Se você me acompanha, já deve ter notado que eu amo cabeceiras de cama! Elas dão aquele up no ambiente e tiram a sensação de vazio daquela parede. Além disso, são mestres em trazer uma atmosfera mais convidativa e confortável no quarto.
Por isso, eu decidi trazer algumas dicas e estilos de cabeceira para você decorar o seu quarto. Assim, você vai ver quais opções são as melhores para o seu bolso e seu gosto pessoal.
E, se você está em busca das tendências para 2026… Então achou o artigo certo! Aqui, vou te dar algumas ideias e inspirações para você já chegar no próximo ano com tudo.
Tipos de cabeceiras: estilos e materiais

As cabeceiras tem um poder transformador no visual de um quarto. Muitas vezes, são elas que agregam personalidade e aconchego nesse cômodo. Você pode pensar nesse item de decoração como se fosse a cereja do bolo no seu espaço de descanso favorito.
O melhor de tudo é que existem vários materiais e estilos para você reproduzir! Essa variedade de formas é muito legal, já que assim é quase impossível não se apaixonar por nenhum modelo.
Os diferentes estilos podem variar desde os mais clássicos e minimalistas, que vão aparecer em tons neutros, até os mais modernos e rústicos. Além disso, existem muitas alternativas para você usar, indo desde cabeceiras de madeira, estofadas ou de metal.
Cabeceiras estofadas
As cabeceiras estofadas são uma das opções que mais gosto! Se você é uma seguidora atenta do Mania, já está familiarizada com as minhas ideias feitas com bóia de piscina espaguete e tecido. Para mim, elas trazem uma textura e suavidade muito interessantes para o quarto.
Nesse modelo, geralmente elas são revestidas com um tecido, como veludo e linho, ou couro. Isso, por si só, já agrega muita beleza no ambiente! Além de deixarem visualmente mais bonito, também trazem um conforto a mais para você. Se for um leitor assíduo, essa opção é perfeita para ficar apoiado enquanto devora as páginas de um bom livro.
Aqui, uma das maiores vantagens é que as cabeceiras estofadas abrem um leque enorme de possibilidades. Existem muitos modelos, como alguns que são mais quadriculados e outros que são mais arredondados, podendo ser até mesmo apenas um retângulo comprido ou várias unidades que formam esse objeto.
Além disso, também há muitos materiais e cores disponíveis, podendo adaptar para o que você mais gostar. Você consegue transitar entre vários estilos diferentes, indo desde o clássico e minimalista, até o mais moderno e descontraído.
No entanto, vale considerar que, por serem revestidas com tecido, elas vão exigir uma limpeza mais cuidadosa. Como não é possível lavar na máquina uma cabeceira inteira, é importante pensar em materiais que sejam mais fáceis de fazer a manutenção, como um couro ou tecidos impermeáveis, que você pode apenas passar um pano úmido.
Também é possível aspirar o pó de forma regular durante a semana. Dessa forma, você evita o acúmulo de poeira e manchas.
Aqui, eu trouxe algumas opções bem versáteis!
Para quem gosta de uma estética mais minimalista

Em tons neutros

Cabeceira no couro fosco

Ou em um couro caramelo mais vibrante

Para dar aquele toque verde

Cabeceira simples e discreta

Cabeceiras de madeira
As cabeceiras de madeira também são uma alternativa super interessante! Apesar de combinarem com muitos estilos, elas são perfeitas para quem gosta de uma decoração mais rústica.
Existem muitas formas de se usar esse tipo de cabeceira. Um dos meus favoritos é com a madeira na sua cor natural, que traz muito desse toque de natureza e textura aconchegante. Mas, outro jeito bem bonito, é pintando esse material, que eu também amo!
Além das cores, também existe a possibilidade de muitos outros formatos. Um dos mais virais nos últimos tempos é aquele com pequenas tábuas de madeira em toda a extensão da parede.
Um ponto interessante das cabeceiras de madeira é a durabilidade. Como esse é um material de alta resistência, vai durar muito tempo sem perder a beleza ou ficar com aparência desgastada. Caso você invista em uma e queira usar com a cor natural, uma dica que eu dou é passar, sempre que necessário, uma camada de stain ou verniz para restaurar o brilho e proteger a peça.
A desvantagem é que cabeceiras muito grandes ou pesadas podem exigir atenção na instalação. Nesse caso, geralmente exige alguns furos na parede. Então, se você mora de aluguel, esse é um aspecto interessante para ser considerado.
Para você conhecer mais sobre esse material e estilo, trouxe aqui algumas inspirações:
Cabeceira simples

