O quarto é um dos ambientes mais importantes da nossa rotina e, por isso, escolher as cores certas para decorar é fundamental. Com os espaços tecnológicos que tomam cada vez mais conta do nosso cotidiano, ter um cômodo de descanso, onde podemos simplesmente nos desligar no final de um dia cheio de trabalho e excesso de informações é tudo que a gente precisa!
Assim, eu decidi trazer aqui cinco cores incríveis para você decorar o seu quarto. Ah, e tem um bônus: também tem sugestões de estilos de pintura! É bem comum pensarmos sempre na parede inteira de uma cor só, que também é lindo. Mas aqui, é possível brincar com diferentes estéticas.
A pintura na parede da cama transforma demais a atmosfera do cômodo! Ás vezes, é até uma excelente substituta para a cabeceira. Dessa forma, saber em quais cores investir para decorar o quarto é um processo que pode deixar o seu espaço não só a sua cara, como também mais aconchegante e convidativo.
Outro ponto legal é que, se você mora em casa alugada, pintar a parede do quarto é uma forma de mudar a estética e dar um up na aparência do ambiente. Depois, quando se mudar, é só voltar ao branco original. Essa é uma daquelas transformações totalmente reversíveis que a gente ama!
Agora, vem conferir as cinco cores para decorar o quarto que eu separei:
Verde
O verde é uma cor que traz aquele aspecto leveza e que cria conexão com a natureza. Eu costumo dizer que ele consegue dar aquela sensação de um abraço quentinho. Além disso, em tons mais claros, transmite mais tranquilidade, deixando o espaço mais convidativo e aconchegante.
As cores de verde com variações de tonalidades medianas e claras, como musgo, funcionam muito bem para decorar o quarto. Outro aspecto é que, se você já possui outras peças com materiais naturais, como madeira e tecidos como linho ou algodão, vai dar muito certo!
Aqui, você pode optar por fazer uma pintura na parede inteira ou, se quiser um visual mais criativo, pode fazer um design mais diferenciado no cômodo.
Meia parede verde
A meia parede é uma ótima substituta para a cabeceira de cama. Você pode optar, também, por colocar uma ripa na divisória de cores e, dessa forma, criar um acabamento mais bonito. No meu caso, a minha peça de cabeceira é vazada, então esse tipo de pintura acaba vindo para compor o resultado final.
Pintura verde em círculo
O formato redondo, contornando a cabeceira da cama, ajuda a destacar esse ponto do quarto e cria um efeito visual aconchegante, quase como se abraçasse o móvel. Se você quer ter cômodo mais dinâmico, essa também é uma forma de colocar isso em prática.
Rosa chá
Na cartela de cores para decorar o quarto, uma das mais românticas e suaves é o rosa chá. Ele é um tom delicado e que, ao mesmo tempo, consegue ser muito acolhedor e confortável. Além disso, com a pintura certa, você consegue evitar o aspecto infantil e deixa o cômodo agradável.
Outro ponto que eu amo em tons de rosa é que eles também transmitem alegria. Então, se você quer adicionar um toque de cor, mas quer manter o equilíbrio entre a dinamicidade e calma, vale a pena testar essa!
Meia parede com borda arredondada
Esssa pintura funciona como uma releitura da meia parede tradicional, mas com um toque mais fofo e criativo. Em vez de um corte reto, a divisão é feita com vários meios círculos alinhados e bem juntinhos, formando uma borda orgânica e suave.
Se você for reproduzir em casa, dá para fazer essa parte usando vários tipos de moldes diferentes, dependendo de como você preferir o tamanho dos círculos. Mas, no final das contas, o resultado fica uma graça e super convidativo!
Arcos espelhados e mais modernos
Já essa segunda proposta traz um visual mais maduro e atual. Os meios arcos aparecem de frente um para o outro, ou até mesmo em posições opostas, criando um desenho gráfico interessante e contemporâneo. É uma forma moderna de usar o rosa chá, mostrando que a cor também pode ser elegante e cheia de personalidade.
Nude
Na hora de decorar o quarto, aplicar cores muito vibrantes pode ser um desafio. Por isso, os tons neutros são uma aposta mais segura e que agrada a maioria das pessoas. Além disso, o nude é sofisticado e atemporal, dando mais conforto visual.
O nude também é uma cor que se destaca no quesito elegância. Ele consegue trazer sofisticação sem pesar no ambiente e deixar com um aspecto inóspito, favorecendo um ar mais convidativo e equilibrado. Dá para combinar também com peças pretas, brancas e móveis de madeira.
