Sabe aquele espaço de casa sem graça e que sempre parece estar faltando alguma coisa? Você pode dar vida a este cantinho com o seu próprio toque de personalidade! O melhor é que, além de deixar tudo a sua cara, isso pode sair mais barato do que você imagina.
A solução para transformar sua casa nem sempre precisa estar acompanhada de uma grande reforma: o aconchego do lar mora nos detalhes. E, aqui, reuni algumas dicas que vale a pena conferir e se inspirar!
1. Utilize prateleiras de canto

O uso de prateleiras sempre é bem vindo em qualquer lugar de casa. Mas, em cantinhos, elas tendem a ficar incríveis! Por isso, quando estiver em dúvida do que fazer com um espaço que está vazio e precisa de uma decoração, essa é uma opção perfeita.
Você consegue aproveitar cada centímetro, otimizando o seu ambiente de forma inteligente. Com elas, os seus itens favoritos podem ficar expostos de uma forma linda! E, se tiver uma coleção especial em casa, com certeza vai ornar muito bem com as prateleiras.
Itens como quadros, vasos de plantas, bonecos e artes de cerâmica ficam incríveis nessa proposta. Aqui, o mais importante é pensar no peso que o material do móvel vai suportar. Depois disso, é só combinar a sua criatividade e estilo, usando tudo aquilo que você mais gosta em casa para decorar o seu cantinho!
Além disso, elas também são funcionais. Então, caso tenha algum item que precise estar em destaque ou em um alcance mais fácil, elas vão ser as suas melhores amigas.
2. Incorporar plantas para dar vida e cor

Investir em plantas é algo que muda completamente a atmosfera do ambiente. Eu sinto que elas até mesmo dão um brilho diferente, como se tivessem o poder de iluminar o local. Além disso, elas trazem a sensação de conforto e tranquilidade.
Mas, além da estética, as plantas também têm outro benefício muito importante para um lar. Elas agem como purificadoras de ar, melhorando a qualidade de vida da sua família. Caso tenha um companheiro de quatro patas em casa, fique atenta, pois algumas delas, como a espada-de-são-jorge, são tóxicas.
Para escolher, é necessário que você observe a iluminação do cantinho onde quer colocar o seu vaso. Se o espaço tem uma luz indireta e meia sombra, plantas como zamioculca, ficam perfeitas em vasos maiores. E, se você prefere folhas mais delicadas e vasos pequenos, pode apostar em peperômias e jiboias.
3. Criar um espaço de leitura

Essa dica é especialmente para quem ama livros! Se você tem o costume de se aventurar na imaginação e ler as mais diferentes histórias, sabe que um cantinho calmo e confortável é essencial para a experiência ser proveitosa.
A primeira ideia é ter uma poltrona aconchegante. Os modelos reclináveis são, particularmente, os meus favoritos. Assim, eu consigo trocar de posição ao longo da leitura e fico bem mais confortável! Outro móvel que eu adoro para esses cantinhos são os puffs! Eles são super macios e tornam a leitura mais agradável.
Aqui, você também pode investir em tapetes macios e almofadas, que vão dar um toque especial e aumentar a sensação de tranquilidade do espaço.
As estantes também são essenciais. Você pode variar de tamanho, largura e cor, dependendo do seu estilo e da sua necessidade. Uma forma legal é colocar os livros por cores, formando um arco íris. Objetos menores, como vasinhos e bonecos, também podem ser colocados junto dos livros para dar um aspecto ainda mais bonito!
4. Usar espelhos para ampliar espaços

Os espelhos são elementos que mudam totalmente a perspectiva do ambiente. Eu sou suspeita para falar porque amo espelhos para decorar as paredes de casa!
Em cantos pequenos, eles dão a sensação de amplitude. Isso também acaba gerando mais conforto e leveza.
Você pode optar por usar tanto como apoio para outros itens, como plantas e prateleiras, quanto sozinhos. Se quiser usar o espelho como o ponto principal, uma dica que eu dou é investir em uma moldura bem bonita!
Atualmente, uma das tendências mais usadas têm sido o formato orgânico, que deixa um aspecto moderno e jovial. Molduras coloridas e estilo DIY também estão super em alta! Se for do time de pessoas que gostam de uma peça artesanal, essa é uma ideia bem bacana. E aqui, existem muitas opções de materiais: cerâmica fria, madeira, palha, tecidos…
Se estiver em busca de uma inspiração, no Mania tem vários tutoriais legais e sem complexidades. Fiz um tutorial de espelho com prateleira e porta-chaves que, além de lindo, é super útil no dia a dia!
5. Montagem de galerias de arte com quadros

Um truque simples, mas que tem um fator uau, é criar uma galeria de arte pessoal. Eu sempre gosto de trazer os quadros como elementos decorativos porque são alternativas que combinam com qualquer estilo e podem contar a sua história.
Isso adiciona muita personalidade para o espaço! Você pode usar fotografias autorais, que tirou durante uma viagem ou um dia divertido, por exemplo. Mas, se não for o seu estilo, os quadros podem ser acompanhados de trabalhos manuais, como bastidores bordados ou pinturas que você reproduziu.
Ainda, podem ser apenas desenhos ou frases que conversaram com você. O importante é que os quadros estejam conectados com o seu estilo. Assim, os objetos que vão fazer parte do seu dia a dia vão fazer mais sentido e trazer a sensação de um lar.
Além de poderem ser utilizados na parede ou apoiados em prateleiras, a iluminação também pode ser outro item para compor a sua galeria. Vale usar spots e fitas de LED, que vão dar um charme especial. Em corredores ou em divisórias de cômodos, essa é uma opção que fica super bacana!
6. Móveis multifuncionais