Painel ripado como cabeceira de cama

Opção de cabeceira pintada em um branco gelo

Ou, ainda, na em um tom de vermelho mais alaranjado

Para quem gosta de decoração mais simples

Madeira quadriculada que dá atenção aos detalhes

Cabeceiras metálicas
As cabeceiras metálicas são uma opção bem interessante e trazem muito impacto no quarto! Mesmo sendo feitas de metal, a cor final desse produto é o que determina a sua elegância e grau modernidade.
Em metais mais finos e pretos, por exemplo, com traços mais retos, o resultado final vai trazer um ar mais industrial. Já se você pintar e usar linhas curvas, vai ter um aspecto mais leve e descontraído.
Elas são muito versáteis, tanto em estilo quanto em formas. Mas, outro benefício desse tipo de cabeceira, é que ela não exige tantos cuidados, com excessão de evitar jogar água nela. Diferentemente dos estofados e madeiras, ela precisa apenas de um momento na sua rotina para passar um pano e retirar o excesso de poeira acumulada.
Eu selecionei alguns modelos lindos para vocês conferirem também:
Cabeceira de metal pintada de azul

Como um detalhe de relevo da parede

O metal preto que contrasta com a delicadeza

Formato arredondado que traz suavidade

Cabeceira com painel iluminado

Como escolher a cabeceira ideal para o seu quarto
Escolher a cabeceira ideal faz toda a diferença no final. Ela não só vai definir o clima do ambiente, como também é a tradução da sua personalidade no ambiente.
Mas, essa escolha vai além do cenário visual. Você precisa pensar, também, no espaço disponível para instalação e se a sua ideia vai combinar com o restante dos elementos no quarto.
Uma dica que eu gosto bastante é pesquisar por ideias para inspiração. Além de pesquisar algumas opções no feed do Mania (@maniadedecoracao), que é cheio de opções de cabeceiras, você também pode buscar em sites como o Pinterest. Dessa forma, você vai conseguir ter uma visualização melhor de como fica depois de instalada e, até mesmo, conseguir ver estilos mais parecidos com o que você já tem ou quer alcançar.
Se você mora de aluguel, também é interessante pensar em opções que não agridam o imóvel. Muitas alternativas de cabeceira são autocolantes, o que pode facilitar tanto a aplicação quanto a remoção. Sendo assim, antes de escolher o seu modelo ideal, é bom pensar com calma nesses aspectos.
Considerar o espaço disponível

Avaliar o seu espaço disponível é um dos primeiros passos que você deve pensar antes de realizar a sua compra ou montagem da cabeceira. Aqui, é fundamental que você analise o tamanho da sua parede e de onde você quer colocar o seu item de decoração.
Além disso, outra coisa indispensável é medir o tamanho da sua cama. Nesse caso, vale tanto para a largura quanto para a altura. Dessa forma, você consegue evitar que fique sobrando ou faltando cabeceira.
Se você quiser uma cabeceira em toda a extensão da parede, por exemplo, medir esse espaço e as medidas do modelo que você quer comprar vai fazer todo sentido. Assim, delimitar a área para instalação também é muito importante!
Combinar com a decoração existente

