A casa dos meus pais já tem mais de 40 anos e, ali, cada cantinho guarda uma história diferente. É onde cresci e vivi muitos momentos bons. Apesar disso, com o passar do tempo, esses espaços foram precisando ser renovados e de um novo olhar.
Assim, eu decidi que iria transformar essa casa que é tão especial para mim. Hoje, escolhi o quarto para ser o cômodo da vez. Sem nenhum tipo de quebra-quebra, foi possível deixar esse ambiente com outra cara!
Se você mora de aluguel, eu recomendo que continue lendo esse texto! Algumas das dicas que usei aqui são ideias para quem não está no imóvel próprio. No entanto, se você também quer mudar a sua casa, mas só não quer passar pelo trabalho de uma reforma, esse texto também é para você.
Vem conferir algumas ideias bem legais e interessantes para transformar o seu quarto!
Começando pelas paredes
Uma das minhas formas favoritas de começar uma reforma é por meio das paredes. Aqui, não foi diferente! Antes, todas elas estavam pintadas em um tom de bege que já não combinava mais com a proposta que eu tinha pensado para o quarto.
Dessa forma, usei a cor do ano de 2025 da Eucatex, a Sombra da Floresta. Pintei uma das paredes com ela, nesse tom de azul super suave e delicado, que traz um aspecto de serenidade bem-vindo ao cômodo.
Mas, como eu ainda não estava satisfeita, decidi me arriscar um pouco mais. Testei uma pintura com stencil em quadradinhos e um tom neutro, porém não gostei muito de como estava ficando.
Então, eu decidi que iria fazer uma pintura setorizada mesmo, usando um tom de azul mais fechado e profundo, que casou muito bem com a Sombra da Floresta. Ficou muito mais elegante e reforçou aquela sensação de aconchego que eu queria trazer.
Para equilibrar as cores, escolhi também o tom Sépala, da paleta Jardim da Paz, para pintar o restante das paredes. Essa mistura criou contraste sem pesar no visual, deixando tudo ainda muito suave.
Mudança no piso
Outro ponto que precisava de atenção era o piso. O que tinha ali já era bem antigo e precisava de uma cara nova. Como eu ainda queria transformar o quarto sem precisar de uma obra, a solução perfeita foi apostar no piso laminado de encaixe.
Ele é ótimo porque pode ser instalado diretamente em cima do piso antigo, sem sujeira, sem dor de cabeça e sem gastar muito. Essa escolha é ótima para quem mora de aluguel, já que não requer nenhuma alteração no imóvel original.
Ah, e pra fazer a manutenção é super simples! É só limpar normalmente, sem riscos de estragar o material. Ele é um piso normal, mas que deixa o cômodo totalmente diferente no fim das contas.
No meu Instagram, eu mostrei em mais detalhes como fiz a instalação. Você vai ver que é bem simples!
Ver essa foto no Instagram
Novo visual das cortinas
Aqui, não teve nenhum aspecto que escapou da reforma! A cortina, em qualquer ambiente, muda totalmente a perspectiva, e dá até mesmo algumas ilusões visuais de que o cômodo está mais alongado ou pequeno.
Como as cores da parede e o piso já haviam sido substituídos, resolvi trazer uma cortina que combinasse com esse novo visual. Coloquei uma cortina blackout, perfeita pra dar aquele conforto extra, principalmente nos dias de preguiça.
Além de deixar o quarto mais aconchegante, na hora de dormir ela também bloqueia a entrada de luz. Ideal para deixar o quarto cheio de aconchego!
Reaproveitamento de móvel antigo
Se você me acompanha, provavelmente me viu falando sobre esse móvel no quarto dos meus pais. Essa é uma peça que eu fiz quando ainda estava cursando design e, confesso, algo totalmente diferente do que eu faria hoje. Como não era uma possibilidade desfazer dele, resolvi atualizar ele e deixar com uma nova cara.
Para isso, usei a mesma cor da parede, no tom Sépala. Nessa pintura, optei por um caminho mais prático e que daria um acabamento mais bonito, que era a bombinha de tinta. Depois de pintado, ele já ficou bem diferente e até combinou com o restante do quarto.
Uma nova cabeceira para a cama
Agora, uma das partes que mais amei fazer, que foi a cabeceira! Eu sou apaixonada por design com curvas e em formatos mais ondulados. Para mim, eles dão um toque de modernidade e personalidade incríveis. Então, para o quarto dos meus pais, não poderia faltar isso.
Decidi criar uma cabeceira bem grandona, usando uma chapa de MDF e bóias de piscina, daqueles do tipo espaguete mesmo. Cortei as boias ao meio, fui encaixando e encapando uma a uma com tecido, até formar esse desenho curvado lindo.
Também escolhi um tecido num tom mais esverdeado que casou super bem com o azul das paredes e do teto. Essa combinação deixou o ambiente harmonioso e, ao mesmo tempo, cheio de personalidade.
Eu amei o resultado final!
Depois de todas essas mudanças, que foi desde a pintura e piso até a cortina e móveis renovados, o quarto dos meus pais ficou muito diferente! Aquele espaço que antes parecia sem vida, agora ganhou um ar moderno e aconchegante.
E o mais legal é que tudo foi feito de forma prática e sem quebra-quebra, usando soluções que até quem mora de aluguel pode reproduzir.
Foi muito gratificante ver a reação deles ao entrarem no novo quarto. Cada detalhe foi pensado com carinho! Eu fiquei com a sensação de dever cumprido.
Se você quiser acompanhar como foi, tem o vídeo no Instagram:
Ver essa foto no Instagram
Se essa transformação de quarto te inspirou, já me conta o que você vai fazer! Vou amar ver o resultado!

Ráisa Guerra é jornalista e designer de interiores. Criadora do canal Mania de Decoração, é especialista em projetos acessíveis e criativos de decoração.