Edit Template

Decoração de casa de vó: tendência cheia de carinho para seu lar

Por Ráisa Guerra

28 out 2025

5 min de leitura

Link copiado com sucesso!

  • Início
  • >
  • Cozinha
  • >
  • Decoração de casa de vó: tendência cheia de carinho para seu lar

Nos últimos anos, temos visto que o minimalismo tem tomado conta da arquitetura e design. Nas ruas, é muito comum que a gente encontre casas mais quadradas e em tons mais neutros. Além disso, outros elementos como portas e janelas, estão vindo em linhas retas mais expressivas, dando um ar de seriedade.

Contudo, como toda tendência, está caindo no desuso. Na internet, se você reparar bem nos conteúdos de decoração, as pessoas estão bem divididas, entre aquelas que preferem o minimalismo e aquelas que gostam da estética de “casa de vó”.

Esse estilo, apelidado tão carinhosamente como “casa de vó” têm ganhado cada vez mais força. Antes, o que era considerado muito de senhora ou até mesmo brega, agora ganhou um significado diferente. Esse tipo de decoração se refere a itens que são cheios de afeto, cores e memórias que nos levam a uma nostalgia de tempos mais fáceis na infância.

Como design, um dos pontos principais para mim na decoração de casa é a funcionalidade. Mas, é importante que a gente também a transforme em um lar, que é o nosso refúgio e um espaço aconchegante para descansar ou relaxar durante a nossa rotina corrida.

Dessa forma, ao trazermos essa estética de vó, mais acolhedora e convidativa, estamos criando um espaço mais confortável e cheio de personalidade nesse mundo acelerado e impessoal que vivemos.

Mas, afinal, o que é uma casa de vó?Sala com canaletas, poltrona cinza, mesa lateral e decoração afetiva na parede.

A casa de vó é sempre aquele lugar onde a gente se sente feliz, acolhido e rodeado de amor. E, ao definirmos esse estilo de decoração, é justamente essa a nossa proposta: criar um lar para nós que seja aconchegante e que nos dê um quentinho no coração.

O que caracteriza uma casa de vó é, basicamente, características arquitetônicas e de decoração que são preservadas ou mesmo reaplicadas em um ambiente remontando décadas anteriores, com detalhes que são ao mesmo tempo marcantes e atemporais.

Alguns exemplos disso são os pisos de caquinho, os pisos de taco, as grades de ferro mais trabalhadas, os móveis de madeira, as molduras elaboradas e cores mais vivas. Isso também está presente nos azulejos mais desenhados, presentes principalmente nas paredes do banheiro e cozinha.

Outro elemento muito típico desse estilo são as peças mais artesanais e trabalhadas com detalhes. Aqui, é comum vermos tapetes de crochê e porta-retratos com fotos espalhados pela casa. Existe uma qualidade muito grande de itens feitos a mão e com valor sentimental na casa de vó.

E por que nos sentimos tão conectados emocionalmente a esse estilo?

Hoje, especialmente pela produção em larga escala, a tendência de mercado são materiais que visam a praticidade de instalação e manutenção, e cores mais neutras, que agradem o maior número de pessoas.

Os tons de branco, cinza e preto são cada vez mais comuns e aparentes. Em alguns estudos, já existem evidências de que o mundo está perdendo a cor. De certa forma, as ruas e as casas estão ficando mais frias.

Na rua, por exemplo, quando vemos uma casa com um telhado triangular, portas mais arredondadas e elementos mais trabalhados, como as grades de ferro ou madeira, elas se destacam, trazendo um ar mais convidativo. As casas modernas, apesar de serem práticas e elegantes, podem acabar transmitindo um efeito contrário, remetendo a algo mais distante e impessoal.

Por isso, o estilo “casa de vó” surge quase como um respiro, que traz informações cheias de alma. Além disso, a decoração com objetos mais antigos é uma forma de resgatar memórias e de afirmar identidade.

Ao revisitar as estéticas que marcaram nossa infância, encontramos um conforto que vai além da beleza: é o sentimento de estar em um lugar que realmente nos acolhe, que tem história e que, de alguma forma, nos devolve a sensação de pertencimento.

A estética de vó, então, é uma forma de fugir do padrão tão presente hoje no mundo, uma forma de trazer personalidade e autenticidade a um espaço, associando isso às suas memórias de vida.

Como unir o antigo e o moderno na decoraçãoLavabo redecorado com papel de parede floral, planta, espelho em formato de janela de vidro e prateleira.

Fazer essa mescla do antigo com o moderno é uma prática super bem-vinda! Além de agregar bastante personalidade para o cômodo e o seu lar, também incorpora elementos mais interessantes.

Nesse caso, você pode seguir por várias linhas de combinações. E isso vai desde tecidos estampados, móveis antigos até peças artesanais e mais trabalhadas em detalhes.

Mas, uma coisa que é fundamental é que essas composições façam sentido em dois momentos: na usabilidade do dia a dia e na harmonia visual.

Como vocês sabem, eu sou design, então prezo sempre pela funcionalidade da decoração. No cotidiano, cada peça precisa ter função. Ou seja, não adianta encher um espaço com móveis antigos que não vão agregar em nada.

Já no que diz respeito a harmonia visual, o mais importante é confiar no seu próprio gosto. Se você. Se você olhar para um espaço e a primeira impressão não te agradar, é sinal de que algo precisa mudar ali.