Para que a decoração não fique desordenada visualmente, é interessante que você escolha uma cabeceira que converse com os elementos que já existem no seu quarto. Nesse sentido, você pode observar as cores, materiais e objetos decorativos que você já usa.
E, aqui, eu não digo apenas para tentar combinar as cores e deixar tudo uniforme. Você pode pensar em trazer um contraste, por exemplo, para iluminar e realçar essa área do cômodo. Ou, se quiser uma vibe menos vibrante, pode pensar em uma paleta de cores que combine com a sua decoração atual.
Pensar nos objetos, como mesa de cabeceira, guarda-roupas, tapetes, cortinas e quadros, é um bom caminho para decidir a sua compra ideal. E, se você tiver um papel de parede ou pinturas, é mais do que importante levar isso em consideração!
Porém, se você estiver no processo de dar um tapa no visual do quarto, essa é uma oportunidade para você pensar em tudo do zero!
Tendências em cabeceiras para 2026
As cabeceiras, além de deixar a decoração mais linda, também são essenciais para agregar conforto e aconchego ao cômodo. Além disso, também são peças muito funcionais, pois evitam que a cama fique batendo na parede. Ou seja, são essenciais no quarto!
E, como o novo ano já está batendo na porta trazendo as novidades em decoração, eu não poderia deixar de trazer para vocês algumas das principais apostas para 2026. Assim, você já se inspira e entra no próximo ano com o quarto renovado e cheio de estilo.
Agora, vem conhecer quais as tendências!
Cabeceiras com luz embutida
Eu sempre digo que a iluminação faz toda a diferença na decoração. E, no próximo ano, uma tendência que vai bombar são as cabeceiras com luz embutidas! Em 2025, elas já começaram a aparecer com muita força, mas vão fazer ainda mais sucesso ano que vem.
Essas mobílias trazem um ar de modernidade e são super bonitas. Eu mesma já fiz um tutorial de cabeceira com luz de LED e amei muito o resultado no meu quarto! Além de serem lindas, também vem com um bônus de funcionalidade, já que iluminam o ambiente de forma sutil, assim como uma luminária.
Se você mora de aluguel, uma boa opção é colocar fitas de LED autocolantes na sua cabeceira. Assim, você não prejudica a estrutura do seu imóvel, mas continua por dentro da moda do mundo das decorações!
Ah, e tem outro aspecto muito legal! Você também consegue regular a intensidade da luz, dependendo das suas necessidades do momento. Caso queira, também dá para deixar desligada durante o dia.
Uma dica que eu dou, nesse caso, é investir em uma luz que seja de coloração mais quente e amarelada. Isso porque, no quarto, vai dar uma sensação maior de aconchego, ao contrário de uma luz fria, que nos deixa mais atentos. Assim, você vai conseguir ter ótimos momentos de relaxamento e paz no cômodo.
Para você se inspirar, trouxe aqui alguns modelos bem bacanas!
Cabeceira que vai até o teto com luz embutida nas laterais

Na lateral da cama

Cabeceira iluminada de madeira com detalhes quadriculados

Outra opção mais simples com madeira

Azulejos de vidro iluminados: uma opção bem diferente!

Cabeceiras modulares
Assim como as cabeceiras iluminadas, os modelos modulares também estão super populares neste ano. E, elas vieram para ficar! Por serem muito versáteis, elas são super fáceis de combinar no quarto.
Aqui, o maior benefício desse tipo de cabeceira é que, com ele, você pode montar do jeito que preferir. Como elas são formadas por módulos separados de encaixe, isso te permite brincar com os formatos, tamanhos e cores diferentes. Assim, dá para criar uma composição com as peças do jeito que mais se parece com você, cheio de personalidade e única!
Além de muito estilosas, as cabeceiras modulares também são ótimas para quem gosta de mudar a decoração com frequência. Você pode reorganizar os módulos quando quiser e dar uma nova cara para o quarto sem precisar gastar tanto ou trocar a peça inteira.
Outro ponto legal, especialmente para quem mora de aluguel, é que elas podem ser instaladas apenas com fitas dupla-face, desde que tenham uma resistência grande. Ou seja, você não prejudica a pintura e não precisa fazer nenhum tipo de furo na parede.
Uma dica é apostar em tecidos fáceis de limpar ou até em módulos com acabamento impermeável. Assim, além de beleza, você também garante praticidade na rotina.
Assim, para você ficar por dentro dessa tendência, trouxe aqui algumas inspirações lindas!
Em formato de arcos e bem delicada

