A minha amiga vai ter um bebê e eu sou a dinda, então, é claro que eu precisava preparar algo especial para esse momento! Dessa vez, coloquei a cabeça para pensar e o coração para agir.
A intenção aqui era transformar o quartinho do pequeno em um espaço aconchegante e cheio de carinho. Mas, isso veio com alguns desafios. Eles moram de aluguel e o guarda roupa não poderia sair do lugar onde estava. Além disso, o berço e a poltrona foram comprados sem medir o espaço.
E sim, eu viajei para fazer essa transformação mais do que especial! Afinal, não é todo dia que eu tenho a oportunidade de fazer o primeiro quarto do meu afilhado.
Vem conferir como foi todo esse processo!
Guarda-roupa repaginado
Como o guarda-roupas não poderia sair do lugar, ele foi um dos meus pontos de partida. Dessa maneira, eu transformei esse desafio em um destaque do quarto. E, spoiler: ficou uma graça!
Comecei tirando os puxadores antigos e tapando os buracos com massa corrida que eles deixaram. Como o quarto é para um bebê, a minha ideia era suavizar o visual e deixar tudo mais delicado.
Em seguida, usei a fita para delimitar o espaço onde eu iria pintar. Eu fiz essa divisão deixando um espaço um pouco mais acima da metade do móvel para que, depois, ele parecesse mais alongado.
Como o quarto é pequeno, pintar o guarda-roupas serviu para aumentar a percepção do espaço. Eu não precisei nem lixar e já vim com uma camada da tinta epóxi a base d’água Quebra-Nozes, da Eucatex, que tem um tom de bege super fofo. Também pintei a parte de cima com a tinta Canção de Ninar, também da Eucatex.
Para finalizar, escolhi um puxador arredondado e texturizado de sisal, que trouxe uma suavidade linda para o móvel.
Mágica nas paredes
Seguindo a lógica do guarda-roupa, levei a tinta bege para a parte de baixo das paredes. Isso criou uma unidade visual que deixou o ambiente mais integrado e acolhedor. Já na parte de cima, usei o branco suave para trazer o mesmo contraste delicado. Além de parecer maior na nossa percepção, também ajudou a deixar o quarto mais iluminado.
Para dar personalidade ao espaço, escolhi uma parede do cantinho e pintei tudo com o tom Jardim do Éden, da Eucatex. Essa tinta é em um tom de verde cheio de vida, que equilibrou perfeitamente com os tons neutros e trouxe mais vida. Foi nessa parede que posicionamos a cômoda, criando um cantinho cheio de charme e funcionalidade.
E como é um quarto de bebê, não podia faltar um toque de imaginação e fofura! Então, preparei uma parede com o tema de safári, cheia de bichinhos e arco-íris. Ficou uma graça e trouxe aquela atmosfera leve que todo quarto infantil merece ter!
Iluminação aconchegante
A iluminação é sempre um dos pontos mais importantes para mim nas transformações. No quarto do bebê, eu senti que essa atenção precisava ser redobrada, já que é um espaço que pede tanto funcionalidade quanto acolhimento.
Dessa forma, instalei uma luminária pendente em tons amarronzados, com textura natural, que trouxe equilíbrio ao ambiente. Ela conversa muito bem com os puxadores de palha do guarda-roupa, ajudando a manter a harmonia entre todos os elementos Além disso, também ficou um charme!
Eu também incluí uma arandela com luz quente próxima à cômoda. Além de facilitar a rotina noturna para os pais, esse espaço iluminado também transmite uma sensação de acolhimento, ideal para esses momentos de cuidado.
Berço e poltrona
Mesmo com todos os desafios iniciais, os móveis comprados sem medir acabaram encaixando perfeitamente no espaço. Foi quase como se tudo tivesse sido planejado sob medida!
Posicionei o berço e a poltrona de amamentação lado a lado, exatamente na parede temática, criando um canto funcional e muito aconchegante. Apesar de o quarto ser pequeno, esses pontos estratégicos ainda deixaram um espaço livre para passagem no dia a dia.
A dinda chegou!
Eu estava ansiosa para que os papais do José, o meu afilhado, vissem como o resultado final havia ficado. E, no fim, todo mundo se emocionou! O meu coração ficou quentinho de alegria!
O José já é muito amado! E esse quartinho é apenas o reflexo de todo esse amor que já existe ao redor dele. Cada cor, cada textura e cada cantinho foram pensados para que ele cresça cercado de aconchego e afeto.
Foi uma honra fazer parte desse momento tão especial. A Operação Fada Madrinha foi um verdadeiro sucesso e vai ficar guardada na memória como uma das transformações mais emocionantes que já fiz.
Se quiser assistir como foi esse processo, a parte 1 da Operação Fada Madrinha já está no Instagram. Mas, o que eu quero deixar aqui mesmo é o resultado final mais emocionante que vocês já viram no Mania:
Ver essa foto no Instagram

Ráisa Guerra é jornalista e designer de interiores. Criadora do canal Mania de Decoração, é especialista em projetos acessíveis e criativos de decoração.