Dessa forma, quando chegar em um resultado satisfatório, você precisa ter a confiança que, mesmo que aquela decoração não siga um padrão, ela traz a sua personalidade, sem medo de julgamentos.

No final das contas, o estilo “casa de vó” nada mais é do que saber equilibrar a modernidade com a história. Você pode usar combinações poderosas de objetos afetivos e autênticos que sejam a sua cara.

Por que o estilo “casa de vó” tem conquistado tanto espaçoCarrinho-bar com bebeidas, feito de madeira, com luminária na mesa lateral ao lado.

Tem uma frase que eu gosto muito da escritora gaúcha Lya Luft que diz “A infância é um chão em que caminhamos por toda a vida“. Embora seja uma visão mais explorada na psicologia e antropologia, também conversa muito com o que vivemos hoje.

As experiências, histórias e memórias ocorridas na nossa infância têm um efeito duradouro, influenciando quem nos tornamos e como percebemos a nossa casa. Por isso o termo “casa de vó” traz consigo todo um imaginário comum quanto a esse tipo de moradia.

Nesse estilo, o principal ponto é trazer a sensação de aconchego e afeto. É como se, no final do dia, a nossa casa nos recebesse com um abraço. A decoração de casa de vó é bastante especial e, por esse motivo, ela consegue conquistar o coração das pessoas.

Especialmente no momento da pandemia, quando fomos obrigados a ficar mais dentro de casa, passamos a ver como esse ambiente nos impacta. No pós-pandemia, ficou ainda mais visível que o modo como decoramos nossa casa reflete muito no estilo de vida e na nossa saúde mental.

Assim, investir em uma decoração que nos dá uma casa com cara de casa, cheia de conforto e leveza é uma forma de autocuidado. Cada vez mais, temos percebido a importância de criar um espaço de respiro do mundo, um lugar onde podemos descansar e relaxar.

Dicas práticas para criar uma decoração inspirada na casa de vóMesa lateral que era móvel antigo reformada, pintada de bege e com vaso em cima.

A primeira dica que eu dou para decorar na estética “casa de vó” é não ter medo das cores. Aqui, você mais do que deve combinar tons neutros com cores mais marcantes.

Vale a pena tentar a teoria do vermelho inesperado, onde você tem elementos bem sóbrios e um ponto de cor no ambiente. Mas, você também pode investir em outras cores, como azul, verde, amarelo ou laranja.

A casa de vó é cercada por um fascínio infantil, onde existem detalhes que marcam a nossa memória. Por isso, outra dica é buscar também por decorações únicas, como garimpos ou mesmo peças de família, que tem um apelo sentimental muito legal.

Eu mesma já reformei um móvel que era da minha infância e, toda vez que olho para ele, me dá um quentinho no coração. Dar um novo propósito para um objeto antigo é uma das melhores formas de aderir a esse estilo, mantendo a história e memórias consigo.

Caso você goste de um toque de modernidade, uma ideia também é colocar a decoração de vó em alguns pontos de casa. Dá para testar quadros com molduras mais elaboradas, móveis antigos de madeira, tapetes mais coloridos e plantas.

E, falando em plantas, vocês sabem que eu amo, né? Elas são indispensáveis na decoração, mas são a cara de casa de vó também! Então, pode se jogar nas mais diferentes espécies.

Valorizar decorações artesanais, crochês e ressignificar objetos também fazem toda a diferença. Dá para investir em capas de almofadas e tapetes, que vão adicionar textura e um detalhe bem quentinho no seu lar.

Mais que estética: o que o estilo “casa de vó” ensina sobre afeto e lembrançasMesa de centro de madeira com vaso dourado em cima.

O estilo de casa de vó nos ensina influencia de forma direta em nossos sentimentos, na nossa saúde física e mental. Eu ouso dizer que o sonho de todos é o mesmo: ter um lugar no mundo para se sentir acolhido, um lugar onde você pertence.

Você pode optar por decorações mais modernas, que atendam efetivamente suas necessidades do dia a dia. Mas também pode buscar reafirmar sua personalidade no mundo. Ou, ainda, querer apenas sentir aquele “abraço de vó” no fim do dia.

Às vezes, tudo o que falta na sua casa é um cantinho que traga o carinho da casa de vó. Esse espaço pode ser simples, mas cheio de memórias e detalhes que aquecem o coração.

Se eu pudesse te dar uma dica de decoração hoje, seria para deixar a sua casa um pouquinho mais com cara de vó. Essa estética é sobre fazer de casa, um lar.

Ráisa Guerra é jornalista e designer de interiores. Criadora do canal Mania de Decoração, é especialista em projetos acessíveis e criativos de decoração.

COMPARTILHE:

Inscreva-se em nossa newsletter

Assine gratuitamente e receba as melhores dicas, inspirações e tendências de decoração para transformar o seu lar.

Você também pode gostar

  • All Posts
  • Amou, levou
  • Banheiro
  • Cozinha
  • Dicas
  • DIY
  • Featured
  • Inspiração do dia
  • Jardim
  • Lavanderia
  • Passo a passo
  • Publipost
  • Quarto
  • Ráisa, decora meu cantinho
  • Ráisa, resolve pra mim
  • Sacada
  • Sala
  • Wish list
CARREGAR MAIS

End of Content.

Edit Template
Edit Template

Navegue por categoria

Edit Template