Edit Template

Como fazer divisória de ambientes com plantas para casas alugadas em 6 passos

Por Ráisa Guerra

13 nov 2025

5 min de leitura

Link copiado com sucesso!

  • Início
  • >
  • DIY
  • >
  • Como fazer divisória de ambientes com plantas para casas alugadas em 6 passos

Quem mora em casa alugada sabe o desafio que é querer mudar o ambiente, mas sem poder fazer uma reforma ou obra. Às vezes, tudo que a gente quer é dividir melhor um espaço para criar uma salinha mais reservada, um cantinho verde ou simplesmente dar mais charme à decoração.

Por isso, nesse tutorial de hoje, a ideia é fazer uma divisória de ambientes com plantas. Nessa solução para casas alugadas, você não precisa furar nem a parede, nem o teto. Perfeito para tirar quando quiser ou for necessário e ainda levar com você para onde for!

Esse é um projeto simples e fácil de ser executado. Porém, o que é mais legal é que a decoração fica uma graça, deixando tudo com uma cara bem aconchegante e cheia de vida.

Vem conferir como eu fiz esse móvel incrível para deixar o seu lar bem acolhedor!

Divisória de ambientes de madeira com vasos de plantas.

Materiais necessários para fazer a sua divisória de ambientes com plantas

Medidas do projeto

Antes de começar a montar a sua divisória de ambientes, eu vou deixar aqui todas as medidas que usei nesse projeto:Medidas do projeto de divisória de ambientes.

Passo a passo para construir a sua divisória de ambientes com plantas

Passo 1: monte a base

Parafusando as três tábuas menores de maedira para fazer a base da divisória de ambientes.

Para começar a sua divisória de ambientes, pegue as três tábuas menores e parafuse essas peças para formar um “U”. Esse formato é o que vai sustentar toda a estrutura da divisória.

As tábuas que usei já estavam tratadas, assim a durabilidade deste móvel é bem maior, além de realçar o tom natural da madeira. Se você quiser optar por um visual mais rústico, pode deixar as peças cruas mesmo. No entanto, é importante lembrar que, dessa forma, a vida útil do seu móvel pode ser menor.

Caso sua madeira ainda não esteja tratada, vale muito a pena aplicar verniz ou stain antes da montagem. Isso vai garantir que a divisória tenha mais resistência e uma aparência bonita por muito mais tempo.

Passo 2: monte a estrutura principal da divisória de ambientes

Parafusando as tábuas laterais e grandes na base.

Com a base pronta, é hora de montar a estrutura vertical. Para isso, você vai precisar fazer alguns furos nas quatro tábuas maiores. Mais tarde, esses buracos serão usados para colocarmos os vasos e deixar essa divisória de ambientes bem bonita!

Depois de marcar os pontos e furar, é hora de parafusar as tábuas na base. As laterais devem ficar bem rente, para formar uma espécie de moldura. A ideia é que o visual fique simétrico. Assim, antes de instalar todas as peças, eu recomendo medir o espaçamento desejado.

Passo 3: fixe o tampo superior

Parafusando o tampo de madeira nas tábuas.

Agora que toda a base e as laterais estão instaladas no móvel, é hora de fechar a estrutura da divisória de ambientes. Aqui, eu usei um tampo com as mesmas medidas daquela base em formato de “U”.

Para que tudo fique bem firme e não corra o risco de ficar bambo ou desmontar, fixei a tábua de madeira com parafusos.

Passo 4: instale as sapatas niveladoras e os pés

Instalando sapatas niveladoras no tampo de madeira.

Como essa divisória de ambientes foi pensada para casas alugadas, a intenção é evitar a necessidade de furar o chão ou parede. Por isso, vamos usar sapatas niveladoras aqui.

No tampo, você vai instalar duas sapatas em cada lado. Assim, quando for colocar o móvel na sua casa, ele vai ficar bem estável e ajustado. Totalmente à prova de aluguel!

