas pedrinhas!
Além de serem muito bonitas e contribuírem para a estética, elas também são funcionais e cheias de benefícios. Um dos meus favoritos, já adiantando, é que são sustentáveis, já que partem de formações naturais.
Também são muito versáteis, cheias de opções e tipos diferentes para você escolher. No final desse artigo, tenho certeza que você vai estar um verdadeiro expert em seixos de rio e pensando em escolher o seu!
O que é o seixo de rio?

Como prometido, vamos destrinchar tudo que você precisa saber sobre os seixos de rio. Mas, afinal, o que é?
O seixo de rio é um tipo de pedra natural e que tem um formato mais orgânico, apesar de ser mais próximo do arredondado. Geralmente, por ficarem em constante contato com as correntezas de água, elas costumam ter a superfície quase que polida, tendo uma textura mais lisa.
Eles são fragmentos de rochas que, com a erosão da água, acabam rolando e batendo uns nos outros, até que eles fiquem com a aparência característica que conhecemos: coloridos em tons neutros, pequenos e lisos. Esse processo pode levar até mesmo centenas de anos! Então, cada pedrinha tem uma história enorme e uma singularidade especial.
O que eu mais gosto é que são totalmente únicas! Assim como os flocos de neve sempre têm um formato diferente um do outro, se você reparar bem, cada pedra tem um formato ou uma cor diferente da outra. No entanto, é bem comum encontrarmos as peças que são mais amarronzadas ou beges.
Você com certeza já deve ter visto algum seixo de rio em ambientes naturais e artificiais. Em aquários ou jardins, sejam eles externos ou de inverno, é muito comum usarmos essas pedras para enfeitar.
Tipos de seixo de rio
Agora que você já sabe como eles se formam e o que são, vamos falar mais sobre os tipos. Assim, você consegue ver qual é o seu preferido para usar na sua decoração de casa!
Lembram que eu disse que cada um é único e tem um formato ou cor diferente? Eles também possuem processos diferentes depois de serem coletados, que influencia bastante no modo como você usa e na aparência deles.
Eu costumo dizer que a escolha do tipo de seixo depende muito do estilo que você quer trazer pro ambiente e de qual funcionalidade você está em busca.
Seixo marrom

O seixo marrom provavelmente é um dos mais comuns e versáteis. Eles costumam vir em tons mais claros, próximos do bege, ou mais escuros, como um castanho. Essa tonalidade lembra até mesmo a poeira e terra próxima de rios.
Para mim, eles transmitem muito a sensação de natureza e de forma bem simples. Vai muito bem em canteiros e jardins. Aqui, você pode até mesmo construir um caminho de pedras, que vai dar super certo com uma grama bem verdinha!
Outro aspecto muito legal dos seixos marrons é que eles costumam ser bem resistentes e não exigem muita manutenção. Se você tiver uma rotina bem corrida ou não quer ter tanto trabalho na hora da limpeza, eles são uma ótima alternativa.
Além disso, esse tipo de pedra também é muito versátil. Seja no estilo mais simples e rústico, moderno ou clássico, elas vão se adaptar muito bem a sua proposta. Ah, e em áreas externas, podem ser muito bons para ajudar a controlar a erosão do solo.
Seixo polido

O seixo polido, como o próprio nome já diz, é aquele que passa por um processo de polimento. Isso ajuda a deixar a sua superfície mais lisa e dá até mesmo um brilho a mais para ela.
Se você está em busca de uma opção elegante, esse pode ser o seu escolhido! Por ter essa aparência mais brilhante, essa pedra acaba trazendo um ar mais refinado e sofisticado para a composição final da sua decoração.
Comumente, é muito usado em ambientes internos, como jardins de inverno e aquários. Apesar de as cores serem neutras, também variam bastante, indo desde o preto mais intenso até tons de branco e bege. Então, na hora de decorar, você tem muitas opções disponíveis e fáceis de combinar!
Assim como o seixo marrom, a versão polida também é bem resistente e tem uma manutenção mais simples, que não exige grandes esforços ou equipamentos. Normalmente, o trabalho se resume a ocasionais aplicações de verniz e polimento, além da limpeza cotidiana.
Seixo lavado

