Um elemento muito comum na decoração de ambientes externos é o pergolado. Essa estrutura traz consigo muitos benefícios, como a versatilidade de estilos. Aqui, você pode encontrar opções de diferentes materiais, variando desde o mais rústico ao mais moderno.
Além disso, o pergolado também é muito funcional! Como a área externa de casa costuma ser bem ensolarada, você pode aproveitar essa estrutura para criar sombra e tornar o seu espaço mais acolhedor.
Por isso, hoje vou te apresentar tudo o que eu sei sobre os famosos pergolados!
Quais são os tipos de pergolado?
A primeira coisa que você precisa saber sobre os pergolados é que existem vários tipos diferentes dele! Os modelos, embora sigam uma estrutura similar, podem mudar conforme o estilo e material.
Dessa forma, antes de escolher, é importante pensar no tipo de ambiente que você deseja criar. Enquanto alguns materiais oferecem um visual mais moderno e clean, outros trazem uma sensação de aconchego e naturalidade maior.
Além disso, é importante pensar como você deseja usar o espaço, se é para uma área gourmet ou jardim, por exemplo. Assim, é possível fazer uma escolha mais adequada de acordo com os seus planos.
Pergolado de alumínio

O pergolado de alumínio é uma opção para quem gosta de modernidade. Aqui, é muito comum encontrarmos a peça em um tom de preto, principalmente fosco, que fica lindo! Mas, se você preferir, também é possível pintar em outras tonalidades, como branco e cinza.
Essa estrutura normalmente costuma ser mais leve e resistente à corrosão, aumentando a durabilidade. Outra vantagem é que ela não exige uma manutenção frequente, sendo ainda mais prática.
Você pode optar por deixar o pergolado com coberturas de vidro, que permite a entrada de iluminação ao mesmo tempo que traz um certo nível de proteção solar. Nesse caso, vale investir em um vidro de controle solar ou revestir com películas de proteção solar.
Em projetos minimalistas e fachadas contemporâneas, o pergolado de alumínio oferece um visual limpo e sofisticado. Então, se esse é o seu estilo, pode testar essa ideia sem medo!
Pergolado de alvenaria

O pergolado de alvenaria é um modelo mais robusto, que geralmente fica integrado à própria estrutura da casa. Nesse tipo de construção, o material usado costuma ser blocos e tijolos. Se você está em busca de algo mais discreto e fixo, esse pode ser o ideal.
Essa estrutura é muito usada para dar uma cobertura parcial nas áreas externas de casa, em especial varandas e áreas gourmet. Contudo, ele tende a ser mais caro do que os outros tipos, já que exige mais mão de obra especializada e materiais.
Apesar disso, é um modelo que tem baixa manutenção e uma grande durabilidade. Devido à sua construção, ele consegue resistir mais tempo ao sol e chuva sem ser danificado.
Outro aspecto interessante é que a alvenaria também pode ser combinada com outros materiais, como o vidro. Assim como no pergolado de alumínio, dá para investir em propostas de películas protetoras para ter mais sombra durante dias ensolarados.
Pergolado de bambu

O pergolado de bambu é uma opção para quem ama aquele clima de SPA e resorts! Esse modelo costuma trazer um ar mais tropical e relaxado, ideal para áreas de descanso e lazer.
Dentre os modelos disponíveis, esse tipo de estrutura costuma ter um visual mais leve e natural, além de ser mais sustentável. Se você ama decoração ecológica, vale a pena pesquisar por algumas inspirações desse pergolado!
Uma dica que eu dou é investir em peças que são tratadas. Como o bambu é natural, ele pode ter uma durabilidade menor em caso de umidade extrema e fungos. Dessa forma, você garante que ele fique saudável por mais tempo.
Outro ponto interessante é que como ele tem essa estética mais leve, fica incrível com tecidos que trazem movimento. Aqui, seja no estilo boho e ou no praiano, vai se adaptar muito bem!
Pergolado de eucalipto