Agora, para a parte inferior, vamos instalar os pés. Eu usei um modelo bem grande, para mesas, que vai dar um visual mais moderno e se encaixar com mais facilidade na altura da minha parede.

Além de ficar bem bonito e aumentar a durabilidade da divisória, que é de madeira, também facilita muito na hora da limpeza. Dessa forma, basta arrastar quando necessário e voltar para o lugar.

Passo 5: coloque barras roscadas nos furos das tábuas

Passando as barras roscadas pelos furos nas tábuas.

Lembra daqueles furos do início do tutorial? Agora, eles vão ser o nosso suporte para colocar os vasos. Para isso, passe barras roscadas ligando uma tábua a outra. E como elas precisam ficar bem firmes e serem capazes de sustentar os vasos de plantas, você vai colocar porcas nas pontas de ambos os lados.

Um aspecto legal dessa etapa é que, além de as barras roscadas funcionarem como um apoio para os vasos, elas também criam uma linha visual interessante e discreta. Fica bem moderno e ainda acrescenta um toque de estilo!

Passo 6: finalize a divisória de ambientes decorando com plantas

Colocando vaso de plantas apoiados nas barras roscadas na divisória.

Agora, para deixar a divisória de ambientes com aquele aspecto de casa com cara de casa, vamos colocar as plantas. Elas vão fazer toda a diferença e trazer vida para esse móvel.

No meu caso, eu usei alguns vasos pequenos e leves de cores diferentes. Isso criou um contraste bonito, mas sem ser chamativo demais. Em cada peça, fiz furos nas laterais e instalei ganchos triangulares de pendurar quadros, que vão servir para prender os vasos nas barras roscadas.

Depois, é só escolher as suas plantas favoritas e colocar nos vasos! Mas, é muito importante pesquisar por aquelas que vão se adaptar a um recipiente menor e às condições do local em que você irá usar a divisória.

Na minha divisória de ambientes, coloquei 10 vasos no total, sendo quatro no meio e três em cada lateral. No final, coloquei mais três plantas maiores na base para criar um toque verde mais aparente.

Divisória de ambientes com plantas pronta!

O resultado final é uma solução charmosa e funcional, ideal para quem quer dividir ambientes de forma leve e criativa. Além disso, o verde das plantas dá aquele toque de vida e frescor que transforma qualquer espaço.

Esse projeto também é bem versátil. No meu caso, eu criei essa divisória para ficar na garagem. Mas ela também fica perfeita na sala de estar, separando o ambiente da cozinha, ou até na varanda, criando uma área de descanso num estilo mais natural.

Se você, assim como eu, ama plantas, essa é a solução perfeita para decorar a sua casa e manter a funcionalidade.
Porém, se a sua rotina é muito corrida e você quer algo mais simples, que não exija tanta manutenção, aqui no Mania já tem um tutorial de divisória de ambientes para casa alugada feito só com ripas de madeira.

Criar soluções para imóveis de alguel nem sempre precisa ser um desafio. Caso esse tutorial tenha te inspirado, é hora de colocar a mão na massa!

E, se quiser acompanhar esse tutorial completo, o vídeo também está no Instagram:

Ráisa Guerra é jornalista e designer de interiores. Criadora do canal Mania de Decoração, é especialista em projetos acessíveis e criativos de decoração.

COMPARTILHE:

Inscreva-se em nossa newsletter

Assine gratuitamente e receba as melhores dicas, inspirações e tendências de decoração para transformar o seu lar.

Você também pode gostar

  • All Posts
  • Amou, levou
  • Banheiro
  • Cozinha
  • Dicas
  • DIY
  • Featured
  • Inspiração do dia
  • Jardim
  • Lavanderia
  • Passo a passo
  • Publipost
  • Quarto
  • Ráisa, decora meu cantinho
  • Ráisa, resolve pra mim
  • Sacada
  • Sala
  • Wish list
CARREGAR MAIS

End of Content.

Edit Template
Edit Template

Navegue por categoria

Edit Template