O seixo lavado, dentre as opções, é aquele que tem o acabamento mais natural. Isso porque ele passa apenas por uma limpeza simples, sem polimento nem nada. Aqui, esse processo serve apenas para retirar as impurezas, como lodos e poeira.
Você pode começar a pensar nele como uma versão mais autêntica e natural do seixo de rio. Essa pedra tem um acabamento que podemos considerar bem rústico.
Em áreas externas, como jardins e canteiros, eles vão ficar lindos. Mas, você também pode fazer detalhes internos na decoração, criando uma parede com essas pedrinhas ou fazendo um cantinho especial no piso com elas.
Além disso, funcionam muito bem ao redor de plantas, ajudando a aumentar a drenagem e regular a temperatura do solo. Ou seja, além de deixarem bem bonito, também são super úteis!
Usos do seixo de rio
O seixo de rio é uma alternativa muito versátil na hora da decoração! Eles podem ser usados de muitas formas diferentes, indo desde a área interna à área externa de casa.
No ambiente externo, é muito comum vermos essas pedras em caminhos, canteiros e jardins, cercando as plantas no solo. Mas, no interior, ele pode ser usado nos vasos, aquários, jardins de inverno e também como decoração nas paredes.
Seja qual for o projeto que você quer e o estilo dele, você pode encontrar nos seixos de rio uma opção linda, natural e bem aconchegante para a casa!
Na jardinagem

Os seixos de rio são peças muito interessantes na jardinagem. Eles podem ser usados de muitas maneiras, além de trazer vários benefícios. Apesar de serem pedras pequenas, elas possuem muita funcionalidade e beleza.
Em canteiros, por exemplo, eles podem ser usados para cobrir o solo, delimitando as áreas de plantio e evitando a exposição da terra. Isso também ajuda a evitar ervas daninhas, criando uma camada de proteção ali.
Outra ideia é usar em caminhos e trilhas. Eu acho lindo e é bem fácil de reproduzir em casa! Essa forma de dispor o seixo de rio também controla a erosão do solo. Mas, não só isso, como também deixam um aspecto mais organizado e nos dá uma pequena rua no jardim.
Para decorar vasos e jardins de inverno, essas pedrinhas também são uma ótima opção! Nesses casos, vai além de uma peça decorativa. Essas peças naturais vão reter a umidade do solo, evitando a evaporação rápida da água. Assim, suas plantas vão viver por muito mais tempo!
Você pode optar por comprar os seixos de cores mais similares ou, como eu acho mais bonito ainda, usar de forma alternada e bem natural.
Na construção

O seixo de rio também é muito útil na construção civil e isso não é apenas pela estética, viu? Uma das principais aplicações dessa pedra é como base para pavimentos, ajudando a distribuir o peso de maneira uniforme e garantindo maior estabilidade ao chão.
Além disso, também são muito utilizados em sistemas de drenagem. Como a água consegue passar facilmente entre as pedras, eles ajudam a evitar acúmulo de água e possíveis alagamentos, protegendo calçadas, jardins e áreas externas. Em terrenos com inclinação ou lugares onde chove muito, essa função é essencial.
E outra vantagem incrível é a durabilidade. Como são pedras naturais, os seixos de rio resistem muito bem ao tempo, mesmo quando são expostos ao sol e às chuvas. Dessa maneira, são ideais para pavimentos, caminhos e áreas externas.
Viu só como os seixos de rio são o combo perfeito entre beleza e funcionalidade? Além de terem muitas vantagens de proteção e durabilidade, deixam o projeto bem bonito e acolhedor!
Benefícios do seixo de rio

Se você chegou até aqui, então já percebeu que os seixos de rio não são só pedrinhas bonitas. Elas também são super funcionais e cheias de benefícios!
A durabilidade e resistência são duas qualidades que não passam despercebidas. Mesmo quando estão expostos a mudanças climáticas abruptas, como chuvas fortes e sol ao mesmo tempo, eles continuam praticamente intactos. Assim, são muito práticos também, exigindo uma manutenção leve, sem ajuda de utensílios e produtos especiais.
Além disso, eles também são peças sustentáveis. Por serem produzidos pela própria natureza, eles não só trazem esse vislumbre diferente de materiais artificiais, como também são mais ecológicos.
Os seixos de rio, como vocês já devem ter percebido, são muito funcionais nas tarefas de cuidado com plantas. Em vasos e jardins, eles possuem o poder de reter a umidade da água e reduzir o crescimento de ervas daninhas, protegendo o solo e contribuindo para a saúde das plantas.
Nos caminhos e pavimentos, também são super úteis para distribuir o peso de forma uniforme e melhorar a drenagem. Assim, evitamos o acúmulo de água e alagamentos.
A estética natural e versátil é outro ponto importante e, particularmente, o meu favorito! Cada pedra é única, com cores e formas diferentes, deixando qualquer projeto rico visualmente. Aqui, a graça é brincar com essas combinações e ir atrás do seu estilo favorito.
Como escolher o seixo de rio ideal?

