Uma das tendências de decoração que mais se popularizou nos últimos anos foi o minimalismo. E, embora seja uma estética linda, ela também pode ser bastante desafiadora. Isso porque, caso feita da maneira errada, ela acaba ficando sem graça.
No quarto, o minimalismo precisa ter muito cuidado! Como é um ambiente onde usamos para relaxar e descansar, precisa ter muito aconchego e conforto. Quando reduzimos demais os elementos decorativos, como é a premissa dessa estética, corremos o risco de ter uma sensação de frieza e monotonia.
Por isso, nesse artigo, eu reuni aqui algumas dicas incríveis para transformar o seu quarto minimalista em um espaço cheio de elegância e muito acolhedor. E, aqui, as dicas valem tanto para quem mora de aluguel quanto para quem tem casa própria ou está planejando uma reforma. Então, vem conferir alguns truques!
O que é um quarto minimalista?

O minimalismo, como o próprio nome já denuncia, é uma estética de decoração simples, onde menos é mais. Geralmente, as cores são mais neutras e os elementos costumam ser mais discretos. Você pode considerar como sendo um estilo bem leve e sereno.
A ideia é eliminar o excesso, mantendo apenas o que realmente tem função ou traz algum significado pra você. No entanto, isso não significa deixar o quarto vazio. Aqui, é muito importante saber equilibrar a simplicidade e conforto.
Quando o minimalismo é bem aplicado, o espaço ganha leveza e amplitude. O maior segredo é escolher bem os móveis e objetos decorativos, além de investir em uma boa iluminação.
Se você é do tipo de pessoa que ama uma decoração mais clean, que traz um verdadeiro espaço de respiro, esse estilo pode ser exatamente o que você procura para o seu quarto.
Dicas para decorar um quarto minimalista
Na hora de decorar um quarto minimalista, é muito importante pensar na funcionalidade e estética. Aqui, uma boa dica para começar esse processo pode ser pensar em móveis que tenham um design diferente, com curvas ou linhas retas que chamem a atenção sem pesar.
Além disso, os detalhes fazem toda a diferença! E começam desde a escolha da paleta de cores até os materiais de todo o quarto. Nesse caso, cada coisinha ganha um objetivo diferente e muito especial. A roupa de cama, tapetes, iluminação, cabeceira… Todos esses aspectos precisam ser muito bem pensados!
Escolha uma paleta de cores neutras

Quando falamos em minimalismo, automaticamente já pensamos em cores claras e tons mais sóbrios. Aqui, tons como branco, bege e cinza são os mais queridos e usados.
Todavia, um segredo do minimalismo nos quartos é que, nem sempre, você precisa ficar preso a uma única cor. Você pode misturar diferentes tonalidades para deixar o espaço mais interessante e com personalidade. E existem muitas maneiras de fazer isso!
Uma dica bem legal é pesquisar opções de paletas prontas que já são neutras. Dessa maneira, você consegue visualizar quais cores combinam entre si para fazer a sua decoração. Nesse caso, vale tudo! Dá para fazer uma pintura setorizada na parede ou deixar esse mix de cores fora das paredes, mas dentro da roupa de cama e tapetes, por exemplo.
Misturar as cores em detalhes sutis deixa o quarto com um toque de leveza, mas ainda minimalista e com um visual aconchegante.
Mas, além das cores claras misturadas, como branco e bege, também é super possível incorporar cores mais escuras e sóbrias, como marrom. Isso acaba dando um elemento mais atrativo e impressionante, eliminando a frieza ou monotonia. No entanto, é preciso tomar muito cuidado para que isso não tire a leveza da proposta minimalista no quarto.
Móveis funcionais e simples

No quarto minimalista, os móveis precisam ter um propósito. Como design, eu sempre digo que, além de uma peça ser bonita, ela também precisa ser funcional.
Uma ideia legal, nesse caso, são móveis menores, que ocupam pouco espaço e ajudam a manter tudo bem organizado. Essa dica é muito interessante, principalmente para quem tem um quarto pequeno e quer adotar essa estética minimalista. Dessa maneira, você fica com uma sensação de ampliação no ambiente e consegue transitar por ele livremente.
Existem muitos móveis que podem ser interessantes nesse quesito. As mesas laterais são as minhas preferidas! Além de enfeitarem os lados da cabeceira da cama, também podem servir de apoio para peças menores, como vasos ou luminárias.
Além disso, investir em designs um pouco menos óbvios, mas ainda simples, pode ser uma boa ideia. Eu tenho um tutorial de mesa lateral iluminada bem fácil e que casa muito bem com essa proposta! Ela ocupa pouco espaço, mas também tem um “quê” de diferente no design, que acaba elevando a decoração do quarto.
Eu amo peças assim, porque elas também facilitam muito a rotina, sem pesar o ambiente e trazendo o essencial para o conforto necessário no dia a dia.
Além disso, peças como camas com gavetas embutidas também podem ser opções muito interessantes para manter menos objetos no quarto, mas ainda assim ter um espaço extra.
E se o seu espaço for bem pequeno, móveis dobráveis ou multiuso são outras excelentes alternativas. Uma escrivaninha que se fecha quando não está em uso, ou uma penteadeira que também funciona como mesa de trabalho, garante funcionalidade sem sobrecarregar o quarto.
Iluminação adequada

