Não é nenhuma novidade as cabeceiras tem um poder incrível para transformar a atmosfera de qualquer quarto! Elas são peças simples, mas que trazem charme, aconchego e identidade.
Por isso, a minha ideia nesse tutorial é te mostrar como fazer uma das cabeceiras mais fáceis e rápidas que você já viu. O resultado é algo bem moderno e leve, que vai deixar o seu espaço mais convidativo.
Essa dica é perfeita para quem busca um visual contemporâneo, com personalidade e aquele ar mais delicado e elegante que combina com qualquer tipo de decoração, desde quartos super coloridos até ambientes mais minimalistas.
Caso você more de aluguel, essa ideia também vai te ajudar bastante! Como todo o projeto é feito usando rodameio adesivo, você consegue montar a cabeceira sem estragar a parede, sem criar furos e sem nenhum tipo de dano na estrutura do imóvel. Depois, se quiser mudar, remover ou adaptar, é só tirar com cuidado.
Agora, vem ver como você pode fazer uma cabeceira usando EVA adesivo em apenas 3 passos!
Materiais necessários para fazer a sua nova cabeceira
- Papelão
- Tesoura
- Cola
- Compasso
- Régua
- Secador
- Rodameio adesivo de 3,8 cm
- Rodameio adesivo de 2,3 cm
- Tinta
- Rolo de tinta
- Fita
Passo a passo para fazer a sua nova cabeceira
Passo 1: comece fazendo os moldes
Para começar a fazer essa cabeceira, primeiro é legal começar fazendo um molde. Essa etapa parece simples, mas faz toda a diferença para que o resultado tenha o melhor acabamento possível. Aqui, eu usei um pedaço grande de papelão para construir cada um dos arcos.
Você pode usar um compasso grande ou até improvisar algum objeto redondo para ajudar na parte superior do arco. Depois, é só puxar as laterais retinhas para baixo até atingir uma altura considerável.
Quando tudo estiver marcado,você vai precisar cortar esse molde e colar sobre outro pedaço de papelão para deixar a estrutura mais firme. Nessa etapa, pode caprichar na cola sem medo! Assim, quanto mais rígido o molde estiver, mais fácil será usar na parede depois. Isso também vai evitar que o molde amasse, entorte ou perca o formato durante o processo.
No total, foram seis moldes: dois de 50cm, dois de 40cm e dois de 30cm. Essa variação de tamanhos vai criar um design mais moderno e diferente, acrescentando um nível de profundidade interessante para a peça.
Passo 2: cole os rodameios adesivos na parede para formar a cabeceira
Agora que você já tem a base pronta, é hora de começar a aplicar o rodameio.
Eu optei por usar dois modelos diferentes de rodameio, um de 3,8 cm e outro de 2,3 cm. Essa diferença entre as larguras cria um contraste delicado e super moderno, deixando cada arco com uma borda própria. E sabe os moldes com os tamanhos variados? Vai fazer todo sentido com essas peças!
Para começar, coloquei os moldes na parede com uma fita comum. Aqui, não precisa se preocupar em usar nada muito forte porque eles vão sair depois a função deles aqui é apenas orientar o posicionamento do rodameio. Se você preferir não usar nenhuma, pode até mesmo pedir ajuda de outra pessoa para ficar segurando enquanto você modela o EVA.
Depois de os moldes estarem em seus devidos lugares, comecei aplicando o rodameio de EVA mais grosso contornando o molde maior. Como esse material é bem maleável, eu usei um secador de cabelo para aquecer um pouco e deixar mais fácil de fazer as curvas perfeitas nos arcos. Isso vai facilitar muito o seu processo, especialmente nas partes arredondadas!
Em seguida, repeti o processo alternando a ordem dos moldes até chegar ao menor. Esse movimento de moldes maiores para menores dá o efeito de camadas, criando uma composição mais rica visualmente.
Passo 3: finalize a cabeceira com tinta
Para finalizar essa cabeceira, depois que tudo já estava bem colado e firme na parede, foi só pintar. Essa parte é muito tranquila e você não precisa de tinta especial, aquelas comuns já vão funcionar muito bem!
Como eu queria uma cabeceira mais suave, escolhi um tom de bege escuro, mas ainda delicado. E escolha da cor faz muita diferença! Ao usar tons neutros, o quarto mais aconchegante e leve, além de ser mais fácil combinar com outros estilos de decoração. Mas, se quiser ousar, você também pode pintar com uma cor mais vibrante e transformar a cabeceira no ponto focal do cômodo.
Após escolher a cor, eu comecei pintando a parede e depois passei por cima dos rodameios, cobrindo tudo por igual. Por fim, duas camadas foram o suficiente para cobrir tudo e ficar com o acabamento mais profissional.
Cabeceira com rodameio adesivo pronta!
E foi assim que essa cabeceira ganhou forma! Com certeza, esse foi um dos tutoriais mais fáceis que você já viu. O resultado ficou uma graça também, moderno e delicado.
Essa é daquelas ideias que provam que dá para transformar qualquer quarto usando materiais simples e um pouco de criatividade. Além disso, é uma opção perfeita para quem mora de aluguel, já que tudo pode ser removido depois sem dafinificar a parede.
Se você, assim como eu, ama esse tipo de peça no quarto, eu já fiz um texto com algumas dicas e inspirações de cabeceiras de cama. Dá super para adaptar esses elementos em qualquer estilo, desde o mais minimalista até o mais rústico, clássico ou boho.
Você também pode acessar esse tutorial lá no Instagram e conferir como foi fazer essa cabeceira:
Ver essa foto no Instagram
E aí, gostou dessa ideia? Depois me conta!

Ráisa Guerra é jornalista e designer de interiores. Criadora do canal Mania de Decoração, é especialista em projetos acessíveis e criativos de decoração.