Em cantinhos estreitos, os móveis funcionais podem ser muito úteis. Além de otimizarem o espaço, também possibilitam um toque de decoração que elimina os vazios.
Puffs que possuem um compartimento interno de armazenamento são ideais. Eles são lindos e têm um leque imenso de opções. Aqui, é até mais fácil de combinar com o seu estilo! Você pode variar nas cores, materiais, texturas e tamanhos.
Um item que eu também amo são baús. Eles podem servir para armazenar mantas, sapatos, almofadas e brinquedos. Além disso, eles trazem uma elegância equilibrada que é muito legal em casa. Eu tenho um tutorial de como fazer um baú de madeira que pode te inspirar.
As mesas dobráveis também são uma excelente alternativa. Se você tiver um espaço sobrando e uma rotina corrida, elas são ideais para uma estação rápida de lanche.
7. Iluminação criativa

A iluminação é uma peça-chave na decoração. Além de realçar o local, elas também são capazes de transmitir sensações para nós.
As luzes de LED podem mudar totalmente o modo como enxergamos um ambiente. A iluminação fria e azulada, nesse sentido, nos dá mais concentração, enquanto a luz quente e amarelada proporciona mais conforto e aconchego.
Eu também recomendo muito as fitas de LED! Elas caem bem em cantinhos com prateleiras, espelhos ou ripados. Se você mora de aluguel, essa é uma ideia que vale testar aí na sua casa. Elas são muito práticas para instalar, sem precisar envolver fiação elétrica ou reformas em casa.
Você também pode investir em arandelas, que mesmo sozinhas, vão dar um charme lindo na sua parede! Caso queira apenas dar um toque final, o seu cantinho vai ficar bem bonito com elas.
8. DIY: projetos personalizados
Não é segredo que eu sou apaixonada por projetos DIY, né? Esses são aqueles mais especiais e únicos, porque foram feitos por você mesma.
No final de 2024, eu fiz uma surpresa para minha tia e decorei um cantinho da casa dela com muito carinho! Vocês podem conferir essa transformação de espaço e se inspirarem para reproduzir essas ideias.
Aqui, a originalidade e criatividade são muito importantes. Mas não significam que precisa ser um processo complexo. O básico bem feito também é incrível! Uma pintura segmentada na parede já faz muita diferença. E, com acessórios decorativos, você já pode montar um espaço incrível.
O DIY é perfeito para você fazer um trabalho manual e se conectar com o seu lar. Além disso, se estiver em busca de opções mais acessíveis, é ainda melhor, pois você pode reaproveitar muitas coisas! Quer ver uma ideia? Nesse tutorial, eu ensino como fazer uma prateleira usando uma moldura velha.
9. Acessórios decorativos: o toque final

Os acessórios decorativos deixam qualquer cantinho especial! Eles podem ser peças DIY, artefatos afetivos ou apenas conversar com o seu estilo pessoal. Você pode se aventurar à vontade nessa temática.
Vasos de plantas são sempre uma boa alternativa, dando um toque de natureza e vida para a casa que é essencial. No entanto, eu gosto sempre de reforçar a importância de conhecer os cuidados das plantas e analisar quais opções são melhores para o espaço.
Os objetos de decoração são muito legais também. Você pode decorar desde esculturas e quadros vazados a fotografias suas. Se quiser, pode até mesmo se aventurar a fazer algumas peças únicas!
Esses elementos criam um ponto de destaque que complementa o espaço com maestria, deixando o seu cantinho que antes era sem vida, cheio de energia e beleza.
10. 30 exemplos inspiradores de decoração
Espaço de leitura aproveitando dois cantinhos próximos

Prateleiras pequenas que trazem vida

Textura e nicho no estilo minimalista

Cheio de aconchego para passar uma tarde lendo

Cristaleira com um toque verde

Ou uma parede toda verde com quadros

No quarto infantil, prateleiras e acessórios ficam uma graça!

Itens decorativos de palha para um ar de tranquilidade e boemia

Um aparador que vira a curva e traz elegância descontraída

Escultura e espelho que dão vida ao cantinho de entrada

Histórias a sua espera e toque de natureza

Invista em tons complementares

Aquele espacinho que está livre também pode virar uma área para o seu gatinho

O poder de um espelho

Iluminação como decoração para dar um toque final

Para relaxar

Vaso de planta só para dar um toque final

Visual clean aproveitando o cantinho no final da parede

Um novo modelo de estante para colocar seus livros

No quarto, um cantinho para relaxar antes de dormir

Cada centímetro merece ser bem aproveitado

Uma estante só para colocar seus objetos favoritos

E uma prova de que a iluminação, sozinha, pode fazer muita diferença!

Design moderno

Dá até para fazer um cantinho do café

Perto do sofá, vale uma mesinha para complementar

Conforto, iluminação e arte

Quadrados de cores

Prateleiras de canto e suavidade

Peça de arte e sofisticação

Comece a decorar o seu cantinho agora!
A verdade é que decorar é um processo criativo. Seja reaproveitando uma peça antiga ou brincando com os acessórios e cores, todos os detalhes são bem vindos. Afinal, eles representam não só o seu lar, mas o seu estilo e personalidade.
Que tal começar essa mudança agora mesmo?

Ráisa Guerra é jornalista e designer de interiores. Criadora do canal Mania de Decoração, é especialista em projetos acessíveis e criativos de decoração.