O pergolado de eucalipto costuma ser uma alternativa muito usada para criar um visual mais natural e rústico. Além disso, ele tem uma vantagem incrível: ótimo custo-benefício! Essa madeira costuma ser versátil e bonita, além de ser acessível.
Contudo, é preciso tomar muito cuidado com o tratamento da sua estrutura. Dessa forma, você tem uma durabilidade maior. O mais recomendado é que ele passe por um autoclave, que faz uma espécie de barreira contra fungos, cupins e umidade. Esse processo geralmente é feito por empresas especializadas.
O pergolado de eucalipto também costuma ser uma combinação perfeita para qualquer lugar, sendo muito fácil de se adaptar. Como ele tem uma cor naturalmente mais clara, ele pode combinar com muitos estilos e ambientes, desde jardins mais elegantes à áreas de lazer rústicas.
Pergolado de ferro

O pergolado de ferro é uma opção que combina muito com a estética mais moderna e industrial. Um dos principais cuidados com essa estrutura é manter o tratamento com tintas anticorrosivas, a fim de garantir um período de vida útil maior.
Você pode optar por forrar ou não, dependendo da função desejada para ele. Caso queira que o seu pergolado seja uma área de lazer e não apenas um espaço de passagem rápida, dá para investir em coberturas de vidro que vão ornar com a proposta moderna.
Agora, se você quer um traço mais delicado, também dá para usar uma cobertura de ferro fina com detalhes vazados. Isso vai trazer mais informação para a peça e deixar o visual mais suavizado, embora ainda fique bem moderno e imponente.
Pergolado de concreto

O pergolado de concreto, como o próprio nome já denuncia, utiliza concreto armado. Em sua estrutura, é muito comum usar barras de aço, pilares e vigas. Similar ao modelo de alvenaria, ele costuma ser fixo e permanente na estrutura, oferecendo alta resistência e durabilidade.
Todavia, aqui ele não precisa de um revestimento. Se você quiser, pode optar por usar com o acabamento aparente e criar um visual bem moderno e minimalista. Outra vantagem é que, por conta disso, a manutenção é bem baixa, podendo passar anos até que necessite de uma reforma.
Esse modelo pode ser usado em jardins e varandas, além de ficar uma graça em terraços! E ainda dá até para deixar plantas crescendo próximas à ele, que fica simplesmente lindo e acrescenta vida ao espaço!
Pergolado de madeira

O pergolado de madeira é um dos mais tradicionais, que remete a uma sensação de aconchego e deixa o espaço com uma cara mais convidativa. Como é um material natural, ele se encaixa perfeitamente em áreas externas de qualquer estilo. Seja rústico, clássico ou moderno, esse tipo de estrutura não tem erro!
Aqui, você pode optar por diversas espécies de madeira, mas é importante que ela seja tratada. Isso porque pragas, como os cupins, podem danificar e prejudicar a durabilidade da sua decoração. As madeiras nobres, a exemplo do ipê, costumam ser mais naturalmente mais resistentes não só aos insetos, como também à umidade. Assim, vale a pena pesquisar qual é a melhor opção custo-benefício para você.
Ao contrário da maioria dos modelos, o pergolado de madeira exige uma manutenção mais frequente. Tratamentos como aplicação de verniz ou óleo protetor devem ser aplicados de forma regular para evitar o desgaste do material.
Mas, por outro lado, é uma das estruturas mais versáteis e charmosas! Você pode optar por usar um forro de bambu, vidro ou tecido. Tudo vai depender do seu estilo pessoal e o que vai combinar mais com a sua casa.
Além disso, outros elementos secundários como plantas e luminárias dão um aspecto muito aconchegante e bem-vindo. Se a sua intenção é criar um ambiente encantador e confortável, essa pode ser a sua melhor opção!
Como instalar um pergolado
Instalar um pergolado é uma tarefa que exige planejamento e atenção aos detalhes. Antes de fixar essa estrutura no seu jardim ou área externa, é importante definir o local e observar fatores como o espaço disponível. Além disso, o terreno precisa ser estável e propício para a sua decoração.
Depois de todos esses fatores, o material também deve ser levado em consideração. Em algumas regiões, o clima, a incidência solar e a chuva, podem acabar interferindo nessa escolha. Por isso, é fundamental reconhecer a necessidade de manutenção também.
Qual é a altura ideal para um pergolado?