Eu sempre digo que a iluminação faz toda a diferença. Em um quarto minimalista, ela é uma peça fundamental.
Sempre que possível, usar a luz natural é uma forma de deixar o ambiente mais leve, trazendo uma sensação de frescor e suavidade que se alinham muito à proposta do minimalismo. Para isso, você pode até mesmo optar por cortinas que sejam mais finas e sem blackout, para permitir que a luz passe para o cômodo sem nenhum problema.
Mas, como não podemos depender apenas da iluminação natural, é muito interessante combinar ela com a artificial. Uma dica que eu amo é investir em luminárias simples. Abajures e arandelas também são ótimas alternativas que ficam lindas!
Além de pensar no modelo para construir essa estética mais minimalista, é essencial pensar na temperatura da luz. Para quartos, eu recomendo principalmente a luz quente, que cria um cenário mais confortável. Se você quiser saber mais sobre como isso funciona, eu já expliquei tudo sobre iluminação artificial para casa aqui no Mania.
Outra dica que eu amo são as fitas de LED, ideais para quem mora de aluguel, já que podem ser coladas com fita dupla-face. Nesse caso, você pode colocar atrás da cabeceira ou painel no quarto, que já vai criar um visual super interessante e moderno!
Uso de texturas e materiais naturais

Em um quarto minimalista, o uso de texturas é praticamente indispensável. Elas retiram a sensação de frieza, trazendo elementos mais interessantes e cativantes. Dessa maneira, encontramos um ambiente muito mais confortável e aconchegante.
Elas são uma forma de adicionar profundidade sem poluir visualmente que ficam super bonitas! Você pode fazer isso ao misturar tecidos diferentes, como algodão, linho e lã, que são fibras mais naturais.
Uma dica que eu amo aqui é investir na roupa de cama. Você pode deixar uma colcha sem detalhes e lisa, mas acrescentar uma manta de tricô para trazer textura. Essa combinação fica muito suave e leve. Almofadas também são peças muito interessantes!
Além disso, os tapetes são elementos que podem ajudar bastante nesse quesito. Aqui, se você optar por tramas mais delicadas, pode ser um ajuste perfeito à tendência do minimalismo para o seu quarto.
Mas, para além dos tecidos, também é possível fazer esse trabalho na parede. A madeira é um dos materiais mais usados e muito versátil. Ela pode ser colocada em painéis ripados e fazer um trabalho incrível. Mas, se você mora de aluguel e quer uma solução mais barata, também dá para investir em canaletas na decoração e rodapés de EVA.
Incorpore elementos naturais

Para mim, as plantas são um elemento essencial em qualquer decoração! Se você me acompanha aqui no Mania, já deve ter observado isso. Elas trazem um frescor e toque verde que são bem-vindos em qualquer estilo e decoração.
No minimalismo, você pode apostar em vasos pequenos e plantas mais delicadas. Vasos de vidro para plantas aquáticas também podem ser muito interessantes aqui. Dessa forma, você traz vida ao quarto, mas ainda não sobrecarrega a decoração.
Além disso, você também pode usar flores secas. Elas são super fáceis de manter, além de já estarem na paleta de tons neutros e claros do minimalismo.
Outro aspecto, como eu já citei lá em cima, são os tecidos naturais. Eles costumam trazer mais sutileza e delicadeza, sem resultar em um ambiente frio.
Mas, outra forma de incorporar elementos naturais é por meio de materiais como barro. Você pode investir em objetos artesanais, trazendo não só personalidade, como arte para o quarto. Eu tenho um tutorial aqui de luminária com vaso de barro que pode ser a solução perfeita para você nesse processo.
Decoração monocromática

A decoração monocromática, muitas vezes, é associada diretamente com o minimalismo e isso não é em vão. Ela é perfeita para criar um efeito elegante e sofisticado sem pesar o ambiente.
E, quando falamos de monocromático, nem sempre isso quer dizer apenas uma cor e um tom. Você pode usar uma cor como protagonista em um tom mais claro e, depois, nos detalhes, usar tonalidades mais escuras. Isso cria um efeito de unidade, mas ainda com contraste bem leve.
O monocromático não precisa ser sem graça. No minimalismo, você pode apostar nesse estilo de decoração e misturar com diferentes texturas, que também vai criar um efeito super bonito no quarto.
Ideias de decoração para quartos minimalistas
1. Cabeceira estofada com iluminação embutida

