Essa transformação foi feita para uma amiga e ela já veio com um requisito: a meia parede preta precisava permanecer no quarto. Apesar dessa cor ser bem moderna e cheia de personalidade, ela também dá um ar mais sério para o quarto. Por isso, o desafio aqui era criar um ambiente que fosse aconchegante e convidativo, mas sem perder essa identidade.
Na decoração, o preto é uma cor linda e considerada até mesmo coringa, mas também exige estratégia. Assim, dependendo da forma como é usada, pode deixar o ambiente pesado, escuro ou sem profundidade.
Então, para esse quarto, a minha missão era encontrar o equilíbrio perfeito entre a dramaticidade do preto e a leveza de elementos que trouxessem conforto. Além disso, era importante transformar esse quarto em um espaço mais funcional. Cada peça foi pensada com muito cuidado e carinho.
Agora, vem conferir como foi todo esse processo!
O primeiro passo: dar charme para o quarto
Como a parede já estava com a metade inferior pintada de preto, a primeira decisão foi trazer um detalhe que criasse uma transição mais suave entre as cores. A solução que eu pensei logo de cara foi instalar uma prateleira de madeira nessa divisória entre o preto e o branco, que também ajuda a criar uma espécie de cabeceira de cama.
Essa prateleira de madeira eu fiz usando um compensado, que cortei em tiras de 11 cm de altura e, depois, foi só parafusar. Além de ter dado um acabamento melhor para a pintura do quarto, essa peça também adicionou aquela dose de charme que o ambiente precisava.
Outro ponto interessante é que uma prateleira nunca é demais! Depois de instalada, esse é um elemento que se torna praticamente indispensável no quarto. No caso dessa transformação, foi um item que serviu de apoio para colocar alguns vasos de planta nas extremidades e adicionar mais beleza natural para o cômodo.
Além disso, a madeira é um tipo de material que costuma trazer textura e aconchego, que o quarto estava precisando bastante. O resultado disso foi uma parede mais rústica, mas sem perder aquele ar vintage que a minha amiga tanto queria.
A iluminação
Um dos elementos mais importantes (e que muitas vezes passa despercebido) é a iluminação. Eu nunca me canso de reforçar o quanto ela faz toda a diferença no cômodo! Pode até parecer pequeno e um detalhe bobo, mas a luz muda totalmente a nossa percepção do espaço.
Assim, depois que a parede preta já tinha ganhado um charme com a prateleira de madeira, era a hora de investir na iluminação do quarto. Para isso, a escolha foram duas arandelas pretas, que foram instaladas uma de cada lado da cama. Isso criou um equilíbrio visual e também trouxe um aspecto mais retrô, principalmente por conta do formato das lâmpadas.
Pensando em funcionalidade, as arandelas também foram uma escolha bem estratégica. Elas são ideais para ler à noite, trabalhar no notebook na cama ou simplesmente criar um cenário de luz mais suave. Diferente da iluminação geral do quarto, que costuma ser mais forte, elas vão proporcionar um clima mais intimista e aconchegante.
Mesa de cabeceira
As mesas de cabeceira são essenciais em qualquer quarto. Além de servirem como apoio, elas ajudam a organizar itens do dia a dia, servem de apoio para luminárias, livros, plantas, copos e carregador do celular. Mas elas não só funcionais, como também são fundamentais na estética, já que compõem o visual da cama e ajudam a deixar o ambiente mais harmônico.
Aqui, ao invés de comprar uma mesa nova, a ideia foi aproveitar nichos antigos. Transformar algo que já existia faz toda a diferença para o orçamento e também adiciona personalidade ao projeto. Se você tem alguma peça similar, pode testar essa ideia!
Esses nichos eram originalmente brancos, mas para que combinasse mais com a nova proposta do quarto, decidi pintar eles em um tom de bege mais escuro e amarronzado. Esse tom, além de criar contraste com o preto, trouxe uma neutralidade que conversa bem com a madeira da prateleira e também com os demais elementos do quarto.
Para finalizar, também acrescentei um tampo giratório e pés no mesmo estilo do quarto, seguindo essa estética que dá a sensação de aconchego e um abraço quentinho.
Quadros
Apesar de todas as mudanças no quarto, essa parede branca da cama ainda estava muito vazia e precisava de algum elemento que trouxesse vida e identidade ao espaço. E, como a parede preta já tinha bastante presença, a gente precisava trazer alguns elementos que não pesassem.
Optei por trazer quadros garimpados em um antiquário, que adicionou muita personalidade ao quarto. As peças de antiquário têm charme, carregam história e muitas vezes têm molduras ou ilustrações que você não encontra facilmente em lojas comuns hoje. Além disso, como a ideia era trazer um aspecto mais vintage, esses elementos foram a cereja do bolo!
Na hora de pendurar, optei por alinhar os quadros horizontalmente, criando uma linha visual que acompanha a cama. Essa escolha alonga a parede e traz uma sensação de organização.
Mas, se você for reproduzir em casa, dá para montar composições de vários jeitos diferentes. Quando você dispõe os quadros em uma coluna, centraliza ou espalha pela parede inteira, o visual do cômodo fica muito mais interessante. O importante é que a disposição faça sentido para você e complemente o estilo do quarto.
O que você achou da transformação desse quarto com parede preta?
Mesmo com o desafio de manter a parede preta e deixar o quarto com uma cara mais aconchegante, esse quarto ficou bem diferente do que era antes! Aqui, o mais importante foram as escolhas estratégicas, que ajudaram a equilibrar essa sobriedade do tom mais escuro e deixar alguns aspectos mais suaves que trouxesse charme e acolhimento.
Eu amei muito o resultado! Além de ter ficado com muita personalidade, foi uma mudança simples e que você pode reproduzir aí em casa. Com alguns itens, dá para fazer uma transformação e ver o quarto ganhando vida outra vez.
Pensar nas texturas e elementos mais interessantes, como a madeira e iluminação, são algumas coisas que podem te ajudar bastante nesse processo. E, se você gostou dessa transformação, pode conferir como foi tudo isso lá no Instagram também:
Ver essa foto no Instagram
Agora, eu quero saber o que você achou dessa transformação!

Ráisa Guerra é jornalista e designer de interiores. Criadora do canal Mania de Decoração, é especialista em projetos acessíveis e criativos de decoração.