Antes de tudo, o pergolado precisa ter uma altura proporcional ao espaço onde vai ser instalado. O primeiro passo é medir as vigas, que são mais baixas do que o “teto”. No geral, elas costumam ter em média 2,10m. Já a altura total do pergolado costuma variar entre 2,50 m e 2,80 m, dependendo do tipo de material e do estilo escolhido.
Caso você opte por fazer um forro, ele também entra nessa conta! Isso vai fazer toda a diferença no conforto térmico, circulação de ar e estética. Quanto mais alto, mais ventilação o espaço tem.
A proporção certa é importante não só para garantir uma funcionalidade maior do pergolado, mas também ajuda na estética. Quando a peça tende a ser muito baixa, por exemplo, pode acabar dando a sensação de compressão e causar desconforto.
Por fim, a altura interfere também na capacidade de uso. Se você pensa em receber as pessoas por muito tempo em eventos ou dias de lazer, o pergolado precisa ter uma altura considerável para ser o mais confortável possível.
Qual a distância entre as travessas de um pergolado?

As travessas funcionam como o teto do pergolado e, no geral, não existe nenhuma regra entre qual distância manter essas peças. No entanto, o mais comum é que elas sejam colocadas a 50 cm uma da outra.
É interessante que você observe qual tipo de forro pretende usar, já que isso vai acabar influenciando nessa distância. Nesse caso, se optar por um forro de bambu, você pode dar um espaçamento maior de aproximadamente 70 cm. Mas, se mudar para uma cobertura de vidro, pode manter o tamanho normal de 50 cm.
Esse distanciamento dos vãos acaba influenciando na funcionalidade também. Isso porque, se a proposta é ter muita luz natural, o espaçamento não pode ser pequeno demais.
Como preservar um pergolado?

Para garantir a durabilidade do seu pergolado, é importante conhecer o tipo de manutenção que cada tipo de material precisa. A limpeza regular para tirar a sujeira acumulada durante a semana sempre é essencial, ajudando a manter uma imagem mais bonita da sua área externa.
Mas, existem alguns cuidados específicos para manter para cada um. Se o seu modelo favorito é o de madeira, você precisa ter em mente que esse é um material natural e que pode acabar sendo danificado por insetos. Assim, fazer o tratamento a cada 12 ou 24 meses é essencial para proteger a peça não só contra pragas, como também da chuva e sol. Aqui, também depende muito da madeira que foi utilizada.
Já no caso de um pergolado de alumínio, os produtos químicos corrosivos devem ser evitados, optando por sabão e água neutros sempre. Os modelos de alvenaria quase não precisam de manutenção, exceto pela estética dos revestimentos e pinturas.
Agora, quanto aos modelos de bambu, eu recomendo ficar sempre atento se há sinais de rachaduras. Além disso, manter as peças tratadas com verniz ou óleo periodicamente é fundamental para durar por mais tempo.
As coberturas também precisam ser sempre verificadas, uma vez que costumam juntar muita poeira, folhas e insetos.
Qual é a largura do pergolado?

Para saber a largura ideal do pergolado, primeiro é preciso saber qual o tamanho do espaço disponível para criar uma proporção mais adequada. Além disso, a função também deve ser levada em consideração. No geral, há uma variação de 2,5m e 3,7m.
Se a intenção é criar um espaço de permanência, vale apostar em estruturas maiores e que ofereçam abrigo em dias ensolarados ou chuvosos. Mas, caso você queira que seja apenas um corredor de passagem, não há necessidade de investir em um pergolado muito grande. Um modelo mais estreito vai ser o ideal nessa situação.
Além disso, para conhecer a largura, também é fundamental levar a altura em consideração. Dessa forma, pensar na funcionalidade, estética e objetivo do pergolado é fundamental.
Onde usar pergolado?
O pergolado é uma estrutura que traz muita beleza e funcionalidade na área externa. O mais legal é que ele pode ser adaptado para diferentes ambientes.
Se a ideia é usar para trazer conforto e sombra, por exemplo, ele pode ficar na área de lazer. Mas, se você pretende só dar um toque final extra em casa e quer um pergolado, ele pode ser uma área de passagem, como um corredor.
Além das diferentes funções, ele também serve para agregar no estilo da casa. Assim, pensar se a sua estética é mais minimalista, rústica ou clássica, faz toda a diferença na hora de decidir onde colocar o seu pergolado.
Pergolado na piscina