2. Suavidade que transborda conforto

3. Texturas que se misturam da parede até a cama

4. Um detalhe cativante que pode fazer toda a diferença no minimalismo

5. Painel de madeira combinado a uma cabeceira estofada

6. Contraste leve do nude com o marrom para trazer elegância e aconchego

7. Minimalismo com detalhe em preto que dá vida ao espaço

8. Delicadeza e minimalismo com textura natural de linho

9. Quadro abstrato e estrutura de cama texturizada

10. Quando o minimalismo se alinha ao estilo vintage

11. Manta de tricô como peça-chave do aconchego

12. Madeira de uma ponta a outra trazendo naturalidade

13. Paleta de tons claros que transmitem suavidade e leveza

14. Móveis com palha indiana e maresia

15. Outra inspiração com palha indiana, mas dessa vez com pintura setorizada na parede

16. Cabeceira estofada de couro marrom e detalhes em madeira

17. Espelho redondo que quebra o minimalismo total

18. Parede dividindo texturas naturais de madeira e linho

19. Parede de tijolinhos, quadro e cabeceira de couro que deixam o quarto mais convidativo

20. Um único elemento para chamar atenção
21. Sutileza e detalhes na cabeceira dupla

22. Cabeceira de canto estofada em tons neutros

23. Visual moderno e minimalista

24. Painel de bambu cheio naturalide

25. Detalhes que fazem diferença

26. Design diferente na cabeceira e trabalho de iluminação

27. Painel duplo como cabeceira para fazer um mix de texturas e cores

28. Os móveis modernos como forma de dar personalidade ao minimalismo

29. Combinação tons cinza

30. O minimalismo não precisa ser apenas cores claros

31. Painel ripado como cabeceira

32. Cabeceira modular com iluminação quente

33. Quarto minimalista e sereno

34. Parede de madeira e quadros discretos

35. Combo: quadro minimalista e luminária circular

36. Texturas e cores claras com muita leveza

37. Cabeceira ripada com quadro simples apoiado

38. E, mesmo no minimalismo, é possível ter um leve toque de cor

39. Cabeceira xadrez discreta e estofada

40. Parede texturizada e tons claros que transmitem elegância

Erros comuns ao decorar um quarto minimalista

Ter um quarto minimalista é, ao mesmo tempo, uma ideia simples e desafiadora. É muito fácil comprometer esse estilo e acabar com um cômodo sem graça.
Nesse estilo de decoração, é muito importante ter estratégia. Existem alguns excessos que devem ser evitados, como cores neutras demais. Um exemplo é usar todas as peças em branco, dando uma sensação de um quarto frio e sem vida. Ao usar cores neutras, lembre de variar nos tons, mesmo que pouco, para ter um contraste leve e deixar mais acolhedor.
Além disso, outro erro comum é priorizar a ausência de móveis. Embora seja uma estética onde temos poucos itens decorativos, precisamos priorizar ainda mais a qualidade. Assim, ter peças que sejam mais atrativas e funcionais é o ideal.
E, como eu sempre digo, a iluminação é a chave. A luz natural é fundamental para manter a serenidade do lugar e trazer mais leveza. O uso de materiais pesados que impedem essa chegada de luz pode causar um aspecto visual mais frio e pouco aconchegante.
Outro problema pode ser o excesso de objetos minimalistas. Muitas vezes, a tendência é investir em elementos pequenos e neutros, mas acabamos caindo em um exagero sem querer. Dessa forma, escolher poucos itens, mas bem pensados, é o que vai fazer toda a diferença.
E, por fim, o que eu considero o mais importante de todos: é deixar tudo muito liso. As texturas são muito importantes e indispensáveis aqui. Apesar delas trazerem informações, elas não eliminam o caráter minimalista do quarto. Pelo contrário, adicionam o aconchego que tanto precisamos nesse ambiente.
Pronto para deixar o seu quarto minimalista bem aconchegante?
Depois de todas essas dicas, é hora de você criar o seu próprio quarto minimalista, aconchegante e elegante!
É sempre importante lembrar de adicionar camadas de contraste, textura e uma boa iluminação. Dessa forma, você consegue manter tudo bem discreto, mas ainda com vida e leveza. Aqui, você pode brincar com diferentes materiais.
O maior segredo de todos é usar a estratégia e funcionalidade, sem perder de vista a estética mais suave. Ainda que seja um quarto minimalsita, você pode imprimir a sua personalidade e estilo nele.
Se esse texto te inspirou e deu algumas ideias, eu vou amar ver o resultado do que você fez!

Ráisa Guerra é jornalista e designer de interiores. Criadora do canal Mania de Decoração, é especialista em projetos acessíveis e criativos de decoração.
