No Mania de Decoração, uma das peças que não pode faltar em um cômodo é a prateleira. Elas são sempre as melhores aliadas na hora de aproveitar o espaço, otimizando e trazendo funcionalidade para qualquer ambiente de casa. Por isso, resolvi te mostrar como você pode fazer uma prateleira móvel em casa.
O melhor de tudo é que, nesse tutorial de prateleira móvel, a base dos materiais é bem simples! Você vai precisar, basicamente, de canos de PVC e tábuas de madeira. Esse é um daqueles projetos acessíveis e práticos que vai salvar o seu dia a dia!
Além disso, se assim como eu, você ama plantas em casa, já adianto que essa ideia é super útil. Se você mora em apartamento ou tem um cantinho que quase nunca pega sol, essa prateleira permite que você gire até encontrar a posição que favorecer mais a incidência de luz (ou sombra) para o seu vaso.
Agora, vem ver como você pode reproduzir esse passo a passo em casa. Ah, e todas as medidas desse projeto vão estar aqui também!
Materiais necessários para fazer a sua prateleira móvel
- Tábuas de madeira
- Cano PVC
- Flange
- Adaptador curto rosca
- Joelho
- Adaptador flange
- Serra
- Serra tico-tico
- Parafusadeira
- Parafusos
- Tinta em spray
- Broca serra copo
Medidas do projeto
Passo a passo para fazer a sua prateleira móvel
Passo 1: faça o corte das prateleiras
Para começar esse projeto de prateleiras móveis, o primeiro passo foi pegar três tábuas de madeira pinus e cortar do tamanho que eu precisava. Aqui, eu usei a minha serra tico-tico para fazer esse trabalho e aproveitei para deixar as pontas arredondadas. Isso vai criar todo aquele aspecto de modernidade e leveza!
Aqui, se você quiser, também pode passar um stain na madeira para aumentar a durabilidade do seu projeto. Essa resina impregnante vai proteger o material contra a água e sol, sendo ideal para ter uma vida útil maior. Mas, no meu caso, optei por deixar a madeira sem nada mesmo.
Passo 2: corte os canos de PVC
Depois de já ter todas as tábuas nas medidas adequadas, é a hora de cortar os canos PVC, que vão ser a grande estrela dessa prateleira móvel. São eles os responsáveis por permitir não só que a estrutura fique em pé e estável, mas também girando conforme a necessidade.
Nesse passo, você pode realizar os cortes com uma serra simples. O mais importante é seguir as medidas indicadas no projeto para que fique tudo simétrico e firme no final.
Passo 3: pinte todas as peças de PVC
Após cortar os canos nos devidos tamanhos, é a hora de pintar todas as peças para dar um acabamento mais bonito. Você pode escolher a tinta em spray que mais de agradar e combinar com a estética da sua casa. No meu caso, eu queria um contraste e um visual que lembrasse o estilo industrial, então acabei pintando de preto mesmo.
Outro ponto importante é pintar as outras peças de PVC, como os adaptadores, joelho e rosca. Além disso, para evitar fazer muita sujeira em casa, uma dica é forrar tudo com papelão ou lona. Dessa forma, você não precisa ter um trabalho extra tentando limpar a tinta em spray.
Passo 4: faça furos nas tábuas de madeira
Enquanto os canos secavam, eu peguei as tábuas de madeira e fiz furos nas pontas arredondadas. Para isso, usei a broca serra copo. Esses espaços vão ser muito importantes na etapa de montagem, já que é por ali que a prateleira móvel ganha vida.
Passo 5: monte a estrutura da prateleira móvel
Na hora de montar a estrutura, também é um processo mais simples do que parece. Quando eu comecei, cheguei até a pensar que iria dar mais trabalho, mas foi tranquilo! Nessa etapa, você pode seguir a ordem das peças que estão lá nas medidas do projeto, que vai facilitar bastante para entender como a estrutura funciona.
Eu comecei encaixando a flange, o adaptador curto rosca e o cano de 7,5 cm. Depois, juntei esses pedaços com o joelho e outro cano de 8 cm. Essa é a primeira parte da estrutura, que vem seguida do adaptador flange e outro adaptador curto rosca. Você pode repetir esse mesmo processo duas vezes para montar a sua prateleira móvel.
Lembra dos furos nas prateleiras? Você vai desenroscar o adaptador flange e encaixar no buraco feito. Assim que tiver passado, é só enroscar novamente. Também repete esse processo com as outras duas prateleiras, até estar tudo pronto!
Passo 6: instale na parede
Assim que toda a estrutura da prateleira móvel estiver pronta, é só encaixar ela na parede. Aqui, eu parafusei bem em cima dos flanges das pontas da parte inferior e superior.
Mas, agora vem a parte divertida de verdade: quando quiser mover a prateleira, você pode torcer levemente o adaptador flange e girar para o lado que preferir. Quando já estiver no ângulo desejado, é só enroscar de novo para firmar a estrutura.
Prateleira móvel pronta!
O que você achou dessa peça? Por aqui, eu amei o resultado dessa prateleira móvel (e acho que as minhas plantas gostaram mais ainda!).
Esse é um daqueles projetos que são acessíveis e conseguem ficar incríveis em casa, principalmente no uso diário. Se você tem um cantinho em casa que está vazio, pode pensar em dar uma chance para essa ideia que vai dar certo!
O tutorial também está no Instagram para você conferir o passo a passo:
Ver essa foto no Instagram
Agora, eu quero saber: você teria em casa?

Ráisa Guerra é jornalista e designer de interiores. Criadora do canal Mania de Decoração, é especialista em projetos acessíveis e criativos de decoração.