Agora que você descobriu tudo sobre os tipos e benefícios dos seixos de rio, é hora de discutir como escolher o que vai te favorecer mais.
A primeira dica que eu dou é começar a pensar no acabamento que você quer dar e no seu estilo pessoal. Caso você seja do time de pessoas que gosta de um efeito mais rústico e natural, por exemplo, pode investir em seixos lavados. Já para um visual mais sofisticado, o polido vai ser a melhor alternativa possível. Mas, se você ainda está em dúvida, o seixo marrom dá certo com qualquer estética, sendo uma opção super segura!
Além disso, você precisa pensar também qual é a sua necessidade. Para pavimentos ou caminhos, por exemplo, aqueles que são mais resistentes vão ser melhores, já que costumam ser mais firmes. Nesse caso, optar por pedras que vão ser um pouco maiores pode garantir melhor aderência. Já em aquários e vasos, é sempre bom evitar seixos que sejam muito pontudos e grandes, já que podem prejudicar os elementos vivos.
E, pode parecer bobo, mas é muito importante ficar atento ao tamanho e textura! Se você estiver em busca de um visual mais brilhante, a escolha perfeita vai ser o polido. Já para um visual mais simples, eu indico o seixo lavado ou marrom, que vão ter uma textura mais natural.
Onde comprar seixo de rio?
Agora, onde comprar essas pedras? Hoje, existem muitas opções e lojas que vendem seixos de rio. Você pode encontrar, principalmente, em lojas de materiais de construção na sua cidade ou em viveiros, que vão ter opções ainda mais específicas e melhores para jardins.
Mas, se você não quer sair de casa e prefere consultar os preços e variedades na internet, vou deixar aqui algumas lojas online que encontrei.
No Mercado Livre, não é segredo que você encontra de tudo. Aqui, basta buscar por “pedras seixo de rio” que vão aparecer muitos resultados. Se você estiver buscando por um tipo específico, como polido ou lavado, pode acrescentar isso na sua pesquisa também. Dessa forma, vai encontrar as melhores opções e quais vão caber no seu bolso!
Outro aspecto bem legal é que, normalmente, o peso das pedras também aparecem. Então, dependendo do tamanho da sua obra ou espaço, você já vai saber quantos kg vai precisar e comprar a quantidade certa de sacos.
Neste site, existem muitas opções! Aqui, você vai encontrar uma variedade enorme de cores, texturas e tamanhos. Então, se ainda não tiver se decidido, esse é um bom lugar para procurar o que mais te agrada.
O Jardim Incrível é outra loja que você pode apostar na sua busca por seixos de rio. Nesse site, você vai encontrar opções diversas, com cores bem diferentes, como o seixo granito.
Por fim, essa é outra opção onde você vai poder encontrar uma versatilidade enorme de tipos de seixos. Eu mesma já dei uma olhada e fiquei super curiosa para testar o seixo fosco na cor preta!
A minha indicação aqui é que você faça uma boa pesquisa, tanto em sites online quanto na sua própria cidade também. Além disso, dê uma boa olhada em referências de decoração para ver o que você precisa e qual o material foi usado. Assim, você consegue reproduzir do jeitinho que sonhou!
Dicas de manutenção e cuidados

Os seixos de rio são pedras naturais e muito resistentes! Mas, não é por isso que não precisam de alguns cuidados, viu? Existem algumas coisas que podemos fazer no dia a dia para deixar eles sempre bonitos (e, claro, funcionais!).
A limpeza regular deve ser feita sempre. Porém, não precisa se preocupar em comprar produtos de limpeza específicos ou um bom esfregão. Você pode fazer isso da mesma forma com que limpa o seu piso, usando água e sabão. Contudo, caso ache necessário, pode usar uma vassoura ou escova para tirar aquela sujeirinha que acumulou durante a semana.
Caso você tenha um seixo polido, pode acrescentar um passo extra na sua rotina: aplicar verniz ou cera. Dessa forma, você vai ajudar a manter o brilho e deixar sempre bem bonito!
No caso de jardins e canteiros, que são áreas muito expostas à natureza, é comum que folhas e poeira fiquem acumulados. Assim, para evitar que isso cause manchas ou mofo, é importante sempre limpar essa área. Você pode optar por varrer e, provavelmente, isso já vai fazer toda a diferença!
Em ambientes internos, como aquários e vasos, eu recomendo também lavar os seixos de rio antes de colocar para o uso. Além disso, evitar os produtos químicos agressivos também é muito importante, pois eles podem prejudicar os seres vivos e plantas.
Agora você já sabe tudo sobre seixos de rio!
Depois dessa aula sobre os tipos, usos e cuidados dos seixos de rio, já corre para pesquisar inspirações e escolher o seu!
E, mesmo sendo um item muito conhecido na jardinagem externa, você pode transformar qualquer cantinho de casa com essas pedras! Seja em um terrário, aquário ou um vaso de plantas. O importante aqui é conhecer os benefícios e saber adaptar para o seu lar!
E se você testar alguma ideia desse artigo, me conta! Eu vou amar saber.

Ráisa Guerra é jornalista e designer de interiores. Criadora do canal Mania de Decoração, é especialista em projetos acessíveis e criativos de decoração.