A minha amiga tinha uma cômoda antiga e estava prestes a jogar ela no lixo. Mas, como eu amo um bom desafio na decoração, decidi pegar e transformar esse móvel em algo mais bonito.
Com alguns truques simples, você consegue mudar o visual de qualquer peça em casa! Mesmo que ela esteja desgastada ou antiga demais, é possível dar um novo propósito. Essa é uma das maravilhas da decoração sustentável que eu tanto amo!
Se você também tem uma cômoda antiga em casa e está pensando em jogar ela fora, continue aqui nesse artigo. Quem sabe, eu não consigo te convencer a dar uma nova chance para ela?
Por aqui, a minha amiga até quis a cômoda de volta. Vem ver como eu fiz toda essa transformação!
Materiais necessários para fazer a transformação da sua cômoda antiga
- Corrediças para gavetas
- Parafusos
- Rodapé de EVA
- Batida de pedra
- Tinta
- Rolo de pintura
- Pincel
- Papel adesivo
- Tinta spray
Passo a passo para transformar o visual da sua cômoda antiga
Passo 1: avalie o seu móvel
Logo no início, eu precisei avaliar o estado desse móvel. Aqui, embora a cômoda estivesse boa por fora, as gavetas já não funcionam mais e estavam precisando de uma reforma.
Então, comecei retirando todas as gavetas e separando elas. O problema aqui, no meu caso, eram as corrediças, que já estavam desgastadas com o tempo e estavam emperrando quando abríamos o móvel. Depois de pesquisar, eu descobri que o mais acessível aqui seria substituir essas peças por outras.
Então, após tirar todas as corrediças antigas, eu instalei novas. Aproveitei os próprios furos das antigas que já estavam lá, usando as mesmas marcações de medida também. Para isso, você só vai precisar de alguns parafusos e uma parafusadeira. Esse processo é bem fácil!
Ah, e uma dica para você: se a sua cômoda estiver com algumas partes estragadas ou empenadas, dá para cobrir isso com massa para madeira. É possível aplicar com a mão mesmo e deixar essa superfície bem lisinha!
Passo 2: instale rodapés de EVA nas laterais da cômoda
Depois que as corrediças novas estavam instaladas, eu tirei todo o excesso de poeira do móvel para começar a próxima fase dessa transformação de cômoda antiga.
Em seguida, como eu queria deixar ela bem charmosa, usei rodapés de EVA nas laterais. Aqui, coloquei eles na vertical e dando um espaço entre cada peça, que tinha aproximadamente a mesma largura do EVA.
Essa etapa deu uma cara de painel ripado, perfeita para dar um acabamento mais moderno e diferente. Assim, a cômoda fica novinha em folha em todos os cantos!
Passo 3: pinte as laterais
Agora que os rodapés de EVA estão instalados, eu passei para a fase da pintura. Como o que eu tinha em mente já era um pouco mais chamativo e já iria dar um bom destaque para a cômoda antiga, optei por uma tonalidade mais neutra.
Para fazer essa pintura, não foi preciso nem mesmo lixar o móvel. Eu usei batida de pedra, que já faz esse papel de primer e consegue preparar a estrutura para receber a tinta.
Depois disso, foi só pintar de nude para dar um acabamento mais bonito nas laterais. Assim, a cor do rodapé de EVA fica uniformizada com a da própria cômoda.
Passo 4: pinte os puxadores
Com as laterais já prontas, foi hora de voltar para as gavetas. A primeira coisa que fiz foi retirar os puxadores para dar um novo visual para eles.
Como a ideia é trazer uma proposta de cômoda mais diferente e a base já está bem neutra, usei tinta em spray na cor magenta para dar um up. Isso já deu um destaque bem atrativo nessa cômoda.
Deixei eles secando e parti para a próxima etapa dessa transformação. Uma dica que eu dou é fazer essa pintura em um local forrado, que acaba ajudando no processo de secagem também sem fazer bagunça ou necessidade de retrabalho.
Passo 5: decore as gavetas para finalizar a sua transformação de cômoda antiga
Enquanto os puxadores magenta estavam secando, fui para a última etapa dessa transformação de cômoda antiga. No meu caso, eu já tinha um papel adesivo de uma outra transformação, então aproveitei ele para colocar na frente das gavetas.
Para essa instalação, você pode medir o tamanho da gaveta e deixar uma margem de erro pequena para facilitar. E, ao invés de tirar todo o papel que protege a cola, pode ir colando aos poucos e ir espatulando para evitar que fique com bolhas.
Essa parte é uma das mais legais para mim! Isso deixa o móvel bem diferente, mas também agrega muita personalidade para o ambiente. Você pode usar o papel que preferir e se aventurar nas diferentes estampas.
Por fim, foi só recolocar os puxadores nas gavetas e instalar elas nas corrediças novas.
Cômoda antiga completamente transformada!
É sempre gratificante ver o resultado de uma transformação. Essa cômoda, que antes estava sem uso, agora ganhou um visual moderno e totalmente novo, cheio de personalidade.
É incrível ver como alguns detalhes e um toque de criatividade podem fazer toda a diferença. Se você também tem um móvel antigo que está só precisando de uma transformação como essa, já pega todas essas dicas e corre para fazer a sua versão!
Eu achei essa cômoda linda e a minha amiga mal pôde esperar para pegar ela de volta. Foi um sucesso por aqui!
Se você quiser ver como fiz isso, também pode ir no Instagram e ver o passo a passo:
Ver essa foto no Instagram
Espero que esse projeto tenha te inspirado e que você tenha amado tanto quanto eu. Se reproduzir aí na sua casa, eu vou adorar ver o resultado!

Ráisa Guerra é jornalista e designer de interiores. Criadora do canal Mania de Decoração, é especialista em projetos acessíveis e criativos de decoração.
 
															





