O natal já está quase chegando e um item que não pode faltar na decoração é a árvore. Mas, nem sempre temos conseguimos investir em uma, seja por falta de espaço, por ser um gasto que usamos apenas uma vez ao ano ou simplesmente por não querer acumular mais um item dentro de casa.
No meu caso, eu quis inovar. Já estava cansada de, todo ano, seguir um ritual de tirar a árvore da caixa e guardar de novo. Então, caso você se identificou com qualquer uma dessas situações, esse tutorial de hoje vai te salvar!
Nesse passo a passo, vou te ensinar como fazer uma árvore de natal que, no restante do ano, pode ser usada como luminária. É uma alternativa cheia de estilo e com ótimo custo-benefício para você ter uma peça decorativa durável.
A ideia aqui é construir uma estrutura que lembre o formato de uma árvore, mas que não precise ser guardada ou desmontada depois do natal. Em vez disso, ela vira uma luminária super charmosa que adiciona personalidade ao ambiente. É a combinação perfeita entre estética e funcionalidade.
Vem conferir como você pode fazer essa árvore de natal que também é uma luminária!
Materiais necessários para fazer a sua árvore-luminária
- Três tábuas de madeira (pequena, grande e média)
- Broca serra copo
- Broca fina
- Cola para madeira
- Parafuso
- Martelo
- Cabo de madeira ou de vassoura
- Soquete
- Lâmpada
- Parafusadeira
- Lixa
Passo a passo para fazer a sua luminária que também é uma árvore de natal
Passo 1: comece fazendo furos nas tábuas
Para começar a fazer esse item dois em um, que é uma árvore de natal e luminária ao mesmo tempo, você vai precisar começar pegando três tábuas de madeira de tamanhos diferentes. Aqui, eu estou usando uma pequena, média e grande. Essas proporções vão garantir que elas fiquem no formato cônico da árvore.
Em todas as tábuas, eu fiz seis furos nas laterais, usando uma broca serra-copo. Dessa forma, os buracos vão ficar arredondados que vão encaixar perfeitamente os cabos de madeira.
Depois disso, para garantir evitar qualquer farpa, eu também lixei esses furos. Como a intenção é usar essa peça o ano todo, ela precisa ter o melhor acabamento possível!
Passo 2: prepare a madeira para encaixar na estrutura da luminária
Na menor tábua, eu fiz um furo central. Essa parte vai ser o topo da árvore de natal, mas também o apoio da luminária.
Depois, eu peguei os cabos de madeira que vão formar toda a estrutura desta peça dois em um e fiz furos com uma broca bem fininha. Isso vai garantir que a madeira não rache quando colocarmos pregos nela. Dessa maneira, a árvore de natal vai ficar bem mais firme e com uma vida útil maior.
Se você preferir, também pode aproveitar cabos de vassoura, que vão servir super bem aqui! A única coisa é que todos eles precisam ter o mesmo tamanho para que tudo fique bem nivelado.
Passo 3: encaixe os cabos nas tábuas
Agora que já temos tudo que precisamos para montar uma estrutura firme e duradoura, vamos começar a montar. Esse processo é bem simples!
Primeiro, eu comecei aplicando cola para madeira nos furos das tábuas. A cola vai dar uma sustentação extra e impedir que a peça fique bamba enquanto você estiver montando. Depois disso, é só reforçar essa fixação usando pregos e martelo.
Comece pela tábua maior, encaixando os cabos de madeira nos furos. Após prender todos os pontos, encaixe esses mesmos cabos nos furos da tábua menor, que fica no topo. A ideia aqui é que elas fiquem conectadas como se fosse um cone aberto.
Em sequência, encaixe a tábua de tamanho médio entre elas, de modo que ela fique no meio da estrutura. Como a intenção é usar não só como uma árvore de natal, mas também uma luminária o ano todo, essa peça pode servir como uma prateleira para outros enfeites, como vasos pequenos de plantas.
Passo 4: instale a lâmpada
Com a estrutura montada, é hora de transformar tudo isso em uma luminária funcional. Lembra do furo na tábua menor, lá no topo? É por ele que você vai passar o fio da instalação elétrica.
Depois de passar a fiação e instalar o soquete, basta colocar a lâmpada. Aqui, optei por uma lâmpada bem grande e de cor amarela, que cria uma atmosfera aconchegante e charmosa.
A luz amarela valoriza a madeira e deixa um clima acolhedor, ideal tanto para o natal quanto para o uso no resto do ano. Se quiser, você pode até usar uma lâmpada de filamento estilo retrô, que também funciona super bem nesse tipo de luminária.
Passo 5: finalize a sua árvore de natal
Agora é a hora de transformar essa luminária em uma árvore de natal completa. Eu comecei passando o festão entre os cabos de madeira, preenchendo toda a estrutura até que ela estivesse bem verde. Por ser uma estrutura aberta, o festão se encaixa fácil e cria um efeito lindo e natural.
Depois disso, é só adicionar os laços, bolinhas e os enfeites que você mais gostar. Você pode amarrar tudo com fio de nylon, barbante discreto ou até fitinhas, garantindo que nada caia ou fique solto.
Ah, e como a ideia é usar essa árvore de natal como luminária no restante do ano, eu decidi colocar um saquinho organizador na base da estrutura. Assim, eu consigo guardar todos os enfeites ali mesmo, facilitando na hora de decorar no próximo ano.
Árvore de natal e luminária pronta!
Por aqui, eu amei o resultado! Essa solução não só economiza espaço e dinheiro, mas também cria um móvel único para o ano todo.
Por ser feita de madeira e ter estrutura firme, ela combina facilmente com diferentes estilos de decoração. A luminária-árvore pode iluminar cantinhos da sala, área de convivência, hall de entrada ou quarto.
Esse tutorial também está no Instagram para você conferir:
Ver essa foto no Instagram
Se esse tutorial te inspirou, me conta! Eu vou amar saber o que você achou!

Ráisa Guerra é jornalista e designer de interiores. Criadora do canal Mania de Decoração, é especialista em projetos acessíveis e criativos de decoração.




