Edit Template

Como fazer banco com cabideiro em 5 passos

Por Ráisa Guerra

29 jan 2026

5 min de leitura

Link copiado com sucesso!

Depois de uma reforma na casa da minha prima, o banco que os pedreiros usaram durante a obra acabou ficando bastante desgastado, com riscos, marcas de tinta e sinais claros de uso. Ao mesmo tempo, eu tinha um cabideiro de madeira que quebrou um dos pés e, por isso, estava encostado, sem função nenhuma.

Duas peças que, à primeira vista, poderiam facilmente ir para o descarte, mas que ganharam um novo propósito! Assim, como vocês sabem que eu amo a decoração sustentável, acabou surgindo a oportunidade perfeita para reaproveitar essas peças e fazer um banco com cabideiro.

Além disso, esse tipo de projeto prova que não é preciso começar do zero ou gastar muito para ter algo bonito e funcional. O resultado é uma peça versátil, perfeita para o hall de entrada, que ajuda na organização do dia a dia e ainda soma na decoração.

Ah, e se eu te contar que pesquisando referências parecidas, encontrei modelos que chegam a custar até mil reais lá fora? Aqui, a proposta foi criar uma versão mais acessível, possível e totalmente adaptável à realidade da maioria das casas brasileiras. Agora, vem ver como fazer esse banco com cabideiro!

Banco de madeira com cabideiro embutido, bolsa e casaco pendurados.

Materiais para fazer o seu banco com cabideiro

Passo a passo para fazer o seu banco com cabideiro

Passo 1: prepare o cabideiro para ser fixado no banco

Desmembrando o cabideiro.

Para começar, eu já tinha esse cabideiro que eu considero um clássico nas casas brasileiras. Eu confesso que amo essa estrutura dele! Mas, para fazer essa peça, precisei retirar alguns ganchos. Isso porque, quando alguém sentar, vai ser mais funcional e evitar o risco de ser espetado por um gancho.

Além de retirar alguns ganchos, eu também lixei o espaço onde tinha uma peça antes e tapei com massa para madeira. Dessa forma, o acabamento final fica bem mais bonito e profissional!

Passo 2: limpe o banco

Agora, para o banco, antes de colocar o cabideiro, a primeira coisa que fiz foi tirar as manchas de tinta com uma espátula.

Se você também vai aproveitar um móvel que está com crostas de outros materiais, eu recomendo fazer esse processo com cuidado para evitar arranhar ainda mais a superfície.

Passo 3: fure o banco para receber o cabideiro

Parafusando o cabideiro no banco de madeira.

Para encaixar o cabideiro no banco, primeiro vamos precisar fazer um furo com uma broca forstner bem próximo a uma das extremidades do móvel. Essa ferramenta vai criar um buraco maior e mais largo, perfeito para encaixar a peça.

Nesse passo, é muito importante que você também guarde todo o pó que sair quando você fizer o furo na superfície do móvel. Daqui a pouco, isso vai fazer sentido. Confia em mim!

Depois que o banco estiver furado, você pode encaixar o cabideiro no buraco e reforçar com um parafuso. Dessa forma, a estrutura vai ficar firme e sem perigo de bambear com o uso cotidiano.

Passo 4: tampe os buracos maiores no banco

Com o farelo de madeira, você vai misturar cola branca em um pote. Depois que tudo estiver bem misturado, quase como uma massinha, vamos colocar nos buracos maiores do banco. Essa é a hora de tapar todos os furos e deixar a peça como uma coisa só.

Por aqui, eu deixei secando durante toda a noite. Após secar, também lixei para dar um acabamento melhor e tirar as imperfeições mais superficiais do banco, agora unido com o cabideiro.

Passo 5: passe stain e dê acabamento para o banco com cabideiro

Passando stain no banco de madeira.

Para dar um acabamento bem bonito para o banco com cabideiro, passei massa para madeira. Isso vai retirar a maioria dos arranhões e deixar a superfície mais lisa. Aqui, você pode utilizar uma espátula para deixar mais uniforme e reto.

Em seguida, lixei o assento do banco outra vez, usando uma lixa mais fina. Por fim, passei stain na cor Imbuia, da Eucatex, e pronto!

Banco com cabideiro finalizado!

O resultado desse banco com cabideiro é aquele tipo de móvel que faz diferença no dia a dia. Além de bonito, ele é bem funcional: serve como apoio para sentar, facilita na hora de calçar ou tirar os sapatos e ainda ajuda a manter bolsas, casacos e acessórios sempre organizados.

No hall de entrada, ele funciona quase como um convite, deixando o espaço mais acolhedor e prático. Você também usar esse banco com cabideiro no quarto, que vai ajudar bastante na organização do espaço no dia a dia. Se quiser, dá até para deixar no closet como um apoio! Viu só como é versátil?

Outro ponto que eu amo aqui é que o uso da madeira traz essa sensação de aconchego e elegância. Mas, para além disso, é uma peça que prova a possibilidade de transformar móveis desgastados em algo totalmente novo, com personalidade e sem gastar muito.

Um projeto simples, acessível e que pode ser facilmente adaptado para diferentes estilos de casa e necessidades. Eu amei o resultado!

Você também pode acompanhar esse passo a passo lá no Instagram junto comigo:


Mas agora, me conta o que achou! Teria esse móvel em casa ou não?

Ráisa Guerra é jornalista e designer de interiores. Criadora do canal Mania de Decoração, é especialista em projetos acessíveis e criativos de decoração.

COMPARTILHE:

Inscreva-se em nossa newsletter

Assine gratuitamente e receba as melhores dicas, inspirações e tendências de decoração para transformar o seu lar.

Você também pode gostar

Edit Template
Edit Template

Navegue por categoria

Edit Template