Já faz algum tempo que eu fiz uma adega de parede para a minha mãe de presente. Mas eu gosto tanto dessa ideia que resolvi trazer o passo a passo completo aqui para vocês também poderem reproduzir aí em casa!
Esse é um projeto simples e funcional, mas que agrega um visual super bonito no para o cômodo no fim das contas. Se você também está precisando de uma adega em casa, mas não pode investir em uma no momento, essa solução é bem acessível e pode ser a alternativa perfeita.
Além disso, ela é super versátil e você pode usar essa adega de parede em muitos cômodos de casa. Ela vai bem na sala de jantar, na área externa da varanda e na cozinha. Eu particularmente achei um charme!
Esse tutorial é muito especial, principalmente porque eu tive a oportunidade de fazer ele com a minha mãe. Então, vem conferir como você pode fazer uma adega de parede linda para a sua casa de forma rápida e simples!
Materiais necessários para fazer a sua adega de parede
- Prateleira de madeira pinus
- Tábua de madeira pinus
- Parafusadeira
- Cavilhas de madeira
- Parafusos
- Suporte para quadro
- Serra tico-tico
Passo a passo para você fazer uma adega de parede
Passo 1: prepare as prateleiras de suporte da adega vertical
Para começar, aqui a gente usou algumas prateleiras. Elas são de madeira pinus e vão dar um acabamento bem natural no final. Aqui, cortamos essas peças ao meio e depois afinamos um pouco mais. Isso deixou o visual mais leve e delicado, além de ficar do tamanho certo das garrafas.
Mas, caso você não queira usar prateleiras como eu e minha mãe fizemos, você também pode usar uma chapa de madeira pinus. Vai dar super certo também! Uma dica que eu dou é que, antes de cortar tudo, você tire as medidas. Dessa maneira, você consegue garantir que tudo fique do mesmo tamanho e bem uniforme!
Passo 2: crie um suporte para as garrafas
Em seguida, com as prateleiras já bem cortadas, o próximo passo desse tutorial de adega de parede é instalar cavilhas de madeira nessa superfície. Elas vão ser responsáveis por segurar as garrafas de vinho e evitar que elas rolem até o chão.
Para isso, colocamos duas cavilhas em cada lado da parte da frente das prateleiras. E, diferente do que eu sempre faço, hoje eu deixei essas peças sobrando um pouco para fora, com a altura de mais ou menos do tamanho da largura das garrafas de vinho.
No total, usamos seis prateleiras, cada uma com espaço suficiente para comportar uma garrafa. Esse formato é ótimo porque além de manter os vinhos seguros, também é super fácil de tirar e substituir as garrafas.
Passo 3: monte a base de madeira
Depois dessa etapa, utilizamos uma tábua de madeira pinus como base para fixarmos as prateleiras que fizemos de suporte. Esse material fica lindo e também vai super combinar com o restante da proposta, deixando tudo bem uniforme!.
Nessa base, fizemos as marcas e medidas de todas as seis prateleiras, garantindo um espaçamento regular entre elas. Essa parte é bem importante, porque o alinhamento certo é o que vai fazer sua adega ficar mais harmônica.
Antes de fixar tudo, também fizemos furos piloto, que são pequenos furos usados para marcar o local dos parafusos. Essa técnica vai facilitar muito o último passo desse tutorial, que é encaixar todas as peças na hora da montagem. É um truque simples que evita muito sufoco!
Passo 4: monte o restante da estrutura da adega e fixe na parede
Agora que todas as peças estão medidas e furadas, é hora de montar a estrutura. Usando os furos piloto como guia, parafusamos todas as seis prateleiras na base.
Nessa etapa, é muito importante lembrar de deixar o lado com as cavilhas voltado para frente, pois são elas que vão sustentar as garrafas.
Em seguida, com a estrutura montada, chegou a hora de instalar a adega na parede. Aqui, usamos suportes para quadros, que são discretos e dão a sustentação que precisamos sem o perigo de ficar frouxo ou não aguentar todo o peso. Eles ficaram bem firmes e seguros, além de não mostrar nenhum parafuso por fora.
Adega de parede finalizada com sucesso!
Esse projeto de adega de parede foi muito especial para mim, principalmente porque já fazia um tempo que eu queria criar alguma peça com a minha mãe. Além de ter sido um presente cheio de significado, também é uma ideia prática, funcional, muito charmosa!
Nesse caso, optamos por deixar o acabamento natural da madeira pinus, que dá um toque mais leve e elegante ao mesmo tempo. Mas, se você quiser, também é possível aplicar stain na peça, que é uma resina impregnante que ajuda a garantir uma durabilidade maior e também um brilho a mais.
Agora, você tem a opção perfeita de uma adega simples, barata e cheia de charme para fazer em casa! E, o melhor de tudo é que cabe em vários lugares de casa, indo desde a varanda até a cozinha.
Esse tutorial está no Instagram também para você conferir o passo a passo:
Ver essa foto no Instagram
Se você reproduzir essa ideia, eu vou amar saber e ver como ficou esse resultado!

Ráisa Guerra é jornalista e designer de interiores. Criadora do canal Mania de Decoração, é especialista em projetos acessíveis e criativos de decoração.