Contraste de tom neutro com verde

Cabeceira modular que contorna a cama

Outra opção no azul

Combo de ripado com cabeceira modular

Para quem gosta de tons mais neutros

DIY: cabeceira de cama para fazer na sua casa
Agora que já falamos sobre as tendências, modelos e materiais de cabeceira de cama, é hora de partir para a ação! Se, assim como eu, você é um fã de DIY e ama colocar a mão na massa, eu reuni aqui alguns dos meus tutoriais de cabeceira. E, já adianto: tem muitos! Para mim, essa é uma peça que faz toda a diferença no quarto.
Papel de parede e boiserie como cabeceira de cama
Ver essa foto no Instagram
Cabeceira curva feita com boiserie
Ver essa foto no Instagram
Transformando varal de teto em cabeceira para cama
Ver essa foto no Instagram
Cabeceira feita com lugar americano de bambu
Ver essa foto no Instagram
Painel ripado como cabeceira de cama
Ver essa foto no Instagram
Modelo estofado de cabeceira usando bóias espaguete
Ver essa foto no Instagram
Reaproveitando grade de berço para fazer cabeceira
Ver essa foto no Instagram
Cabeceira iluminada feita de leques e fita de LED
Ver essa foto no Instagram
Cabeceira para a cama usando tapete emborrachado
Ver essa foto no Instagram
Transformando tampo de cooktop em cabeceira
Ver essa foto no Instagram
Cabeceira de cama usando apenas borracha sintética e secador
Ver essa foto no Instagram
Transformando peneiras de palha em cabeceira
Ver essa foto no Instagram
Pintura setorizada e tábuas de madeira para fazer uma cabeceira
Ver essa foto no Instagram
Alerta de tendência: cabeceira iluminada ondulada
Ver essa foto no Instagram
Onde comprar cabeceiras de cama

Embora eu tenha trago muitas opções de DIY, você também pode optar pelo caminho mais prático e comprar a sua cabeceira. Existem muitas lojas que trazem opções de materiais, cores e tamanhos diversas.
Lojas de departamento de decoração, como a Leroy Merlin, possuem inúmeras e em várias faixas de preço. Aqui, você pode optar tanto por fazer essa busca online quanto na loja de forma presencial. Nesse mesmo estilo de comércios que são tanto físicos quanto virtuais, as redes Magazine Luiza, Casas Bahia e Tok&Stok também possuem muitas alternativas para você ficar de olho.
Além disso, você também pode fazer essa busca em e-commerces como Amazon, Shopee e Mercado Livre. A grande vantagem, nesse caso, é que dá para fazer tudo de casa e tirar as medidas para ver como o produto se encaixaria no seu quarto.
Na sua cidade, também vale a pena dar uma chance para as lojas de decoração locais, que podem te ajudar muito nesse processo de busca por uma cabeceira!
Agora fica a questão: qual modelo você vai escolher para o seu quarto?
Depois de ver tantas opções disponíveis, pode ser até difícil escolher uma favorita. Mas, uma coisa é fato: qualquer opção vai deixar o seu quarto ainda mais bonito e convidativo! Você vai achar até mesmo que, depois dessa, o seu sono e noites de maratona de séries vão ficar melhores.
Essa é uma peça que combina e transita entre todos os estilos, desde o minimalista até aquele mais chamativo. Aqui, vale a pena explorar as suas alternativas e ver o que mais vai combinar não só com o seu estilo, mas também com o que você já usa no dia a dia.
Se esse artigo e os meus vídeos te inspiraram, vou amar saber, viu? Já fiquei curiosa aqui só de pensar nas transformações de quarto de vocês!

Ráisa Guerra é jornalista e designer de interiores. Criadora do canal Mania de Decoração, é especialista em projetos acessíveis e criativos de decoração.