Você já pensou no que dá para fazer usando restos de piso de obra? Eu recebi um desafio de uma seguidora, pedindo por um móvel que pudesse ser feito usando porcelanato e decidi aceitar. O resultado final foi um rack moderno e bem bonito!
Se na sua casa, de algum familiar ou amigo tiver sobrando por aí alguns pisos, essa é uma ideia para dar um novo propósito para eles. Aqui, você vai acabar com um novo móvel e deixar a sua sala ainda mais bonita.
Eu acho que o resultado vai te surpreender. Será? Vem ver como eu fiz um rack usando piso porcelanato!
Materiais necessários para fazer o seu rack
- Pisos de porcelanato
- Selante acrílico
- Massa plástica
- Espátula
- Lixa
- Pincel de tinta
- Tinta
- Chapas de madeira
- Ripas de madeira
- Parafusos
- Parafusadeira
- Cantoneiras
- Pés de rodinha
Passo a passo para fazer o seu rack
Passo 1: una os pisos
O primeiro passo para começar a fazer esse móvel já vem direto na parte do desafio: os pisos de porcelanato. Aqui, a ideia é preparar eles para serem usados depois no restante da estrutura do rack. Para isso, você vai precisar unir dois pedaços.
Nessa união das peças, eu usei selante acrílico e coloquei uma sob a outra. Também é muito importante deixar a parte mais bonita para fora, já que é ela que vai aparecer no móvel. Repita esse processo até ter três pares de piso.
Passo 2: dê acabamento para os pisos unidos
Quando estiverem secos, é hora de partir para o acabamento. Nesse caso, eu passei massa plástica em uma das bordas e lixei deixando tudo bem uniforme. Para facilitar, você pode usar uma espátula e, depois, vir com uma lixa comum mesmo. Isso vai preparar a peça para a pintura.
Após esse processo, decidi usar uma cor mais neutra que não chamasse tanta atenção, mas deixasse um aspecto elegante. Para isso, escolhi a tinta “Tributo à terra”, da Eucatex, que tem esse tom de bege mais amarronzado.
Passo 3: crie um espaço de encaixe para os pisos
Enquanto a tinta seca nos pisos, vamos montar a estrutura do rack. Comece com um pedaço de madeira retangular e, depois, parafuse três ripas na diagonal, dando um bom espaçamento entre elas.
Em seguida, posicione o piso rente às peças e trace um risco. Nessas medidas, você vai parafusar mais três outras ripas. Esse espaço que sobra entre um pedaço e outro é o que vai permitir que você encaixe o porcelanato e crie o design moderno do móvel.
Com outra chapa de madeira do mesmo tamanho, você vai repetir esse processo. Aqui, será uma parte para o tampo e outra para o fundo do rack.
Outro ponto é que, no meu caso, a madeira já estava tratada e envernizada. Se você estiver com um pedaço cru, eu recomendo utilizar stain para proteger e garantir a durabilidade do móvel por mais tempo.
Passo 4: monte a estrutura do rack
Com outras duas chapas de madeira menores, que sejam da mesma altura do piso, você vai fazer as laterais do seu rack. Eu comecei pela parafusando essas tábuas ao lado de cada parte do fundo.
Depois que isso já estiver concluído, é só encaixar o tampo. Para isso, use duas cantoneiras pequenas na parte interna de cada lateral.
Passo 5: finalize o seu rack
Agora que a gente já tem toda a estrutura do rack, é só encaixar os pisos entre as ripas internas do móvel que foram instaladas lá no início.
Mas, como eu ainda queria dar um charme extra, parafusei duas ripas de madeira na frente da peça, sendo uma para a parte de cima e outra para baixo.
Por fim, como a ideia é sempre criar móveis funcionais, também investi em rodinhas. Aqui, basta parafusar elas na parte do fundo e está pronto! Eu garanto que isso vai fazer toda a diferença na hora de limpar a casa e, ainda, proteger o seu chão de arranhões.
Rack feito com pisos de porcelanato pronto!
Esse desafio foi super legal de fazer e eu amei o resultado final dele! O rack ficou moderno, funcional e cheio de personalidade. Muitas vezes, depois de uma obra em casa, os pisos ficam encostados naquele cantinho que ninguém vê, sem uso algum. Agora, essa é uma oportunidade de transformar eles em uma peça incrível e única!
Outro ponto que eu adorei é que o rack ficou bem versátil. Você pode enfeitar da maneira que preferir, usando bandejas com aromatizantes ou velas, fotografias, vasos de plantas ou obras de arte que você goste. E, claro, ainda dá para colocar a televisão em cima.
Como é feito de madeira, o efeito também ficou bem aconchegante. Assim, o seu fim de tarde e fins de semana vão ficar mais convidativos e acolhedores para assistir uma boa série!
Esse tutorial também está disponível lá no Instagram:
Ver essa foto no Instagram
Se esse passo a passo de rack te inspirou, já corre para fazer o seu!

Ráisa Guerra é jornalista e designer de interiores. Criadora do canal Mania de Decoração, é especialista em projetos acessíveis e criativos de decoração.