O pergolado na área da piscina é uma ideia perfeita para trazer aquela vibe de tranquilidade e sofisticação. Além disso, dependendo do forro colocado, ele pode te ajudar a atingir o equilíbrio perfeito entre a sombra agradável e o sol.
É muito comum vermos essa estrutura abrigando espreguiçadeiras e sofás, além de pequenas mesinhas e balanços. Uma estética que eu acho linda é acrescentar tecidos leves e em tons claros, que dão um ar de elegância e liberdade para o espaço.
A escolha do material faz toda a diferença também. A opção mais comum de pergolado na área de piscina é o modelo de madeira, que ajuda a trazer um clima de SPA e resort. Mas as opções de ferro e alumínio também podem dar um charme e deixar tudo com uma cara mais moderna.
Pergolado na área gourmet

Na área gourmet, o pergolado cria um clima ideal para refeições e festas ao ar livre. Na maioria dos casos, eles são forrados para garantir mais conforto durante esses momentos. Aqui, vale usar coberturas de bambu, madeira e vidro. Todos esses materiais vão proteger da incidência do sol e das chuvas, mas sem tirar o aspecto de liberdade da área externa.
Como é um espaço muito usado para confraternizações, é ideal que ele traga uma essência de aconchego e conforto, tornando o ambiente mais convidativo. Assim, materiais como madeira são bastante usados. Todavia, a alvenaria também pode compor um espaço lindo, como uma extensão da própria casa.
Aqui, investir na iluminação é muito importante! Outros elementos como plantas e móveis também podem ajudar a criar um visual mais bonito e agradável para receber visitas ou ter momentos de lazer com a sua família.
Pergolado na varanda

O pergolado na varanda é uma forma incrível de integrar as áreas internas e externas, como se você estivesse criando uma ponte entre os ambientes da sua casa. Se você tem muitos móveis, como sofás, mesinhas e poltronas, essa estrutura pode acabar ajudando a proteger eles do sol e chuva.
Aqui, é muito importante que o pergolado seja bem leve e ventilado. Geralmente, é muito comum usar os modelos de madeira. Mas, as opções de concreto, alvenaria, ferro e alumínio também podem ser boas opções para a sua varanda. O forro pode variar de acordo com o estilo e intenção que você deseja para o local.
Como é uma área de descanso, a varanda pode ficar ainda mais linda com peças como luminárias de corda e plantas, seja em vasos suspensos ou no chão. Vale investir em elementos que transmitem aconchego e trazem vida ao ambiente de forma leve.
Pergolado na fachada

O pergolado na fachada de casa é uma tendência que vem ganhando força, principalmente nas casas com estilo mais moderno. Essa peça costuma valorizar o design e deixa a entrada bem bonita, trazendo um toque final para o lugar.
Os materiais de concreto e ferro costumam ser os mais usados na fachada, exigindo uma manutenção menos frequente. Contudo, se a sua intenção é criar um visual mais natural e com uma atmosfera mais acolhedora, a madeira pode ser uma boa alternativa. No entanto, é importante lembrar que esse material vai exigir mais manutenção ao longo dos anos.
Aqui, você pode usar um pergolado com forro ou sem. Se quiser deixar sua casa bem charmosa, vale colocar algumas plantas trepadeiras para crescer nessa estrutura e deixar a fachada com um clima mais aconchegante.
Pergolado no terraço ou sacada

O pergolado no terraço ou sacada é ideal para quem gosta de um bom momento de descanso no fim do dia. Nesse tipo de decoração, uma coisa que fica linda são luzes amarelas, que vão dar um toque bem acolhedor. A sua casa vai parecer que saiu diretamente do Pinterest!
Nesse ambiente, a estrutura pode ser uma excelente alternativa para aproveitar o espaço o ano todo, criando sombra sem bloquear a iluminação natural e protegendo da chuva. Nesse caso, você pode forrar com vidro ou policarbonato.
Mas, se você quiser manter uma proposta diferente, também dá para cobrir com forros de bambu, madeira ou ferro trabalhado. A única desvantagem é que, nesse caso, não tem tanta proteção contra o sol ou chuva. Assim, os seus móveis vão ficar lá, é interessante levar esses fatores em consideração e pensar em investir em peças mais duradouras.
Nesse caso, os modelos de alumínio e madeira costumam ser os mais procurados para sacadas e terraços. Eles são bem versáteis e fáceis de combinar com a decoração de casa, além de serem trazerem um visual mais suave e leve.
Pergolado no jardim

