Em casas alugadas, sempre surge aquela vontade de fazer algo diferente, mas com medo de estragar o imóvel. Porém, com jeitinho e decoração inteligente, dá para fazer algo super legal! Por isso, a minha ideia é te mostrar como eu fiz um cantinho do café charmoso que você pode adaptar.
Todas as ideias que eu usei aqui são bem simples para você colocar na prática. Esse espaço costuma ser um excelente local para refeições mais rápidas, armazenar especiarias e itens culinários. Esse é um daqueles ambientes perfeitos para ter uma pausa no dia e apreciar um bom café também!
Em poucos passos e com soluções bem tranquilas de reproduzir, vou te mostrar como você pode criar um cantinho do café na sua casa alugada. Agora, vem conferir tudo que eu fiz!
Começando pelas paredes
Uma tecla que eu sempre gosto de bater aqui no Mania, é que a decoração de parede é sempre muito importante. Esse é um espaço que, muitas vezes, passa despercebido, mas que faz toda a diferença no final. Aqui no meu caso, ela estava coberta com azulejo branco.
Apesar de ter esse visual bem clean, eu queria trazer um ponto de destaque para o cantinho do café. E, pensando em casa alugada, a proposta era fazer algo bem prático e que eu pudesse remover com facilidade depois. Assim, um quebra-quebra estava fora de cogitação!
Para deixar a parede do cantinho do café mais alegre e deixar esse local mais aconchegante, usei papel de parede adesivo. A estampa que eu escolhi tem o fundo cinzento e com algumas pedrinhas coloridas, estilo granilite. Isso trouxe um aspecto mais interessante e charmoso.
Caso você tenha se sentido inspirado, vale a pena testar e pesquisar estampas que conversem com o seu estilo pessoal. Dessa forma, a sua transformação e criação do cantinho do café vai fazer mais sentido na sua rotina.
Mesa para o cantinho do café
Como essa é uma transformação do Mania, eu não poderia deixar de fazer um móvel bem funcional e prático para o dia a dia. Aqui, a base da mesa para o cantinho do café vão ser vários painéis de madeira pinus.
Esse é um móvel super prático e que fica interessante em qualquer parte da cozinha, mesmo que não seja um cantinho do café! Se você tem um cômodo mais compacto, essa é uma ideia que pode salvar os seus dias corridos e liberar mais espaço sem comprometer a circulação do ambiente.
Como fazer a mesa dobrável para o cantinho do café:
Primeiro, eu cortei alguns painéis, deixando dois maiores e dois menores. Depois, em duas dessas tábuas grandes, também instalei três ripas de madeira em cada uma, seguindo a mesma distância. O próximo passo dessa mesa foi unir todos os quatro pedaços, deixando os menores como base e tampo da caixa.
Com essa estrutura já pronta, foi a hora de fazer a parte mais divertida e prática dessa mesa para o cantinho do café. Com outro painel e uma moldura de tamanho similar, que dá para fazer com ripas mesmo, eu uni ambas as peças em um formato de L. Como a intenção aqui é ser algo maleável, eu usei dobradiças para juntar tudo.
Nessa moldura, outro ponto bem importante foi acrescentar um fecho. Essa parte, que vai servir como tampo da mesa, pode ser dobrada e “guardada” sempre que necessário. Contudo, para que ela não fique com uma aparência de que está desmoronando, esse fecho vai deixar ela mais arrumada quando não estiver aberta.
Para finalizar, é só usar dobradiças para unir a caixa que fizemos lá no início e a moldura com o painel. Eu também decidi dar uns toques finais, passando stain em toda a mesa. Dessa maneira, a durabilidade desse móvel no cantinho do café vai ser bem maior! Além disso, também é uma forma de criar um acabamento mais bonito, revelando a cor natural da madeira.
E, como a ideia é ser o mais prático possível, também coloquei protetores de feltro para não arranhar o chão e, ao mesmo tempo, proteger o móvel. Na parede, coloquei também um gancho para quadro, prendendo o tampo lá.
Para completar, também usei caixas organizadoras que ficaram presas entre as ripas. Aqui, dá para guardar tudo que você precisar e deixar bem arrumado!
Toques finais
Para finalizar esse cantinho do café, eu resolvi também colocar uma estante. Ela tem uma madeira similar à que usei para fazer a mesa, então ficou tudo bem combinado, deixando aquela sensação de um ambiente mais unificado. Esse é um espaço ótimo para colocar as louças, máquina de café, especiarias ou lanches, como pães.
Outro item indispensável foi a cadeira dobrável de madeira. Como a ideia é economizar espaço, mas também deixar tudo mais bonito e prático, essa foi uma solução ideal. Basta guardar quando não estiver usando e pronto!
E, como não pode faltar nas transformações do Mania, eu também coloquei um vaso de planta. O toque de natureza e verde é sempre algo que deixa o ambiente com um aspecto mais aconchegante e convidativo. Isso é tudo que um cantinho do café precisa!
O que você achou desse cantinho do café?
Todas as ideias que eu usei nesse vídeo são perfeitas para casas alugadas. Se você enjoar ou se mudar, dá para retirar todos os itens, guardar ou levar consigo para onde for depois. Além disso, também é uma ótima forma de deixar o seu espaço mais funcional, sem perder aquele brilho de estilo pessoal e aconchego que só o cheiro de café fresco tem.
Se você gostou dessa transformação, eu já quero saber qual dessas dicas você vai adaptar aí na sua casa! Mas, se você quer ainda mais inspiração, eu já fiz um texto com algumas ideias para criar um cantinho do café bem charmoso.
Esse vídeo também está no Instagram para você ver como foi todo esse processo de transformação:
Ver essa foto no Instagram

Ráisa Guerra é jornalista e designer de interiores. Criadora do canal Mania de Decoração, é especialista em projetos acessíveis e criativos de decoração.