Edit Template

Amou, Levou, Episódio 7: mesinha lateral ou sapateira

Por Ráisa Guerra

21 dez 2025

5 min de leitura

Link copiado com sucesso!

No episódio 7 do Amou, Levou, tudo começou quando encontrei um calceiro abandonado lá em Goiânia. E, dessa vez, essa peça que virou uma mesinha lateral (ou sapateira), também viajou! Essa foi uma edição bem especial e cheia de emoção, que aconteceu em Recife.

Apesar de os cinco primeiros episódios desse quadro terem acontecido só em Goiânia, eu fiquei muito feliz em ver que vocês abraçaram esse projeto e agora ele pode viajar pelo Brasil. Esse momento de troca com os meus seguidores tem sido um dos maiores presentes do Amou, Levou!

Essa mesinha lateral, que também pode virar uma sapateira, precisava ser algo que eu conseguisse colocar na mala. Eu tinha ido até Recife a trabalho, então essa era uma oportunidade para conhecer um pouco mais sobre quem está do outro lado da tela em Pernambuco. O resultado ficou incrível!

Mesinha lateral de madeira ou sapateira com almofada redonda rosa em cima.

Agora, como funciona o Amou, Levou?

Esse quadro, que nasceu nesse segundo semestre de 2025, nasceu de uma ideia bem simples: eu garimpo uma peça, transformo em um novo móvel e devolvo para a rua. Depois, o seguidor que se interessar por ele, pode levar para a casa.

E, apesar de essa ser uma lógica bem tranquila, eu fico feliz em ver que o maior desafio para vocês tem sido ser o primeiro a chegar. Mas, se você ainda não teve essa oportunidade, ainda tem muito chão pela frente!

Porém, se você ainda é novo aqui e quer entender o motivo de eu deixar os móveis na rua, é tudo para chamar atenção. Como um dos pilares do meu trabalho é a decoração sustentável, essa foi uma forma que encontrei de cativar o interesse de mais pessoas. Além disso, com essa repercussão, tem sido uma forma de voltar o olhar para um tipo de mobília que é mais econômica, especialmente para quem não tem um orçamento grande e precisa de algo novo.

Para descobrir onde eu estou colocando os móveis, você pode acompanhar os stories do Instagram do Mania (@maniadedecoracao). Sempre que eu vou lançar um novo episódio, as informações e dicas sobre onde os móveis que fiz podem ser encontrados lá.

No episódio 6, foi a primeira vez que o Amou, Levou aconteceu fora de Goiânia e foi para São Paulo. Eu amo que isso tenha ganhado uma proporção tão grande que, em pouco tempo, já atravessou duas fronteiras! Se a sua cidade ainda não apareceu aqui, quem sabe ela não é a próxima?

Para isso acontecer, é muito importante que vocês continuem apoiando essa ideia e compartilhem bastante!

O sétimo episódio

Como em todos os episódios do Amou, Levou, a minha ideia começou quando fui garimpar. Eu encontrei um calceiro de madeira que já estava abandonado e que tinha muito potencial, ainda mais por estar tão conservado.

Assim, o que surgiu disso foi uma mesinha lateral que fica perfeita para usar perto do sofá e apoiar utensílios como o controle remoto da TV ou decorar com plantas e fotos. Mas, o melhor de tudo é que também pode virar uma sapateira, que dá para ficar no hall de entrada e deixa tudo mais organizado no dia a dia.

Se você também quer esse móvel, mas não teve a oportunidade de levar, ainda tem jeito! Vou deixar aqui todo o passo a passo para que você consiga reproduzir e deixar a sua casa ainda mais bonita!

Mas, antes, sobre a seguidora que pegou o móvel:

Laurinha com o móvel do Amou, Levou, sapateira de madeira e cachorro rosa.

Primeiro, eu preciso confessar que nem eu estava preparada para a reviravolta desse episódio! Quando eu cheguei no Parque da Jaqueira, a seguidora Evânia já estava me esperando. E tudo aconteceu bem rápido depois.

Logo em seguida, outra seguidora minha, a Pâmela, chegou com a irmã e a Laurinha, que é uma princesa! Acabou que a Evânia viu o quanto a Laurinha amou esse móvel e deu para ela. Isso foi tão especial que eu queria ter levado dois móveis para elas.

E, mesmo depois desse momento tão bonito, foram chegando outras seguidoras que eu também tive o prazer de conhecer. Com ou sem móvel, foi um espaço de troca que eu vou levar sempre no meu coração.

Toda vez que sai um episódio do Amou, Levou, faz mais sentido ainda a frase: nós nos transformamos em um encontro. Esse, com certeza, foi recheado de muito carinho!

Como fazer a mesinha lateral que vira uma sapateira:

Agora, vem conferir como fazer esse móvel para decorar a sua casa!

