Pode parecer estranho e que não vai dar certo, mas confia: a luminária de chão com barril de chopp fica linda! É aquele tipo de peça que é bem original e que vai te dar orgulho de falar que foi você quem fez.
Além de ser algo bem útil e bonito para o dia a dia, essa luminária de chão também é a oportunidade perfeita para você praticar a decoração sustentável. Sabe aquele barril de chopp que estava parado em casa, sem nenhuma utilidade? Agora é a hora dele se transformar em uma peça linda e única para a sua casa.
Outro bônus é que todos os materiais usados aqui são bem simples! E, se você não quer mexer com fiação e um soquete, essa peça é feita sem eletricidade. Dá para você colocar em qualquer canto, desde a sala de estar ao quarto.
Agora, vem conferir como fazer essa luminária de chão.
Materiais necessários para fazer a sua luminária de chão
- Barril de chopp
- Ripa de madeira
- Fita de LED
- Cola quente
- Pistola de cola quente
- Lanterna japonesa
- EVA
Passo a passo para fazer a sua luminária de chão
Passo 1: prepare o barril de chopp
O primeiro passo para fazer essa luminária de chão é preparar o barril de chopp, que vai funcionar como a base da peça. Aqui, é muito importante tirar todo o ar do barril, eliminando completamente a pressão interna.
Depois disso, a próxima etapa é arrancar a parte central do barril, abrindo espaço para que a estrutura da luminária seja montada.
Como a proposta aqui é criar uma luminária de chão, o barril passa a assumir o papel de apoio, funcionando como o “pé” da luminária. Assim, eu também instalei uma ripa de madeira no buraco onde a pressão foi retirada.
Essa peça vai ser responsável por sustentar o restante da luminária e também por servir de suporte para a iluminação lá na frente.
Passo 2: instale a iluminação da luminária de chão
Essa luminária de chão não precisa de nenhum tipo de instalação elétrica, o que facilita muito a execução, principalmente para se você não tem habilidade ou familiaridade com fiação. E o truque para isso é usar fita de LED.
Para realizar a instalação da iluminação, a fita de LED vai ficar grudada na ripa de madeira que foi instalada dentro do barril. Você pode usar cola quente, como eu fiz, aplicando a fita dos dois lados da ripa.
Se você quiser ainda mais praticidade, também dá para usar fita de LED autocolante, que já vem pronta para aplicação, bastando remover a película protetora.
No mercado existem várias opções, incluindo modelos que permitem ajustar a cor e a intensidade da luz por meio de controle remoto.
Esse tipo de fita funciona muito bem em luminárias, já que permite criar diferentes climas no ambiente e usar a luz apenas quando necessário, deixando a peça ainda mais funcional e versátil.
Passo 3: encape o barril de chopp
Para devolver beleza à peça e esconder o visual bruto do barril, comecei o revestimento utilizando EVA preto. Esse material é fácil de manusear, acessível e garante um acabamento limpo e uniforme.
Para realizar esse processo, usei cola quente em toda a superfície externa do barril. Antes de cortar o EVA, é interessante que você tire as medidas do barril, evitando erros que possam gerar remendos ou sobreposições que vão deixar o acabamento mais empobrecido. Quanto mais preciso for esse corte, melhor será o resultado final.
E, se alguma parte do barril ainda está visível, não precisa se preocupar. Esse detalhe não vai aparecer quando tudo estiver pronto!
Passo 4: finalize a sua luminária de chão
O que realmente vai deixar a luminária de chão bonita são as lanternas japonesas. Elas são responsáveis por criar o volume da luminária e suavizar a luz emitida pela fita de LED.
Utilizando cola quente, uni todas as três lanternas japonesas umas nas outras, formando uma espécie de “espetinho”. Esse processo deve ser feito com cuidado, garantindo que as lanternas fiquem bem alinhadas e não rasguem.
Depois que as lanternas já estiverem unidas, basta encaixar na ripa iluminada. A luz do LED atravessa o material das lanternas, criando um efeito difuso, aconchegante e muito agradável visualmente. Esse tipo de acabamento transforma completamente a peça!
Luminária de chão pronta!
O mais legal dessa luminária é a versatilidade. Dá pra usar em vários ambientes da casa: na sala de estar, no quarto, em um cantinho de leitura ou até em uma área mais despojada. A luz fica aconchegante, suave e cria um clima bem gostoso no espaço, sem pesar na decoração.
Além disso, é um projeto bem fácil de reproduzir! Os materiais são simples e o processo não exige grandes habilidades. Um bônus que eu sei que muita gente ama é que, como a iluminação é feita com fita de LED, você não precisa mexer com elétrica nem com fiação complicada. Bem mais prático, né?
Essa também é uma ótima opção pra quem ama receber amigos em casa, fazer festa ou churrasco e sempre acaba com um barril de chopp sobrando depois. Em vez de descartar, dá pra transformar esse barril em uma peça decorativa cheia de personalidade, que ainda vira assunto quando alguém pergunta de onde ela veio.
Você também pode acompanhar esse passo a passo da luminária de chão no Instagram:
Ver essa foto no Instagram

Ráisa Guerra é jornalista e designer de interiores. Criadora do canal Mania de Decoração, é especialista em projetos acessíveis e criativos de decoração.