Às vezes, tudo que a gente precisa é de um cantinho bem separado em casa. Nem sempre o conceito aberto funciona no dia a dia, e criar um ambiente definido pode melhorar muito a rotina e a decoração.
Como reformar um cômodo inteiro ou levantar uma parede nem sempre é uma opção viável, eu dei um jeito de pensar em algo que fosse ideal para casas alugadas. Assim, surgiu a ideia da divisória de ambientes, uma alternativa prática e bonita.
Eu amei o resultado! Tenho certeza que vocês também vão gostar tanto quanto eu. Ah, e puxando sardinha para esse projeto, essa divisória de ambientes para casa alugada também é acessível!
Então, vem conferir como eu fiz essa peça linda e já separa os materiais para começar a sua!
Materiais necessários para fazer a sua divisória de ambientes para casa de aluguel
- Ripas de madeira grandes
- Ripas de madeira pequenas
- Cola de madeira
- Parafusadeira
- Parafusos
- Cantoneiras pequenas
- União chata
- Sapatas niveladoras para móveis
Passo a passo para montar sua divisória de ambientes para casa de aluguel
Passo 1: comece montando a base
Para começar a fazer essa divisória de ambientes para casa alugada, eu optei por comprar as ripas já prontas. Dessa maneira, eu evitei um trabalho extra e consegui facilitar a minha vida. Mas, caso você queira cortar as suas próprias ripas, é super possível também!
No meu caso, comprei de dois tamanhos diferentes: algumas bem grandes e quatro que foram mais grossas para usar como pés.
Para começar, cole as ripas menores em uma ripa maior usando cola de madeira. Uma dica bem legal é medir a distância de cada ripa para tudo ficar bem certinho. Depois, reforce a base com parafusos usando a parafusadeira, garantindo firmeza para a estrutura.
Passo 2: instale sapatas niveladoras
Em seguida, você vai pegar outra ripa grande e instalar sapatas niveladoras para móveis. Elas vão ser muito importantes nesse projeto! São elas quem vão garantir que você não precise furar o chão, teto ou parede para instalar a sua divisória de ambientes.
Para instalar, é bem simples! Primeiro, faça um furo, depois encaixe a bucha e finalize enroscando a sapata.
Passo 3: monte o quadrado principal
Como a divisória é bem grande, eu recomendo montar no chão. Por aqui, eu fiz assim e deu bem mais certo, além de facilitar melhor a visualização como um todo.
Nessa etapa, parafuse uma ripa na lateral da base usando cantoneiras e união chata e, depois, repita esse processo na parte de cima. A intenção aqui é formar um grande quadrado, que será a estrutura principal da divisória.
Passo 4: instale as ripas 
Com cantoneiras pequenas, fixe todas as ripas grandes de madeira dentro do quadrado. Isso vai ser o toque final que vai compor esse caráter de divisória.
Uma dica é medir a distância de todas as ripas. Você pode optar por dar um espaçamento menor ou maior, da forma que preferir e entender que vai atender melhor às suas necessidades em casa.
Passo 5: finalize sua divisória de ambientes para casa de aluguel
Ajuste as sapatas no teto e, depois, para reforçar a estrutura, parafuse mais uma ripa grande no centro, prendendo todas as ripas do quadrado. Isso deixa a divisória firme e segura.
Divisória de ambientes para casa de aluguel pronta!
E, simples assim, a sua divisória de ambientes para casa alugada está pronta! Por ela ser feita toda de madeira, eu acho que isso dá um acabamento super bonito e natural em casa. O resultado final esbanja aconchego!
As reformas, na maioria das vezes, só precisam de um toque especial de criatividade. Nesse tutorial, você pode dividir dois espaços de casa e, ainda assim, manter o estilo e tudo dentro do orçamento.
Se você quiser assistir o vídeo desse passo a passo, ele está no Instagram:
Ver essa foto no Instagram
Caso essa divisória tenha te inspirado a fazer a sua, me conta, viu? Eu vou amar ver a sua casa com essa dica incrível!

Ráisa Guerra é jornalista e designer de interiores. Criadora do canal Mania de Decoração, é especialista em projetos acessíveis e criativos de decoração.