Esse é mais um episódio de Amou, Levou e dessa vez ele foi diferente!
Tudo começou quando um seguidor me mandou mensagem no Instagram, dizendo que encontrou uma gaveta na rua em Goiânia. Ele me mandou até mesmo a localização. Arrasou demais!
Assim, eu fui logo garimpar esse móvel incrível e já fiquei pensando no que iria fazer com isso. O resultado foi dois em um: uma mesa lateral que também serve como baú e banco. Eu amei como ficou e espero que vocês também!
Esse episódio foi pra lá de especial! Como vocês sabem, até então, esse quadro só acontecia para moradores de Goiânia. Mas, nesse, tive a oportunidade de levar até São Paulo. Vem ver como foi essa aventura comigo!
Agora, como funciona o Amou, levou?
No Amou, Levou, tudo funciona de uma forma bem simples. Nos últimos episódios, o maior desafio mesmo é ser o primeiro a chegar. E isso tem aquecido demais o meu coração!
A dinâmica é simples: eu garimpo peças, dou um novo propósito a elas e devolvo para a rua. Quem se interessar, pode levar!
E caso você ainda se pergunte o porque de eu sempre deixar os móveis na rua, o motivo ainda continua sendo o mesmo, que é chamar a atenção. Dessa maneira, eu consigo atrair mais pessoas para a causa de decoração sustentável. Além disso, outro ponto muito importante é que, assim, também tem um alcance maior, chegando em pessoas que podem não ter tantas condições de investir numa mobília nova para casa.
Para descobrir onde eu estou colocando os móveis, você pode acompanhar os stories do Instagram do Mania (@maniadedecoracao). Toda vez que estou prestes a lançar um novo episódio, eu deixo as informações e dicas sobre onde os móveis que fiz podem ser encontrados.
Até o episódio 5, ele só acontecia em Goiânia. Mas, como esse quadro tem ganhado uma repercussão alta, ele atravessou uma fronteira! Escolhi a cidade de São Paulo para fazer o primeiro Amou, Levou fora de Goiás, já que lá tem uma grande concentração de seguidores meus. Então, quem sabe a sua cidade não pode ser a próxima?
Continuem compartilhando essas ideias para que cheguem até outros lugares e pessoas. Eu vou amar conhecer mais dos meus seguidores de todos os cantos do Brasil!
O quinto episódio
Como eu já tinha dito, tudo isso começou quando me avisaram sobre uma gaveta abandonada na calçada. Eu peguei essa peça, que ainda estava em ótimas condições, e dei um novo propósito para ela.
Decorar com funcionalidade e praticidade é sempre um dos meus objetivos! Como designer, gosto de pensar em mobílias que podem facilitar o dia a dia. Foi assim que surgiu a mesa lateral que também é um baú (e ainda vira um banco!).
Se você também quer esse móvel, mas não teve a oportunidade de levar, ainda tem jeito! Vou deixar aqui todo o passo a passo para que você consiga reproduzir e deixar a sua casa ainda mais bonita!
Mas, antes, sobre a seguidora que pegou o móvel:
Para deixar esse móvel em São Paulo, eu precisei contar com o suporte de dois amigos muito queridos! Como eu não sou de lá, eles me ajudaram a deixar essa peça numa praça ao lado da Galeria Metrópole, que é um lugar muito especial para mim.
Para quem não sabe, foi lá onde eu tive um móvel meu premiado e exposto. Então, é um lugar cheio de significado! Além de já ser um local que carrego no meu coração, ele agora me mostrou também que existe amor em SP sim!
Mal deu tempo de chegar na praça e uma seguidora, a Ionah, já estava lá. E ela não estava sozinha não, viu? A Ana, que estava no Rio de Janeiro, também participou desse encontro por uma chamada de vídeo.
Foi muito bom poder conversar com elas, que são uns amores! A Ana também já me mandou como esse móvel está sendo usado. Fiquei muito feliz que elas tenham abraçado essa ideia e amado tanto quanto eu! E aqui vou deixar um registro desse momento tão legal!
Como fazer a mesa lateral que vira um banco e tem um baú dentro:
Agora, vem conferir como fazer esse móvel para decorar a sua casa!
Materiais necessários para fazer mesa lateral que vira um banco e tem um baú dentro:
- Tinta
- Rolo de pintura
- Parafusadeira
- Parafusos
- Pés de mesa
- Velcro autocolante
- Almofada de assento
- Chapa de madeira
- Puxador
Passo 1: criação da base
A primeira coisa que fiz com essa gaveta foi trocar o fundo dela. Como eu queria uma base que fosse mais firme e que possibilitasse maior durabilidade do móvel, usei uma chapa de madeira.
Quando fizer a sua, lembre de tirar as medidas para cortar do tamanho certo. Assim, você consegue evitar desperdiçar o material ou ter que refazer o trabalho.
Passo 2: pintura da mesa lateral 
Em seguida, eu parti logo para a pintura. Nessa etapa, escolhi um tom de bege, que tem um fundo um pouco mais quente e alaranjado. Dessa forma, trouxe um equilíbrio maior para a peça e deixou ela bem harmônica. Também senti que, assim, era mais fácil combinar com a casa de quem fosse levar, já que era uma cor mais neutra.
Para isso, eu usei a cor Pedra do Sol da Eucatex, da linha Acqua. É uma tinta super fácil de aplicar e que dá um acabamento bem bonito!
Passo 3: hora de transformar em uma mesa lateral com baú e banco
Lembra que essa mesa também é um baú e banco? Para fazer isso, peguei uma outra tábua e uma almofada de assento, que é mais fina. Usei velcro adesivo para unir as duas peças pensando na praticidade do dia a dia. Dessa forma, quando precisar lavar a almofada, basta retirar e pregar de novo quando estiver seca.
Nessa parte, também optei por deixar a tábua com o assento livre, sem fixar. Assim, quando quiser usar como banco, basta deixar a almofada para cima. Quando quiser usar como mesa lateral, é só virar e deixar a superfície de madeira para servir de tampo. E, quando quiser aproveitar o armazenamento de dentro, é só tirar e encaixar de novo a madeira.
Passo 4: finalização do móvel 
Para dar um charme e não esquecer que esse móvel já foi uma gaveta antes, coloquei um puxador dourado. Acho que ele ornou super bem com as cores e estrutura desse móvel.
Por fim, instalei também dois pés no fundo da gaveta. Você pode optar por usar qualquer modelo aqui que, com certeza, vai ficar lindo! Nessa peça, eu queria trazer um ar de modernidade, então acabei escolhendo esses pés mais retos.
Mesa lateral com baú embutido e banco pronta!
Agora, é hora de você reproduzir essa ideia aí na sua casa! Dá super para adaptar conforme os móveis e estilo do seu lar. A minha ideia era ser uma peça mais contemporânea, mas também é possível dar um visual mais clássico se quiser.
Eu amei muito o resultado e espero que tenha te inspirado a fazer a sua própria versão!
O tutorial de como fazer essa mesa lateral com baú e banco também está no Instagram, mas o mais importante mesmo é você conferir como foi esse encontro de aquecer o coração!
Ver essa foto no Instagram