O pergolado no jardim é algo que você provavelmente já viu pelo menos uma vez na vida. Nesse ambiente, essa estrutura cria uma espécie de cantinho perfeito para descanso e pode servir até mesmo como um suporte para as plantas.
Uma ideia que sempre fica linda nos pergolados de jardim é investir em balanços e redes, que vão combinar com a leveza da área externa. Além disso, uma coisa que eu amo é deixar plantas e flores crescendo com apoio da estrutura, que traz uma sensação de encanto em casa.
Os materiais mais usados para esse tipo de decoração são a madeira e bambu, que são naturais e conseguem se integrar com facilidade no ambiente. Além disso, dá para mesclar com alguns tecidos mais leves e luzes, que cria um ambiente acolhedor e até mesmo romântico.
Pergolado na garagem

O pergolado na garagem é uma alternativa perfeita para criar sombra para o carro, mas sem deixar de lado o estilo e charme. Aqui, a construção dessa estrutura é quase sempre forrada, para garantir que em dias ensolarados e de chuva, o seu veículo fique protegido.
Aqui, a maioria dos modelos pode se adequar, desde que seja uma estrutura bem instalada e combine com a personalidade do seu lar. É muito comum que os modelos de alvenaria e concreto sejam usados como uma extensão da casa. Mas, os pergolados de madeira, eucalipto, ferro e alumínio também são excelentes alternativas.
Se a sua intenção for criar uma cobertura mais leve, o forro de vidro com películas protetoras pode ajudar bastante. Todavia, se a sua proposta é criar algo mais resistente e forte, pode usar telhas que também vão cumprir esse papel.
Pergolado na sala de jantar e almoço

Ter um pergolado na sala de jantar ou almoço é perfeito para quem quer ter mais luz natural em casa, mas ainda assim manter uma essência bem elegante. Além disso, essa estética cria uma atmosfera cheia de aconchego, que é ideal para esses momentos de refeição entre a família e amigos.
Um dos aspectos mais legais nessa composição de decoração é a iluminação do dia, que acaba equilibrando a luz artificial. Uma dica é combinar esse tipo de pergolado com coberturas de vidro ou policarbonato. Dessa maneira, até nos dias mais chuvosos ou ensolarados, você consegue desfrutar da sua sala de jantar.
Aqui, se você tem um estilo de decoração mais rústico ou quer garantir uma ambientação mais aconchegante, pode apostar nos modelos de madeira nobre e eucalipto. Mas, caso queira um visual mais moderno, os pergolados de alumínio e ferro podem ser a escolha perfeita.
Além disso, você também pode investir em um forro que cubra a iluminação natural de casa e investir em outras fontes de luz, como as arandelas e lustres. Essa proposta também fica um charme!
Pergolado spa

O pergolado é um elemento praticamente indispensável num SPA! Ele costuma garantir aquela sensação de natureza, relaxamento e bem-estar. Aqui, ele é uma peça fundamental para conferir à ambientação mais tranquilidade e realmente enfatizar o descanso.
Como em SPA a intenção é se conectar com momentos de autocuidado, estruturas de materiais naturais são a melhor opção. Madeira, bambu e eucalipto são a cara desse tipo de ambiente! Além disso, combinam muito bem com itens secundários, como tecidos leves e fluídos, que podem ser usados como forros ou enfeites nas vigas.
Vale a pena também investir em uma iluminação suave e móveis confortáveis, que conversem bem com o material escolhido. Além disso, caso você use um forro com menos cobertura e que seja mais leve, é interessante pensar em objetos que vão ter uma durabilidade maior em dias ensolarados e chuvosos.
Pergolado no rooftop

No rooftop, ter um pergolado traz um visual moderno e sofisticado, mas ainda mantendo o ambiente como espaço de convivência agradável e convidativo. Essa estrutura ajuda a manter o conforto, protegendo do sol, da chuva e do vento, adicionando também estilo para a sua decoração.
Aqui, é essencial priorizar o conforto térmico e a funcionalidade. Dessa forma, além de pensar em qual o melhor forro, como policarbonato e toldos retráteis, também é importante pensar no tamanho adequado da estrutura. Como é um espaço de descanso e lazer, é interessante não manter o teto tão baixo para evitar a sensação de estar abafado ou mesmo apertado.
Os móveis também vão fazer toda a diferença! Uma dica é pensar na funcionalidade que você deseja para o lugar e também nas condições climáticas de onde você mora. Assim, dá para pensar nas melhores alternativas de modelos e mobília.
Área externa com pergolado branco