Materiais necessários para fazer essa mesinha lateral que vira uma sapateira:

Passo 1: preparação da madeira para a mesinha lateral ou sapateira

Quando cheguei em casa com os calceiros de madeira garimpados, eu vi que a peça estava em um ótimo estado. Então, iria dar para aproveitar bastante e deixar a criatividade rolar sem medo! E, não suficiente, o material também era bem bonito. Isso foi a primeira decisão que tomei: não pintar com tinta, mas realçar a madeira.

O primeiro passo aqui foi limpar essa estrutura do calceiro, passando um pincel para tirar todo o pó e sujeira acumulada. Depois disso, passei massa para madeira para cobrir as imperfeições, que já eram poucas. Se você fizer esse processo, pode aplicar com a própria mão e ir ajustando com as pontas dos dedos mesmo que vai dar certo.

Passo 2: proteção da madeiraLixando a madeira do calceiro com lixadeira elétrica.

Depois que a peça já estava limpa e preparada para receber a camada de stain, eu também passei uma lixadeira nela. Isso vai ajudar a tirar quaisquer imperfeições que restam e também deixar a superfície mais uniforme.

Assim que acabei de lixar, foi a vez do stain. Ele é uma resina impregnante que, além de proteger a madeira contra a chuva e sol, aumentando a durabilidade da peça, também dá cor e vida ao material. Nesse caso, eu ficou num tom de marrom um pouco mais claro que chocolate, que é lindo!

Passo 3: instalação da camada protetora na base

Na área inferior do calceiro, que vai ficar diretamente em contato com chão, eu fixei um feltro. Isso vai proteger a peça e dar mais durabilidade para a mesinha lateral ou sapateira, dependendo de como você decidir usar.

Nesse caso aqui, eu dispensei o uso de pés ou rodinhas, então o feltro é um excelente substituto. No dia a dia, também fica mais fácil de arrastar o móvel quando for necessário. E isso vai proteger até o chão, viu? Essa camada de tecido também evita arranhados no piso, prolongando o visual mais conservado dele.

Passo 4: fixação do tampo da mesinha lateral/ sapateiraParafusando o tampo da mesinha lateral/ sapateira de madeira feita com calceiro.

Nesse passo, eu já tinha todas as peças e só precisava encaixar tudo até virar uma móvel novo. Aqui, para unir os dois calceiros e dar o aspecto de mesinha lateral, eu coloquei um tampo arredondado e fixei.

Aqui, no tampo eu usei também o mesmo stain para manter a uniformidade das cores entre a parte de cima e o calceiro, que agora é a base dessa estrutura. Além disso, o visual mais arredondado ajuda a deixar o móvel com um ar mais moderno e atual que é super bem-vindo!

Passo 5: hora de finalizar e acrescentar os detalhes

Agora, aproveitando que essa peça já tinha uma espécie de degraus que antes funcionava como calceiro, eu cortei outras duas tábuas de madeira similares ao tampo. Depois, para encaixar elas na mesinha lateral ou sapateira, é só colocar onde quiser. Dá para brincar com o espaçamento entre uma grade e outra, regulando conforme a necessidade.

Mas, esse não foi o único detalhe interessante da peça. Como eu sou design, também queria acrescentar algo que fosse funcional e bonito. A solução foi colocar um protetor de quina de parede dourado, que deu todo um charme na peça.

Nesse caso, tudo que precisei fazer foi serrar o protetor de quina na altura que eu precisava e passar selante acrílico na parte interior dele. Assim, foi só colar nas laterais interiores do móvel. Isso fez toda a diferença no final!

Mesinha lateral/sapateira pronta!

Eu amei bastante o resultado desse móvel. O que antes era um calceiro, agora ganhou um novo propósito. Ou, talvez, até mais de um! Aqui, dá para usar como mesinha lateral do sofá ou uma sapateira. E, além disso, dá também para usar como um banco.

Esse tipo de decoração sustentável tem todo o meu coração. É um móvel que, com certeza, deixa a casa mais bonita e ajuda no dia a dia. Agora, me conta: como você usaria ele? Por aqui, todas as versões me ganharam!

Se você quiser assistir, o tutorial de como fazer essa mesinha lateral, que também pode ser uma sapateira, já está no Instagram. Mas, eu quero deixar aqui um registro de como foi esse dia tão especial:


Depois me conta o que achou!

Ráisa Guerra é jornalista e designer de interiores. Criadora do canal Mania de Decoração, é especialista em projetos acessíveis e criativos de decoração.

COMPARTILHE:

Inscreva-se em nossa newsletter

Assine gratuitamente e receba as melhores dicas, inspirações e tendências de decoração para transformar o seu lar.

Você também pode gostar

  • All Posts
  • Amou, levou
  • Banheiro
  • Cozinha
  • Dicas
  • DIY
  • Featured
  • Inspiração do dia
  • Jardim
  • Lavanderia
  • Passo a passo
  • Publipost
  • Quarto
  • Ráisa, decora meu cantinho
  • Ráisa, resolve pra mim
  • Sacada
  • Sala
  • Wish list
CARREGAR MAIS

End of Content.

Edit Template
Edit Template

Navegue por categoria

Edit Template