Algumas das perguntas mais frequentes que eu recebo são sobre pintura em azulejo e se é removível. Por isso, decidi reunir aqui algumas dicas práticas sobre como pintar e o que fazer para tirar a camada de tinta quando for necessário.
É muito comum que, depois de muito tempo morando de aluguel, você comece a pensar no que fazer para mudar o visual do cômodo sem danificar o imóvel. E, como sempre estamos nos movimentando nesses ambientes, é comum enjoar da decoração.
Sem quebra-quebra e sem extrapolar no orçamento, a pintura de azulejo é uma mudança rápida e que vai fazer toda a diferença!
Comece preparando os azulejos
O primeiro e mais importante passo é limpar bem os azulejos. Com o passar do tempo, é comum que eles fiquem sujos e engordurados, acumulando poeira e resíduos também, o que pode prejudicar a pintura.
Use uma esponja macia com detergente neutro e, se for na cozinha, pode até recorrer a um desengordurante. Depois de limpar, é só esperar secar completamente. Esse detalhe garante que a tinta não vá escorregar ou ficar manchada.
Caso tenha falhas na cerâmica, passe massa corrida para deixar a superfície lisa e sem imperfeições. Dessa forma, a tinta não vai entrar em nenhum buraco.
Ah, e não esqueça de proteger o que não será pintado! Use fita crepe em cantos, tomadas, rejuntes e até no chão, para evitar respingos. Assim, no resultado final, você não precisa ter um trabalho extra limpando os resíduos de tinta e fica tudo bem mais bonito!
Hora de passar a tinta!
Pintar os azulejos requer uma tinta apropriada para esse tipo de material. Para isso, a mais indicada é a tinta epóxi, que é mais acessível e fácil de manuseio. Ela oferece mais resistência e durabilidade, prolongando a transformação por mais tempo.
Além disso, você pode optar por escolher a versão fosca ou brilhante, dependendo do seu gosto pessoal e efeito desejado.
Para fazer esse teste com vocês, eu usei uma tinta epóxi a base de solventes, que vem com catalisador. Essa tinta é ideal para áreas molhadas, já que é muito resistente! Além disso, para facilitar a aplicação, usei um rolo de tinta mesmo.
Se achar que ainda é preciso passar outra camada de tinta, respeite o tempo de secagem para não manchar os azulejos. Depois disso, pode pintar normalmente. E o resultado fica lindo demais!
Dê um acabamento
Se você quiser deixar essa pintura ainda mais bonita, também dá para fazer um acabamento bem bacana! O mais indicado aqui é o uso de um pincel, que vai ajudar a pintar as bordas e rejuntes. Essa é uma etapa sobre dar atenção aos detalhes e deixar o mais profissional possível.
Muitas vezes, o rolo de tinta pode não chegar naquele cantinho específico ou acabar não passando a tinta nas extremidades do teto ou laterais. Assim, essa é uma dica que vale a pena testar quando estiver pintando os seus azulejos!
A pintura não precisa ser com uma única cor
Se você for do time de pessoas que ama o minimalismo ou só é mais discreta, pode apostar em uma tonalidade mais sóbria, como branco e cinza claro. É perfeito para quem tem uma cozinha ou banheiro com azulejos antigos, mas quer dar um visual menos chamativo para eles.
Contudo, se a ideia é trazer mais personalidade, você pode optar por se aventurar na pintura. Isso vale tanto para cores mais fortes quanto para um design diferente. Uma ideia que eu adoro é pintar cada quadrado de uma cor, criando um xadrez bem bonito! Para fazer isso, você pode seguir a mesma ideia da preparação dos azulejos, colocando fitas para delimitar os espaços que serão pintados de cada cor.
Mas, você também pode usar um stencil para formar desenhos padronizados. A graça aqui é se aventurar nas mil e uma possibilidades, dando um visual novo para um espaço que já estava desatualizado ou sem graça.
Mas, como faz para remover? 
Para quem mora de aluguel, essa é sempre uma das perguntas mais importantes. Afinal, a gente não pode danificar o imóvel. Mas, pode ficar tranquilo! Remover a tinta epóxi depois de pintar o azulejo é mais fácil do que você imagina.
Nesse caso, eu usei um removedor de tinta epóxi em gel e passei na área onde tinha pintado. É muito importante respeitar o tempo de ação do produto, além de ser muito mais seguro também. Assim, esperei por 15 minutos, que é quando a tinta começa a desgrudar da cerâmica e forma algumas bolhas.
Para fazer a remoção, usei uma espátula mesmo e fui empurrando toda a tinta. E, como ainda ficaram alguns resquícios, eu vim com uma bucha e produto de limpeza mesmo, esfregando toda a superfície até que ela ficasse lisinha outra vez.
Uma dica que eu dou também é usar um thinner, que vai ajudar nesse processo de remoção do que sobrou da tinta. Entretanto, quando for manusear esse produto, tome muito cuidado! Priorize usar sempre os equipamentos de segurança, como máscara e luva, já que é algo extremamente tóxico.
Que tal testar essa ideia na sua casa?
Se você estava cansado da aparência dos seus azulejos, mas não podia ou não queria encarar uma reforma quebra-quebra, essa é uma das soluções mais práticas e fáceis para aplicar na sua casa. Além disso, não precisa da ajuda de um profissional, o que torna o processo bem mais flexível também.
Outra vantagem é que, como eu disse, é super possível inovar na pintura, deixando seu azulejo com um design mais simples ou mais chamativo. Tudo vai depender do seu estilo pessoal e de como você quer deixar o cômodo!
E o melhor: a tinta epóxi pode ser removida quando for necessário sem causar nenhum estrago. Apesar de ser muito resistente, suportando a umidade sem estragar, no momento em que é tirada da superfície, ela parece nunca ter estado lá. Ou seja, é perfeita para quem mora de aluguel!
Então, se você quer transformar a sua cozinha, banheiro ou até mesmo a área de serviço sem precisar de grandes obras, eu recomendo que você aposte na pintura de azulejos! Comece pegando referências e pensando no seu estilo. Depois disso, pode ir sem medo!
Eu também deixei todas essas dicas no Instagram para você conferir:
Ver essa foto no Instagram
Essa pode ser a oportunidade perfeita para repaginar os ambientes da sua casa de forma rápida, criativa e sem gastar muito. Por aqui, eu amo os resultados em casa e sempre acho que dá um toque especial nos azulejos comuns. Testa aí e depois me conta!

Ráisa Guerra é jornalista e designer de interiores. Criadora do canal Mania de Decoração, é especialista em projetos acessíveis e criativos de decoração.