Se você tem um banco de madeira antigo em casa e queria dar uma renovada nele sem muito trabalho este post vai te ajudar! 😀 Abaixo você verá como reformar banquinho de madeira de forma fácil e ter um resultado lindo 🙂 O melhor de tudo é que são poucos os materiais necessários para isso 😉
Como cheguei nesse tutorial (eu sempre conto a história antes né hahaha): esses dias fui a um pregão e vi este banquinho lá. Ele é bem resistente e eu estava precisando de um para casa. Ai, lembrei que estava louca para poder utilizar um tecido chamado pelúcia em algum passo a passo, e acabei utilizando ele no banquinho <3 Como eu já tinha um spray em casa, a reforma acabou me saindo apenas o preço do tecido, que foi R$ 9 meio metro. Ah, e a capa feita para o banquinho é removível, para ficar mais fácil de lavar 🙂
Olhem só o passo a passo:
Como reformar banquinho de madeira – Materiais
- Tesoura
- Lápis
- Régua
- Linha (da cor do tecido) e agulha
- Spray (da cor que você preferir. Este dourado, quando comprei, custou R$ 25 reais e já usei em várias outras coisas)
- Tecido pelúcia (comprei meio metro e ainda sobrou bastante 😀 )
Passo a passo
Antes de tudo, pintei o banquinho com o spray (passei 2 camadas). Dica importante: sempre se manter a uma distancia de 25cm quando estiver aplicando, tá? Para evitar que a tinta escorra. E não esquecer de utilizar a máscara de proteção (ou mesmo um pano tampando o nariz) 🙂
Depois de pintar o banquinho, hora de mexer com a pelúcia. Primeiro, eu medi o diâmetro da parte de cima do banco. No tecido, fiz uma cruz com o tamanho do diâmetro + 2 cm de cada lado (por causa da largura da borda do banco).
Após fazer a cruz, liguei os 4 pontos, dando o formato redondo do banquinho. Ai foi só cortar 🙂 (para ver o desenho melhor, é só clicar na imagem, tá?)
Utilizei o primeiro corte redondo como molde de um segundo desenho no tecido. Fiz 4 linhas retas, formando um quadrado dentro desse segundo círculo para poder cortar apenas as pontas (veja abaixo)
Na primeira foto, mostro como ficou duas das pontas já recortadas. Na segunda, todas as quatro colocadas por cima do primeiro círculo que foi cortado do tecido.
No encaixe que aparece na foto, fui costurando as bordas com o círculo utilizando o ponto luva (o mais simples para costurar).
Por fim, só encaixei a capa de pelúcia no banco (as bordas ficam para baixo e ajudam a fixar o tecido no banquinho).
O resultado! 😀
Eu simplesmente amei a nova cara que o banco ficou <3 Foi tudo bem rápido (até a costura, já que o ponto luva é realmente o mais prático para se fazer) e ainda deixou o banquinho bem confortável 🙂
O que acharam do passo a passo?
Beijos!
Você também pode gostar de:
Ráisa Guerra é jornalista e designer de interiores. Criadora do canal Mania de Decoração, é especialista em projetos acessíveis e criativos de decoração.