Se você acompanha o Mania de Decoração há algum tempo, já aprendeu que uma única peça pode mudar totalmente um espaço. Por isso, nessa transformação de área externa da lavanderia, não poderia ser diferente. Nesse caso, uma mesa vintage dos anos 50 foi a minha inspiração para dar outra cara nesse cantinho de casa.
O que eu mais gosto em móveis antigos é que eles são cheios de história! Assim, enquanto eu pensava em como deixar esse ambiente mais bonito e aconchegante, eu queria dar um sentido novo para a mesinha.
Dessa forma, chegou a hora de dar vida para a área externa e construir novas memórias nesse espaço de lazer. Eu amei o resultado final e as minhas tardes de domingo ficaram dignas de deixar o coração quentinho!
Vem conferir como tudo isso aconteceu!
A protagonista de tudo, a mesa
Essa mesa é ideal para economizar espaço. Ela tem tampos laterais que se abrem, resultando em duas propostas: uma de formato circular quando está aberta e, outra, retangular quando está fechada.
Mas, como esse móvel já é bem antigo e de madeira, eu precisava deixar ela bem preparada para aguentar a exposição do sol e chuva na área externa da lavanderia. A minha intenção aqui é fazer ela durar por um tempo! Dessa forma, usei stain para garantir que ela ficasse bem protegida.
O stain é uma resina impregnante, que permite não só dar uma cor e uma iluminação leve para o móvel, como também aumenta a expectativa de vida dele. Depois de secar, a minha mesa vintage já estava pronta para brilhar no seu novo lar!
Cor e estilo para as paredes
Para dar vida às paredes, eu não poderia deixar de pintar e trazer um contraste (muito) bem-vindo. Dessa maneira, eu resolvi deixar o tom de bege que já estava ali antes, mas acrescentando também uma tinta laranja mais vibrante.
Com a tonalidade mais alaranjada, eu fiz uma pintura em formato de arco. Isso ajudou a trazer mais dinamicidade e a suavizar as linhas retas da estrutura. Além disso, a cor quente proporciona a sensação de conforto e boas energias.
Se você quiser reproduzir esse estilo de pintura em casa, eu recomendo usar fitas para delimitar a sua área de pintura. Assim, você não corre o risco de deixar algo borrado ou ter que refazer todo o processo de novo.
Por fim, para compor essa estética e dar um toque final, usei vasos e pratos de barro. Eu amo essa estética mais brasileira e natural! Para deixar as peças artesanais mais leves, escolhi algumas versões diferentes, variando no formato, tamanho e profundidade.
Banco de praça
Como eu queria criar uma área de lazer para descansar e ter boas conversas, achei que estava faltando um lugar para sentar. Foi então que eu escolhi um banco de plástico, daqueles de praça mesmo. Eles são excelentes para fazer parte de áreas externas, combinando perfeitamente com a estética que eu estava buscando para esse pedaço da lavanderia.
Esse móvel é muito resistente ao clima chuvoso e dias ensolarados, além ficar lindo em casa!
Toque verde das plantas
Como essa parte externa da casa é dividida com a lavanderia, as plantas tiveram um papel importante aqui. Apesar de terem sido usadas intencionalmente para dar vida ao espaço, elas hoje foram peças essenciais para delimitar o ambiente.
Aqui, usei quatro vasos, formando um quadrado pequeno. Deixei todos eles bem alinhados, dividindo onde é a área de descanso e onde é a lavanderia.
Caso você queira repetir essa ideia na sua área externa em casa, é muito importante pensar em espécies de plantas que podem ficar expostas como as minhas. Assim, elas vão viver por muito mais tempo e manter o seu cercado lindo!
Transformação pronta e simples!
Se você chegou até aqui, percebeu que eu não fiz nenhuma reforma quebra-quebra ou usei itens muito complexos. Tudo que precisei para transformar a minha área externa da lavanderia foram alguns móveis e uma pintura bem bonita.
Espero que essa transformação tenha te inspirado tanto quanto a mesa dos anos 50 inspirou a criação desse espaço aqui. Vou adorar ver o que você fez na sua casa depois!
Você também pode acompanhar esse processo lá no Instagram:
Ver essa foto no Instagram
O que antes era apenas uma área de serviço, agora é um espaço de descanso. Cheio de aconchego para tomar um café da tarde, ter boas conversas e aproveitar os momentos de sol, eu amei demais esse resultado final!

Ráisa Guerra é jornalista e designer de interiores. Criadora do canal Mania de Decoração, é especialista em projetos acessíveis e criativos de decoração.