O Amou, Levou, o novo quadro do Mania, nasceu a partir da ideia de decoração sustentável e desejo ter mais contato com minhas seguidoras.
Já estamos no terceiro episódio e ver esse projeto crescer cada vez mais tem sido muito especial!
Eu amo compartilhar as minhas criações feitas de garimpos e o processo de transformação criativa. Mas agora essa é uma chance disso sair das telas de celular e chegar até vocês.
Hoje, a proposta de móvel foi um par de mesas de cabeceira. Elas ficam uma graça tanto na sala de estar quanto no quarto, ao lado da cama.
Agora, como funciona o Amou, levou?
Se você está acompanhando o Mania, já entendeu como o quadro funciona. A ideia é bem simples: eu garimpo as peças que foram descartadas, reformo e depois devolvo para a rua.
Deixar os móveis na rua chamam muita atenção, que é um dos objetivos desse quadro. Isso acaba trazendo mais visibilidade para a decoração sustentável, que além de ajudar o planeta, também pode alcançar mais pessoas por ser mais acessível.
Assim, eu também espero chegar até quem possui menos condições financeiras. O que muitos consideram como lixo ou velharia, pode ser transformado em uma mobília linda e única para sua casa!
Para encontrar as peças do Amou, Levou, é importante ficar sempre atenta nos stories Instagram do Mania (@maniadedecoracao). Lá, eu deixo as charadas e dicas de onde eu vou colocar a próxima criação.
Infelizmente, por enquanto, esse projeto só está sendo realizado em Goiânia. Porém, a minha ideia é conseguir levar para mais lugares pelo Brasil.
Então, se você gostou ou conhece alguém que iria amar os móveis feitos, compartilhe! Dessa forma, temos chance de impulsionar o Amou, Levou e chegar até outros estados e cidades.
O terceiro episódio
Vocês já devem ter reparado que fazer mesas é uma das coisas que mais gosto! Teve até uma época em que isso era a minha grande missão. E, para esse terceiro episódio, não poderia ser diferente.
Eu fiz uma mesa de cabeceira garimpando um pedaço de MDF que estava em ótimo estado. Porém, a melhor parte é que, dessa vez, foram duas peças gêmeas!
Vou deixar aqui como eu construí esse par de mesas super fofo para você fazer também.
Mas, antes, sobre a seguidora que pegou o par de mesas
Lembram que, no episódio passado eu tive uma surpresa e o Diego, namorado da Mari, já estava lá para buscar a mesa lateral? Pois é, acontece que outra seguidora, a Ju, tentou pegar esse móvel também, mas acabou não chegando a tempo.
Só que essa história teve uma reviravolta… Em dose dupla ainda por cima! Hoje, a Ju conseguiu levar o móvel e eu ainda pude conversar com ela. Só de ver o quanto ela ficou empolgada, já fiquei muito feliz!
E não parou por aí, porque também pude conhecer outros seguidores que estavam lá na praça. Acho que nas próximas vezes, vou tentar até mesmo fazer um piquenique com quem for lá me encontrar. Ver que vocês estão gostando do quadro tanto quanto eu, é uma sensação que não dá para explicar.
Vou deixar aqui um registro desse dia tão especial com a Ju!
Esse carinho tem sido muito especial e só de pensar nos próximos episódios, meu coração já fica quentinho!
Como fazer o par de mesa de cabeceira: passo a passo
Agora, vem conferir como fazer esse móvel para decorar a sua casa!
Materiais necessários para fazer o par de mesa de cabeceira
- Pedaço de MDF
- Courino adesivo
- Talagarça
- Pés para mesa
- Parafusos
- Parafusadeira
- Serra tico-tico
- Estrutura de madeira
- Tinta esmalte a base d’água
- Batida de pedra
- Kit para pintura com rolinho de tinta e pincel
- Cantoneiras
Passo 1: criando a base para as mesinhas
Embora esse episódio tenha começado com um pedaço de MDF que estava muito bom, a primeira etapa dessas mesinhas foi reaproveitar uma estrutura de um móvel antigo que eu tinha feito. Era um aparador feito com varal de teto e telha que, agora, ganhou outro sentido!
Depois de desparafusar o ferro de varal de teto que tinha nessa mobília, eu usei uma serra tico-tico para cortar e deixar apenas a estrutura de madeira desse aparador. Esse recorte ficou tipo um “L”, que vai ser a base dessas mesas de cabeceira.
Passo 2: aplicação de courino adesivo
Colei um courino adesivo vermelho, quase um bordô, na parte debaixo desse “L” para dar um charme a mais no móvel. Essa parte vai ser a base da mesa.
Passo 3: corte e pintura do tampo
Como a estrutura estava só em formato de “L”, peguei o pedaço de MDF que deu início a tudo isso e cortei para servir de tampo da mesinha. Antes de parafusar, eu pintei e fiz aquele esquema que eu sempre falo: passei uma batida de pedra primeiro e, depois, vim com a tinta.
Passo 4: ripas para estruturar a mesa de cabeceira
Ainda com esse MDF, fiz duas ripas para cada mesinha. Como nesta estrutura uma parte desse “L” é o fundo e a outra é a base, eu precisava de mais suporte.
Fixei as ripas, colocando uma na lateral esquerda e outra na dianteira direita. Isso deu um design mais moderno e também ajudou a sustentar o móvel.
Parafusei essas duas ripas e, para deixar o par bem elegante, coloquei também talagarças. Elas formaram um detalhe que combinou muito bem com o courino vermelho!
Passo 5: parafusando o tampo
Depois de colocar as ripas, foi só parafusar o tampo. Aqui, usei cantoneiras pequenas na para prender a parte de cima, para evitar que eles ficassem à mostra no móvel. Assim, o acabamento fica mais bonito e limpo.
Passo 6: hora de finalizar as mesinhas
Por fim, coloquei os pés na estrutura, deixando a mesinha mais altinha. Dessa maneira, fica mais fácil de acessar a cama.
Mesas de cabeceira prontas!
Agora que as mesas de cabeceira estão prontas, é só decorar como preferir. Eu achei que o resultado ficou uma graça! Se você for reproduzir aí na sua casa, me conta depois, tá?
Esse episódio está lá no Instagram para vocês verem também!
Ver essa foto no Instagram
Ah, e olha só a foto que a Ju me mandou! As mesinhas já estão sendo muito bem usadas!
Eu achei que ficou super criativo usar as mesinhas na sala de tv. E, olhando essa foto, eu vejo que elas combinaram perfeitamente!
Esse quadro faz cada vez mais sentido. Já fica de olho para ver o próximo episódio!