O pergolado branco é uma escolha que não tem erro! Ele traz um visual bem suave e, dependendo dos seus móveis e plantas, pode até mesmo ficar naquela estética linda mediterrânea. Esse tipo de estrutura combina com muitos estilos de decoração, desde o clássico até o minimalista.
Em áreas externas amplas e bem iluminadas, ele pode acabar trazendo mais leveza. Assim, se você está em busca de alternativas com sofisticação e suavidade em equilíbrio, essa pode ser uma opção para a sua casa.
Você pode optar por usar o modelo de alvenaria ou alumínio, que podem ser pintados com tinta branca. Nesses casos, é interessante avaliar as possibilidades e cuidados que cada um requer. Dessa forma, é mais fácil compreender o tipo que vai se encaixar melhor na rotina do seu lar.
Pergolado na churrasqueira

O pergolado na churrasqueira é ideal para criar um clima mais convidativo e com cara de dias ensolarados cheios de risadas! Nesse tipo de ambiente, essa estrutura pode servir para proteger do sol e gerar mais conforto.
Mas, para além da funcionalidade, na parte estética esse modelo também é uma excelente alternativa para quem quer deixar a casa com uma estética moderna e os ambientes integrados. A madeira e alvenaria são materiais bastante utilizados nesses projetos. Assim, tudo depende do seu estilo pessoal e as necessidades do seu lar.
Essa é uma forma de unir a funcionalidade com a estética para criar momentos incríveis em casa. Na decoração, vale investir no conforto e aconchego, desde os móveis até a iluminação.
O que levar em consideração na hora de escolher um pergolado?

Na hora de escolher um pergolado, é preciso levar em consideração alguns fatores como espaço disponível, objetivo e estética. Tudo isso vai influenciar diretamente, além de impactar também no valor final.
Se você quer um tipo de ambiente de lazer, a cobertura pode ser média ou leve. Agora, se a intenção é colocar o pergolado numa sala de jantar ou área gourmet, é importante pensar em um forro que seja mais resistente e que cubra mais o espaço. Afinal, é um lugar para refeições e confraternizações.
Todavia, se é apenas decorativo, como por exemplo no jardim, ele pode servir como um suporte para o crescimento de plantas. O lugar e a intenção onde você pretende colocar o pergolado influência muito nesse processo de escolha!
Além dos forros, você também precisa levar em conta o material. Para isso, além de balancear o custo de cada um, a estética, espaço disponível e objetivo precisam ser levados em consideração. Se você pretende criar um local aconchegante e rústico dentro de casa, por exemplo, o modelo de alumínio ou de ferro pode não ser o mais adequado.
Outro ponto essencial é o tamanho do pergolado. Ele deve ser proporcional ao espaço, garantindo funcionalidade sem comprometer a circulação. Por isso, vale sempre medir bem a área antes da instalação e planejar com cuidado.
Quanto custa um pergolado?

Agora, vamos falar sobre um fator muito importante: o preço. O custo de um pergolado varia muito de acordo com o material, tamanho e profissional. Você pode contratar um serviço que faça um personalizado para a sua casa e espaço, mas também pode encontrar alguns modelos que já vem prontos.
Na internet, é muito comum encontrarmos alguns pergolados que já estão prontos para serem instalados. Em média, os valores variam de R$2.500 a R$7.000. Materiais como a madeira nobre tendem a ser mais caros.
Outro fator que influencia é a cobertura escolhida, seja ela de vidro, policarbonato ou tecido, que alteram o valor final. A mão de obra especializada também entra nessa conta. Por isso, vale sempre pedir orçamentos detalhados antes de decidir.
Antes de comprar, vale a pena fazer uma pesquisa bem completa sobre os materiais e opções de mercado. Dessa forma, você consegue encontrar aquela que vai ser melhor não só para a estética da sua casa, como também para o seu bolso.
O pergolado é um adicional excelente para compor a decoração de casa. Então, agora que você já tem todas essas dicas, é hora de colocar isso em prática e começar a ver qual vai ser o seu modelo ideal.
Se esse artigo te inspirou, eu vou amar saber como você vai usar o pergolado em casa!

Ráisa Guerra é jornalista e designer de interiores. Criadora do canal Mania de Decoração, é especialista em projetos acessíveis e criativos de decoração.