Nesse episódio de “Ráisa, decora o meu cantinho?“, o desafio é transformar uma cozinha minúscula em um ambiente bem funcional. A minha seguidora Susana me mandou que precisava dar um jeito nesse cômodo, mas que o grande problema é que ele é bem compacto.
Nesse quadro, eu amo pegar esse tipo de situação e deixar a casa de vocês, meus seguidores, bem bonita! Aqui, a ideia é fazer um projeto virtual gratuito que, depois, dê para ser aplicado sem dificuldades.
A proposta de hoje era transformar essa cozinha pequena em um lugar mais com praticidade, mas sem perder aquele toque acolhedor que deixa tudo com cara de lar. A mudança na paleta de cores, disposição dos móveis e alguns detalhes fizeram toda a diferença!
Outra coisa importante desse projeto é que ele conversa muito com quem mora em casas ou apartamentos alugados. Aqui não fizemos grandes reformas estruturais nem mudanças permanentes. Tudo foi pensado para ser funcional, bonito e acessível.
Começando pela parede
Para começar esse projeto, a primeira coisa que vamos fazer é mudar a parede. Para mim, essa é sempre uma das melhores partes de uma transformação, principalmente se for um ambiente pequeno, como no caso dessa cozinha. E apesar de parecer simples, já dá um ar totalmente diferente! É uma forma inteligente de decorar e ainda otimizar espaço, porque você não acrescenta volume, só transforma o que já existe.
Nesse caso, a minha ideia era fazer uma pintura em tom bege areia, para trazer um contraste baixo e dar a sensação de que o cômodo está mais iluminado. Esse tom é neutro, suave e deixa o ambiente com parecendo até mais limpo visualmente.
Espaço para armazenamento no novo layout
Agora, para que a transformação dessa cozinha pequena realmente fizesse sentido, o próximo passo do projeto foi mudar o armário aéreo de lugar. Mudar a disposição dos móveis, quando possível, é sempre um caminho rápido, barato e eficiente. Essa dica custa zero reais e geralmente funciona muito bem!
A proposta aqui foi posicionar o armário aéreo na mesma parede pintada de bege areia. Isso não só cria um conjunto visual mais harmonioso, como também aumenta a sensação de ordem. É como se aquela parede deixasse de ser um espaço vazio e agora, tivesse um novo propósito.
Logo ao lado, adicionamos também um armário mais estreito. Ele ocupa pouco espaço, mas ajuda a organizar alimentos, potes e utensílios sem comprometer a circulação. Cozinhas pequenas precisam ser pensadas com estratégia e isso não poderia ser diferente nessa transformação.
A geladeira também foi movida para esse mesmo canto. Esse agrupamento de peças cria uma lógica de armazenamento que funciona tanto visualmente quanto no dia a dia. E como a cozinha da Susana é pequena, aproveitamos também a parte superior da geladeira. É um espaço que muita gente esquece, mas que pode ser muito útil quando bem trabalhado.
Para deixar esse cantinho com mais vida, sugeri usar prateleiras de canto de madeira e colocar plantas nelas. Além de aproveitar um espaço parado, isso deixa a cozinha mais charmosa e com personalidade. E, claro, com aquele toque verde que a gente ama!
Criando um novo cantinho funcional
Como designer, sempre penso em unir estética e funcionalidade. Não adianta ser só bonito, tem que funcionar no dia a dia. Onde antes ficava o fogão, sugeri transformar em uma área de refeições. Colocamos uma mesa com quatro cadeiras, que se encaixam perfeitamente sem ocupar muito espaço. Isso deixa o cômodo mais prático e ainda cria um cantinho acolhedor.
A composição desse novo espaço ficou leve e super funcional. Mas ainda dá para melhorar! Assim, a proposta aqui é incluir uma prateleira com ganchos para trazer charme e utilidade ao mesmo tempo. Nela, a Susana pode colocar xícaras, pequenos enfeites ou até temperos. Essa mistura entre o decorativo e o funcional vai transformar essa cozinha pequena em um espaço mais otimizado.
Além disso, pintei duas faixas na parte superior da parede para criar contraste e deixar o visual mais interessante. Essas faixas ajudam a dar sensação de estrutura e profundidade. Para essa etapa, escolhi a cor Brilho da Lua da Eucatex, que é elegante, moderna e conversa muito bem com o bege areia. Esse detalhe fez toda a diferença no projeto final!
A pia
A área da pia também precisava de uma solução, já que ela não tem armário na parte inferior. Para isso, a ideia aqui é usar prateleiras. Elas são perfeitas para armazenar itens de limpeza, organizar as panelas maiores e apoiar produtos do dia a dia. Além disso, elas ajudam a esconder os canos, deixando o visual mais limpo.
Mas, para deixar tudo ainda mais bonito e organizado, a gente não vai parar por aqui. Para criar uma espécie de armário improvisado, mas com cara de móvel planejado, dá para colocar portas de PVC. Dessa forma, vai ficar tudo bem escondido e protegido, além de dar uma sensação de limpeza visual nessa transformação de cozinha pequena.
A área do fogão
Por fim, chegamos à área do fogão, que também recebeu atenção especial. A parede onde ele ficaria, que se conecta com a pia, foi pintada também naquele tom de bege areia, para acompanhar a estética do restante da cozinha. Isso deixa tudo com acabamento mais caprichado.
Aproveitamos também o espaço do botijão. Criamos um armário feito com pallets, que ficou um charme e ainda super funcional. O armário serve como apoio para temperos e permite colocar cestas para frutas e verduras. É extremamente útil, principalmente para quem tem uma cozinha pequena.
Acima dessa área, sugeri colocar mais prateleiras ou até um armário aéreo extra. Cozinhas pequenas dependem muito do uso das paredes! Quando você libera o chão e usa o vertical, o ambiente fica mais leve e muito mais funcional.
Cozinha pequena transformada!
A transformação da cozinha da Susana mostra exatamente o que eu amo fazer: renovar, otimizar e trazer identidade para cada espaço. Mesmo sendo uma cozinha minúscula, ela ganhou vida, funcionalidade e muita cor. E tudo isso sem grandes reformas, sem quebra-quebra e respeitando o que a Susana já tinha.
Você também pode acompanhar essa transformação de cozinha minúscula no Instagram:
Ver essa foto no Instagram
Quer participar do Ráisa, decora o meu cantinho?
Se você também precisa de uma solução prática e acessível para a sua casa, participe do “Ráisa, decora o meu cantinho?”.
Para fazer parte deste quadro, basta enviar um email para [email protected] com as informações necessárias, fotos e medidas do seu cômodo.
Eu vou amar fazer um projeto especial e único para você!

Ráisa Guerra é jornalista e designer de interiores. Criadora do canal Mania de Decoração, é especialista em projetos acessíveis e criativos de decoração.