Dar sentido a peças descartadas é uma das coisas que mais gosto no meu trabalho. Usar a criatividade e transformar o velho em novo é sempre muito especial. Por isso, decidi compartilhar com vocês alguns móveis que faço com objetos que encontro nas caçambas.
Dessa forma, surgiu o novo quadro do Mania: Amou, levou!
Fiquei muito feliz em ver que vocês abraçaram esse novo projeto! Aqui, a ideia é garimpar, reformar e, depois, devolver para a rua até que chegue em um de vocês.
Para o segundo episódio, fiz uma mesa lateral. Ela fica linda para acompanhar o sofá, mas pode ser usada de muitas outras formas também.
Agora, como funciona o Amou, levou?
Nesse quadro, a proposta é pegar peças que foram descartadas e transformar em algo novo. Depois, quando o móvel estiver pronto, eu deixo na rua e quem amar, pode levar!
Caso você se pergunte por que deixar na rua, a resposta é mais simples do que parece: para chamar atenção.
Um dos meus objetivos é explorar a decoração sustentável. Ela não só é benéfica para o mundo, usando os princípios da reciclagem, como também é mais acessível. Mesmo que uma peça seja considerada lixo, ela pode ser muito mais que isso e deixar a sua casa ainda mais bonita.
Além disso, pode chegar em pessoas que não possuem tantas condições financeiras para comprar algo novo. Fazer uma transformação cheia de criatividade é uma solução incrível e que cria peças totalmente únicas!
E, se você quer encontrar as criações do Amou, levou, é bem fácil. Eu sempre vou deixar as dicas de onde eu deixei o móvel lá nos stories do Mania (@maniadedecoracao). Então, vale a pena ficar de olho para pegar o próximo!
Por enquanto, o quadro só vai acontecer em Goiânia. Mas, a ideia é expandir e conseguir levar esse projeto para outras cidades do Brasil. Se você conhece alguém que iria adorar os móveis que fiz até agora, compartilhe com essa pessoa. Assim, quanto mais gente gostar, mais chances de levarmos para outros lugares!
O segundo episódio
A mesa lateral teve um processo completo de transformação. Eu tinha encontrado uma porta e alguns pedaços de móvel com muito potencial para virar algo útil para a sala de estar.
Apesar de achar que ficou lindo no cantinho do sofá, também dá para explorar muitas outras combinações, como ao lado da cama.
Vou deixar aqui todo o passo a passo desse projeto para você fazer aí na sua casa.
Mas, antes, sobre a seguidora que pegou a mesa lateral
Enquanto no primeiro episódio eu fiquei esperando por um tempo até que alguém levasse o móvel, dessa vez eu tive uma surpresa. O Diego, namorado da Mari e seguidora do Mania, já estava lá na praça me esperando!
Ela estava em viagem e, por isso, não conseguiu ir pessoalmente. Mas consegui conversar com ela pelo telefone e foi incrível! Ela é um amor e fiquei muito feliz em ver que essa mesa vai poder fazer parte da história dela.
Esse projeto tem ganhado o meu coração por um motivo muito especial: estou conhecendo vocês pessoalmente. Isso tem sido cada vez mais gratificante! E essa aí sou eu, o Diego e a Mari, que estava no celular. Pelo sorriso, dá para ver que foi incrível, né?
Como fazer a mesa lateral: passo a passo
Agora, vem conferir como fazer esse móvel para decorar a sua casa!
Materiais necessários para fazer a mesa lateral
- Porta de guarda-roupas
- Parafusadeira
- Parafusos
- Serra tico-tico
- Ripas de madeira
- Cantoneiras pequenas
- Tinta esmalte a base d’água
- Batida de pedra
- Kit para pintura com rolinho de tinta e pincel
Passo 1: corte das partes para a mesa
Comecei cortando a porta em três pedaços diferentes, que vão servir como dois tampos e uma lateral.
Como eu queria trazer mais leveza e um design diferente, arredondei os tampos com ondinhas. No entanto, a lateral seguiu um padrão mais reto e retangular, já que ela seria um apoio.
Passo 2: pintura das peças
Antes de montar a mesa, pintei as peças cortadas. Para a pintura, eu usei batida de pedra como primer e, depois, apliquei tinta esmalte a base d’água.
Aqui, a cor usada foi Manteiga de Cacau, da linha Acqua da Eucatex. Esse tom combinou muito com a proposta suave do móvel!
Passo 3: corte das ripas
Enquanto a tinta seca, é hora de cortar as ripas de madeira. Elas vão ser muito importantes para estruturar o móvel e também vão servir de pés.
Passo 4: montagem da estrutura
Agora que todos os materiais estão separados e prontos, coloquei um dos tampos deitados sob uma superfície. Depois, parafusei as ripas menores nele.
Usando essa estrutura, peguei o outro tampo e parafusei nessas ripas. É importante lembrar que essa segunda peça é fixada na lateral, criando um outro degrau para a mesa.
Passo 5: fixação dos pés
Com a base montada, uni ela a outras ripas. Eu gostei bastante de como ficou, formando uma espécie de escadinhas para os pés. Isso deu um toque de modernidade super legal!
Passo 6: finalizando com a lateral
Por fim, prendi o terceiro pedaço da porta na parte mais alta do móvel, formando a lateral. Para garantir mais firmeza e dar um acabamento melhor, usei cantoneiras pequenas.
Mesa lateral pronta, agora é só usar como preferir!
O resultado ficou uma graça, né? Se você quiser acompanhar esse tutorial de como fazer uma mesa lateral, ele já está lá no Instagram.
Porém, o que eu queria mesmo deixar aqui é esse vídeo de como foi o segundo episódio do Amou, levou!
Ver essa foto no Instagram
Muito obrigada por apoiarem esse projeto tão especial! O meu coração fica quentinho a cada encontro com vocês.
Continuem compartilhando e acompanhando para que esse quadro chegue em mais pessoas e lugares. Quem sabe, o próximo não é seu?