Se você tem uma cadeira antiga, ou como no caso desse tutorial, uma banqueta velha, dá para fazer algo bem bonito e novo! Caso a estrutura ainda esteja firme e em ótimo estado, mas o visual já não te agrade tanto, eu te garanto que é possível dar uma nova aparência para esse móvel. Assim, pensando nisso, a ideia de hoje é transformar uma banqueta criando um assento com cabide.
O uso dos cabides traz não só um apelo estético interessante, mas também uma solução funcional. A curvatura natural da madeira ajuda a criar um assento confortável, além de dar leveza visual ao móvel. É uma alternativa criativa que foge do óbvio e fica linda! Outro ponto positivo é a versatilidade, já que você consegue adaptar em diferentes modelos de banquetas e cadeiras.
Além de ser um projeto sustentável, que reaproveita materiais e evita desperdícios, essa banqueta com assento de cabides se torna uma peça de destaque na decoração. Ela une estética, funcionalidade e criatividade.
Agora, vem ver como eu fiz essa banqueta usando cabides para fazer o assento!
Materiais necessários para fazer a sua banqueta com assento de cabides
- Banqueta ou cadeira
- Cabides de madeira
- Furadeira
- Parafusos
- Lixadeira
- Tinta em spray
- Stain
- Pincel
- Abraçadeira de nylon
- Rebite com rosca interna
- Barra rosqueada de 5mm
Passo a passo para fazer a sua banqueta com assento de cabides
Passo 1: prepare os cabides
Para começar o assento da banqueta, o primeiro passo é retirar o gancho de pendurar e a parte reta do cabide. Aqui, a gente vai precisar usar só a curvinha, que vai formar um assento mais confortável.
Nesse projeto, eu precisei usar cerca de 12 cabides. Mas, uma dica é medir o comprimento da sua cadeira para compreender com exatidão quantos você vai gastar nesse processo. Assim, não vai ter que comprar nenhuma peça faltando ou ficar com itens extras em casa.
Passo 2: passe stain nas peças do cabide
No meu caso, a minha banqueta já tinha um encosto de madeira, então a ideia era combinar o assento de cabides com esse mesmo tom. Para isso, usei stain com cor e passei em todos as peças.
O stain é uma resina impregnante que funciona como uma barreira de proteção, além de também ser responsável por prolongar a vida útil do meu móvel. Se você quiser, também dá para usar um sem cor ou variar nas colorações. Isso vai deixar o acabamento mais bonito e um móvel mais duradouro!
Passo 3: fure a sua banqueta
Agora, para a estrutura da cadeira, não precisa mudar muita coisa! Fiz quatro furos na minha banqueta, sendo dois na parte da frente e dois na parte de trás. É muito importante que eles tenham a mesma distância para que o produto final fique bonito. Caso contrário, a sua peça pode ficar irregular ou torta.
Passo 4: prepare a banqueta para os assentos de cabide
Depois de todos esses processos, é hora de preparar a banqueta para receber os assentos de cabide. A estrutura que eu tinha aqui era toda de metal e na cor prata. Então, para combinar melhor com a madeira e dar um visual mais moderno, eu pintei tudo de preto.
Você pode usar uma tinta em spray que vai facilitar bastante o seu trabalho! No entanto, eu recomendo forrar a área antes de fazer a tintura, para evitar sujar a sua casa ou móveis.
Outro ponto é que, apesar de ter escolhido um stain com cor para combinar ao máximo com a madeira da minha banqueta, acabei lixando ela e passando outra camada de stain.
Passo 5: fixe os cabides no assento da banqueta
Para fixar os cabides no assento da banqueta, você vai precisar começar fazendo dois furos em todas as peças. Aqui, é fundamental que todos eles tenham a mesma distância dos buracos no metal do móvel. Quando estiverem todos furados, vamos usar um rebite com rosca interna e uma barra rosqueada de 5mm.
Comece encaixando a barra rosqueada nos furos com o rebite já em uma das pontas, só até a metade do assento. Aí, você encaixa os cabides dentro da barra até acabarem as suas peças.
Depois de pronto, termine de encaixar a barra rosqueada até o outro lado do assento. Finalize rosqueando os rebites para prender tudo.
Passo 6: finalize o assento de cabides da sua banqueta
Para finalizar o assento da minha banqueta, eu deixei uma distância de 1,5 cm entre cada cabide. E, como queria que a peça ficasse bem firme e segura, sem ter perigo das peças irem escorregando enquanto alguém senta, decidi colocar abraçadeiras de nylon e cortei o excesso.
Por fim, para dar um acabamento mais bonito, passei tinta spray preta em cima dos parafusos para retirar o prateado.
Banqueta com assento de cabides pronta!
Depois de pronta, a banqueta até passou por testes aqui em casa para garantir que, além de bonita, fosse realmente funcional e segura. Inclusive, meu marido, que pesa 80 kg, sentou normalmente e a estrutura aguentou super bem, sem folgas ou desconforto.
No uso diário, o assento também se mostrou confortável: a curvinha natural do cabide acaba funcionando de forma muito parecida com um assento convencional, distribuindo melhor o peso e deixando a experiência mais agradável do que parece à primeira vista.
Além disso, eu amei que a madeira traz uma sensação de aconchego e equilíbrio, criando conexão com a natureza dentro de casa. Essa combinação também faz com que a banqueta se encaixe facilmente em diferentes ambientes da casa. Aqui, você pode usar na cozinha, varanda ou área gourmet que vai ficar linda!
Esse tutorial também está lá no Instagram para você conferir o passo a passo comigo:
Ver essa foto no Instagram
O que você achou dessa transformação de banqueta? Para mim, o resultado ficou bem moderno e charmoso! Se esse tutorial te inspirou, depois me conta, viu?!

Ráisa Guerra é jornalista e designer de interiores. Criadora do canal Mania de Decoração, é especialista em projetos acessíveis e criativos de decoração.