Por ser mais neutro, essa é uma cor que costuma ser bastante versátil! Se você gosta de um quarto monocromático, pode apostar no nude para deixar o seu cômodo bem chique. Do minimalismo ao contemporâneo, é um tom que funciona muito bem.
Meia parede alta com ondas espaçadas
Nessa proposta, o nude aparece em uma meia parede mais alta, mas com um diferencial no acabamento. O recorte em formato de ondas espaçadas traz movimento e suavidade para a composição, quebrando a rigidez da pintura tradicional. O resultado é moderno, elegante e ao mesmo tempo leve, perfeito para quem quer um detalhe criativo sem exageros.
Parede inteira com faixa branca
Já nessa ideia, a parede recebe o tom nude por completo, criando um fundo uniforme e sofisticado. O destaque fica por conta de um detalhe branco em formato quadrado no centro da parede, que adiciona um toque gráfico e contemporâneo. Essa combinação valoriza o ambiente, traz personalidade e mantém a neutralidade como protagonista.
Tons terrosos
As cores terrosas são perfeitas para quem gosta de ambientes mais quentes, com personalidade e, ao mesmo tempo, cheios de aconchego. Tons como terracota e caramelo criam uma atmosfera acolhedora e trazem vida ao ambiente, mas sem deixar o quarto pesado.
Em 2024 e 2025, com o estilo boho chic, essas cores estiveram em alta. Se você ama esse estilo, pode ter certeza que essa é uma aposta segura!
No quarto, as cores terrosas funcionam muito bem para trazer sensação de conforto, identidade e um toque mais autoral à decoração. Elas combinam especialmente com fibras naturais, madeira, tecidos crus e elementos artesanais.
Pintura geométrica em diagonal
A pintura em formato geométrico, ocupando metade da parede com um recorte diagonal, cria movimento e modernidade, além de ser uma forma simples de adicionar cor sem preencher toda a superfície. É ideal para quem quer ousar, mas de forma equilibrada.
Faixas na cabeceira com tons terrosos
O destaque na área da cabeceira com a faixa branca central e os tons terrosos nas bordas é uma alternativa para quem gosta de modernidade, leveza e respiro visual. Esse modelo de pintura também consegue criar uma profundidade sutil. Assim, o quarto fica aconchegante e cheio de personalidade.
Azul
O azul é uma cor que traz sensação calmaria. Ele costuma ser associado à tranquilidade, harmonia e equilíbrio, sendo uma escolha certeira para quem quer transformar o quarto em um espaço de descanso e desaceleração.
Aqui, a dica é apostar em tons de azul mais frios e menos vibrantes, puxando para os pastéis. Cores como o azul serenity, por exemplo, deixam o espaço mais chique, moderno e leve, sem pesar na decoração. Esse tipo de cor funciona muito bem tanto em quartos minimalistas quanto em propostas mais contemporâneas.
Pintura de meio círculo
Se você quer apostar em um desenho mais criativo, dá para fazer um meio círculo aplicado na diagonal do quarto. Esse formato adiciona movimento e personalidade ao espaço, sem perder a suavidade que o azul proporciona.
Pintura completa
Como essa é uma cor mais harmônica e calma, a pintura total da parede é uma forma de criar um efeito mais envolvente e contínuo. Nesse caso, não causa nenhum estranhamento ou desconforto visual, já que ela não transmite tanta vibração. É ideal para quem quer mudar mesmo o quarto!
Qual dessas cores foi a sua favorita para decorar o quarto?
Trazer cor para o quarto é uma forma simples e muito eficaz de deixar o ambiente mais acolhedor, criativo e com personalidade. Além disso, você pode fazer como esses exemplos de pintura e investir em formatos diferentes da parede inteira convencional.
Esses tons são uma boa aposta para quem quer quebrar a monotonia e dar vida ao quarto. Muitas vezes, principalmente em estilos mais minimalistas e modernos, é comum que a gente deixe o quarto um pouco frio ao evitar as cores. Mas, se eu pudesse te dar só um conselho sobre decoração, eu diria para não ter medo das cores!
Seja com verdes mais naturais, tons suaves de rosa, neutros elegantes, cores terrosas cheias de personalidade ou azuis que convidam ao descanso, o importante é escolher aquilo que conversa com você e com a sua rotina.
Você também pode conferir isso tudo lá no Instagram:
Ver essa foto no Instagram
Ah, e se você ficou curioso com essa cabeceira, eu já ensinei como fazer usando um varal!

Ráisa Guerra é jornalista e designer de interiores. Criadora do canal Mania de Decoração, é especialista em projetos acessíveis e criativos de decoração.









