Se tem uma coisa que eu amo fazer aqui no Mania, é transformar um ambiente! Isso fica ainda melhor quando é para algum familiar ou amigo, que ganha um significado bem especial. E hoje não foi diferente. Eu recebi a missão de fazer uma transformação na cozinha alugada da minha amiga.
Em casas alugadas, nem tudo está sempre perdido! Dá para trocar até o piso com soluções inteligentes, como eu usei aqui. Tudo que fizemos nessa transformação de cozinha, do chão ao teto, são coisas fáceis de serem revertidas quando ela se mudar. Assim, se você também mora em casa alugada, já anota essas dicas!
Quando eu comecei a fazer essa cozinha, recebi muitos comentários curiosos e em dúvida se esse projeto realmente iria dar certo. A minha amiga tinha uma visão e um estilo bem específico, então o meu trabalho aqui foi arrumar tudo para ficar com a cara dela. No final, eu amei o resultado!
Agora, vem ver tudo que fizemos aqui nessa transformação de cozinha alugada.
Começando pelos armários
A cozinha da casa alugada da minha amiga estava pedindo por socorro e uma reforma urgente, mas o que mais me chamou atenção mesmo foi o armário embaixo da pia. Ele estava com uma aparência bem desgastada, precisando de uma boa renovação.
Assim, o primeiro passo aqui foi retirar todas as portas e gavetas. Essas peças estavam estufadas e bem velhas, mas a ideia aqui não é jogar tudo fora! Além disso, os puxadores também não eram muito bonitos, então resolvi que eles também entrariam nessa reforma.
Depois de ter as peças devidamente separadas, eu comecei pelas gavetas. Aqui, eu usei ripado de encaixe da Eucatex na cor Freijó Ambar, cortado na altura total delas para tapar os puxadores. Repeti esse mesmo processo nas outras partes até ficar tudo uniforme.
Embora tenha ficado lindo nas gavetas, essa solução não funcionou para as portas, porque estava ficando muito pesado e poderia estragar. Então, eu decidi refazer as portas e pintei tudo de preto. Também decidi acrescentar um puxador que tem um ar mais vintage e arredondado, que combinou super bem com os ripados na composição final.
Estação de refeições rápidas
Com uma tábua de madeira pinus, eu coloquei a mão na massa e fiz uma mesa para eles poderem realizar as refeições na cozinha. O processo aqui foi bem simples! Depois de tirar as medidas e cortar a base arredondada nas extremidades do tampo, foi só passar a tinta.
Um detalhe muito importante nessa estação de refeições rápidas é que eu precisava economizar espaço. Dessa forma, a solução que encontrei para a mesa não ocupar uma boa parte da cozinha foi usar o espaço vertical. Nesse caso aqui, eu usei duas mãos francesas para agirem como sustentação desse tampo.
Além disso, para completar o visual desse cantinho, também usei duas cadeiras da Tramontina, que são feitas de plástico reciclável. Como a cozinha já está cheia de detalhes na cor preta, elas trouxeram um toque de cor e alegria para o ambiente.
Paredes renovadas
Nas minhas transformações, as paredes nunca passam despercebidas! Elas tem um poder enorme de mudar a perspectiva do ambiente. Nessa cozinha, tudo estava coberto de branco. E, lembra quando eu disse que a minha amiga já tinha uma visão?
Em uma parte da cozinha, usamos um papel adesivo que imita tijolinhos e tem os rejuntes pretos. Apesar de ter dado o que falar no Instagram, enquanto eu compartilhava o processo dessa transformação de cozinha alugada, o resultado surpreendeu muita gente.
Depois desse papel adesivo, eu também pintei a outra metade da parede em um tom de verde claro. Eu amo que todos os detalhes nessa cozinha conversam entre si! Nesse caso, essa cor casou perfeitamente com as cadeiras que estão lá na estação de refeições rápidas. Essa ligação entre os itens deixa a decoração ainda mais bonita.
E, como a parede ficou dividida com uma metade adesivada e outra pintada, eu também queria deixar essa transição mais suavizada. Para isso, coloquei ripas finas e achatadas pretas.
Na parede da pia da cozinha, também aproveitei para instalar prateleiras pretas e bem compridas. Isso vai deixar todos os alimentos bem visíveis e facilitar a rotina, além de ser um ótimo espaço para decorar com outros itens.
Iluminação
Que a iluminação faz toda a diferença, vocês já sabem! Na cozinha alugada da minha amiga, a solução para deixar o ambiente com mais luz e mais interessante foi colocar trilhos.
Eu retirei a iluminação antiga, que é daquelas bem compridas, e parti para a instalação do trilho de luz. Esse é um tipo de elemento que tira aquele aspecto de algo datado e substitui por um visual mais moderno e cativante. Pode parecer uma mudança boba, mas faz toda a diferença!
Mudança no piso
O piso de uma casa alugada, especialmente na cozinha, pode parecer algo sem solução e feio. Mas, pode ficar tranquilo! Se você, assim como a minha amiga, tem esse problema, eu descobri uma forma incrível de resolver esse problema. O melhor de tudo é que isso acontece sem a necessidade de quebra-quebra!
Para isso, você vai precisar colocar uma manta sobre todo o chão. Depois, basta encaixar as “tábuas” do piso novo. Para fazer a vedagem, no vão que fica entre o piso e a parede, você vai colocar um tarucel e cobrir tudo com silicone acético. Para finalizar, coloca um rodapé e tudo pronto!
Nas portas, o acabamento já é diferente, mas continua bem simples e tranquilo de fazer em casa. Aqui, você vai precisar usar perfil redutor e aplica silicone acético antes de encaixar.
Nessa transformação de cozinha alugada, eu usei os pisos lançamento da Eucafloor, que tem uma tecnologia chamada Acqua Resist. Esse modelo pode ser instalado em áreas com bastante umidade, mas que não acumula água, como na cozinha e lavabo.
O que você achou dessa transformação de cozinha alugada?
A minha amiga estava certa sobre a visão dela para essa cozinha ou não? Eu tentei deixar tudo do jeitinho que ela queria. Afinal, uma decoração de casa boa é aquela que faz sentido para a gente. E isso também significa conforto, funcionalidade e estilo pessoal.
Apesar de ter sido uma transformação cheia de controvérsias, eu amei o resultado! Nem parece que essa é a mesma cozinha de antes. Do piso ao teto, tudo foi mudado e agora tem um visual moderno atualizado.
Eu dividi essa transformação em duas partes e você pode conferir tudo no Instagram:
Parte 1: reforma dos armários, paredes e mesa
Ver essa foto no Instagram
Parte 2: aplicação do piso e finalização dos detalhes da reforma
Ver essa foto no Instagram
Agora me conta o que você achou: faria algumas dessas ideias ou não?

Ráisa Guerra é jornalista e designer de interiores. Criadora do canal Mania de Decoração, é especialista em projetos acessíveis e criativos de decoração.
